Anonim

Se você está cansado de brincar com o Windows 10 ou outro sistema operacional, considere mudar para algo sobre o qual tem um pouco mais de controle. Existem muitas opções excelentes por aí, especificamente muitas ofertas baseadas em Linux. O Ubuntu é o favorito entre alguns de nós aqui na PCMech, mas hoje vamos mostrar como instalar uma distribuição diferente: Linux Mint. Se você estiver interessado em tentar algo novo, não deixe de acompanhar e você deve ter o Linux Mint em funcionamento em pouco tempo.

Preparações

Há algumas coisas óbvias que você precisará fazer antes de instalar o novo sistema operacional. A primeira e mais importante é fazer backup de todos os documentos importantes que você possui no seu computador. Você não deseja perder nenhum documento financeiro importante, informações pessoais e assim por diante. O melhor local para armazenar esses documentos no momento é a nuvem. E para isso, você tem muitas ótimas opções, incluindo o Google Drive e o Dropbox.

A próxima coisa que você precisa fazer é ter certeza de que deseja mudar do Windows para o Linux. Não espere que o Linux seja Windows. É um sistema operacional muito diferente e, após a instalação, você descobrirá isso rapidamente. Existem algumas desvantagens óbvias em se afastar do Windows, sendo a principal delas a necessidade de uma quantidade técnica decente. Quando se trata disso, o uso do Linux requer um nível mais avançado de conhecimento em informática.

Há muitas coisas que os usuários comuns podem fazer com o Linux, mas é inevitável que algo vá quebrar e você precisará corrigi-lo. Quando você instala software não empacotado e tenta configurar periféricos que não funcionam automaticamente quando conectados, você precisará desse conhecimento ou, pelo menos, de uma quantidade decente de habilidades no Google-Fu.

O Linux pode ter algumas desvantagens técnicas, mas também é muito divertido, principalmente quando se trata de descobrir por que os programas não estão funcionando e depois descobrir como corrigi-los. Mas, não é para todos. Se você estiver interessado em participar dessa jornada, siga as etapas abaixo.

Preparando o Linux Mint

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o arquivo ISO para Linux Mint. Você pode baixá-lo gratuitamente no site oficial aqui. Passe o mouse sobre a guia "Download" e selecione o botão Linux 17.3. Em "Links para download", localize "Cinnamon" e escolha a versão de 32 ou 64 bits. Baixe. É um arquivo bastante grande, por isso pode levar algum tempo.

Em seguida, você precisará criar um disco USB inicializável. Recentemente, fizemos um guia rápido sobre como fazer isso há pouco tempo e até temos um vídeo passo a passo. Siga as etapas desse guia e, em seguida, você deve estar pronto para instalar o novo sistema operacional.

Em seguida, conecte sua unidade USB ao seu computador. Agora, precisamos alterá-lo para que o seu PC inicialize do disco USB e não do disco rígido. Para fazer isso, você precisará abrir seu BIOS. Basta reiniciar o computador e pressionar F2 (algumas outras teclas comuns são F1 e Delete, às vezes até F12).

Isso deve levar você ao BIOS. Uma vez lá, você precisará usar as teclas do teclado para navegar até a guia "Boot" (ou similar, dependendo do seu sistema; em alguns sistemas, a opção pode ser chamada "Boot Order". Consulte o manual da placa-mãe para obter detalhes). A partir daí, use o teclado para alterar a ordem de inicialização para que o disco USB esteja antes de qualquer outra coisa. Em alguns casos, você pode simplesmente pressionar F12 para acessar as opções de inicialização e selecionar o disco USB.

Depois de fazer isso, você poderá realmente visualizar o Linux Mint antes de confirmar a instalação. Ele inicializará o novo sistema operacional a partir dessa unidade USB. Concedido, ele será extremamente lento porque não está instalado no seu PC, mas você ainda poderá ver como é. Lembre-se de que haverá um enorme aumento de desempenho quando totalmente instalado no seu PC.

Depois de concluir a pré-visualização, basta pressionar o ícone de instalação do Linux Mint, seguir o assistente de configuração e pronto! O assistente de configuração é realmente muito simples. Ele faz quase tudo sozinho, mas faz algumas perguntas básicas, como garantir que você tenha espaço de armazenamento suficiente no disco rígido, em qual disco rígido ele será instalado (se você tiver mais de um) e se para apagar seu disco rígido e instalar o novo sistema operacional ou simplesmente criar uma partição Linux Mint separada.

Essa última opção permitirá instalar o Linux Mint junto com outro sistema operacional, mas você precisará definir um tamanho de partição personalizado, o que pode ser difícil dependendo do tamanho do seu disco rígido. Pessoalmente, mesmo que eu tenha um disco rígido maior, prefiro começar do zero e usar o sistema operacional único, mas isso depende inteiramente de você.

E é só isso! Se você ficou preso em algum lugar durante o processo, não deixe de nos escrever uma linha nos comentários abaixo ou nos fóruns da PCMech!

Como instalar o linux mint no windows 10