Anonim

Se você deseja iniciar sua jornada de programação, o Python é uma excelente linguagem para fazer isso. Antes que você possa fazer qualquer coisa, é necessário instalá-lo e colocá-lo em funcionamento no seu PC. Felizmente, o Python é gratuito para baixar (e usar), é apenas um pouco de processo para fazê-lo funcionar. Acompanhe e mostraremos como configurá-lo para que você possa começar a usá-lo no ambiente de codificação escolhido.

Instalando o Python

O Python não vem pré-empacotado com o Windows 10, então você deve instalá-lo manualmente. Também pode ser um pouco difícil de instalar; no entanto, se você seguir as etapas abaixo, entraremos em ação rapidamente!

Primeiro, você precisará decidir qual versão do Python você usará - Python 2, Python 3 ou talvez até os dois. Muitos programas são escritos em Python 2, pois nem todo mundo mudou para o Python 3 ainda. Portanto, você definitivamente vai querer aprender os meandros do Python 3, mas também deve ter uma boa noção do Python 2 se quiser manter qualquer sistema escrito no Python 2. Felizmente, é fácil o suficiente instalar ambos lado a lado.

Você vai querer acessar o site do Python - www.python.org - e pegar o assistente de configuração do Python 2. Podemos instalar o Python 3 logo após. Na página de download, basta clicar no botão "Download Python 2.7.13".

Após o download, abra o arquivo .exe. Depois de iniciado, selecione o botão de opção "Instalar para todos os usuários" e pressione o botão Avançar.

Agora, somos levados para a tela Seleção de Diretório. Você não precisa fazer nada aqui, pois pode deixar o diretório como Python27. Pressione o botão Avançar.

Finalmente, você é levado para a tela Customize Python27. Aqui, você desejará rolar para baixo até a parte inferior da lista e selecionar “Adicionar python.exe ao caminho”. Você também desejará selecionar “Será instalado no disco rígido local”. Agora que você fez isso, não há necessidade de fazer outras alterações. Você pode percorrer o restante do assistente sem alterar nada. Portanto, basta seguir o assistente até o Python 2 ser instalado em sua máquina.

Você pode verificar a instalação do seu PC abrindo o Prompt de Comando (ou PowerShell) e digite o comando python -v . Se o resultado for "Python 2.7.13", você instalou o Python 2 com êxito.

Instalando o Python 3

Em seguida, vamos instalar o Python 3. Volte ao site do Python e baixe o assistente de instalação do Python 3. Depois de baixado, abra o arquivo .exe.

Depois de encontrar a primeira tela, na parte inferior, você deseja selecionar “Adicionar Python 3.6 ao PATH”. Logo depois, você pode clicar no grande botão “Instalar agora”.

Na tela final, você será perguntado se deseja ou não desativar o "limite de tamanho do caminho". Em resumo, isso remove a limitação definida para a variável MAX_PATH, permitindo que você use nomes de caminho longos com o Python. Você não precisa se preocupar com isso para Linux e outros sistemas operacionais semelhantes, mas pode ser útil seguir em frente e marcar a caixa "Desativar limite de tamanho do caminho" no Windows.

Agora, você pode prosseguir e concluir o processo de instalação. Depois de instalado, podemos usar o comando python -v no prompt de comando ou no PowerShell para verificar se ele foi instalado corretamente.

Trabalhando com Python 2 e Python 3 lado a lado

É fácil executar o Python 2 e o Python 3 no prompt de comando. Você precisará ir para a pasta Python 3 e fazer uma cópia do python.exe. Depois que a cópia for feita, renomeie-a para python3.exe. Geralmente, você pode encontrar esta pasta em C: Users (nome de usuário) AppDataLocalProgramsPythonPython36 . É salvo lá por padrão.

Feito isso, agora você pode usar o comando python -v para Python 2 e o comando python3 -v para usar o Python 3.

Encerramento

E é só isso! É um processo bastante complicado, mas depois de configurá-lo, você deve ser de ouro. Se você tiver alguma dúvida ou se perdeu em algum lugar do processo de configuração, deixe um comentário na seção de comentários abaixo.

Como instalar o python no windows 10