O RetroPie é um emulador de software livre que permite jogar videogames antigos no Raspberry Pi e outros hardwares. Funciona como uma máquina virtual, adicionando uma camada de software na qual os jogos mais antigos podem ser jogados. Além de reviver sua juventude com jogos de 8 bits, você também pode instalar o Kodi no RetroPie.
Kodi tem que ser um dos melhores centros de mídia do momento. Também é gratuito e está prontamente disponível. Ele pode gerenciar todos os seus filmes e músicas, transmitir TV e filmes e, geralmente, fazer maravilhas para sua mídia digital. Combinados, Kodi e RetroPie parecem um casamento feito no céu. A realidade é tão legal quanto a idéia?
Atenção todos os usuários do Kodi & Plex : Aqui estão alguns fatos para você sobre os perigos potenciais de transmissão on-line enquanto desprotegidos:
- Seu ISP tem uma janela direta para tudo o que você visualiza e transmite na Web
- Seu ISP agora está legalmente autorizado a vender essas informações sobre o que você vê
- A maioria dos ISPs não deseja lidar diretamente com as ações judiciais; portanto, muitas vezes elas repassam suas informações de exibição para se protegerem, comprometendo ainda mais sua privacidade.
A única maneira de proteger sua exibição e identidade nos 3 cenários acima é usando uma VPN. Ao transmitir conteúdo diretamente através do seu ISP, você potencialmente expõe tudo o que visualiza na Internet a ambos, bem como àqueles que estão interessados em proteger. Uma VPN protege isso. Siga estes dois links e você estará transmitindo com segurança em pouco tempo:
- ExpressVPN é a nossa VPN de escolha. Eles são extremamente rápidos e sua segurança é de primeira qualidade. Ganhe 3 meses grátis por tempo limitado
- Aprenda a instalar uma VPN no seu Fire TV Stick
Instale o Kodi no RetroPie
O RetroPie pode ser instalado em um Raspberry Pi 3, ODroid ou PC e funcionará igualmente bem em qualquer um deles. O mais interessante é que o RetroPie brinca muito bem com o Kodi, para que não haja troca de imagens desagradável ou confusão. Você pode executar os dois programas lado a lado.
Se isso não bastasse, o RetroPie pode baixar e instalar o próprio Kodi para que não haja mais problemas com downloads, cartões SD e tudo mais. Depois que o RetroPie estiver instalado e configurado, você poderá instalar o Kodi na seção Portas do aplicativo.
Para que isso funcione, você precisará de um Raspberry Pi, PC ou ODroid e um controlador de jogo. Eu tenho um Raspberry Pi 3, então descreverei o processo de instalação usando isso. Basta adaptar as instruções ao seu hardware conforme necessário para fazê-lo funcionar.
Como eu precisava instalar o RetroPie antes do Kodi, vou falar com você durante todo o processo.
- Faça o download do RetroPie do site em um PC.
- Extraia a imagem usando sua ferramenta de compactação preferida.
- Instale o RetroPie no cartão SD do seu Raspberry Pi. Você precisará de um gerador de imagens de disco e um computador que aceite cartões SD. Se você ficar preso, siga as instruções oficiais do Raspberry Pi.
- Insira o cartão SD no seu Raspberry Pi e inicie a partir dele. Verifique se um teclado e um controlador de jogo estão conectados para que você possa concluir a instalação.
- Siga as instruções na tela para configurar seu controlador, WiFi e outras configurações.
Agora o RetroPie deve inicializar em seu próprio menu e está pronto para uma expansão adicional com o Kodi. Para facilitar a vida, você pode instalar o Kodi no RetroPie. Você precisará de uma conexão com a Internet para o RetroPie fazer o download do pacote, mas tudo será tratado por você.
- Navegue até o menu Configuração da RetroPie.
- Selecione Gerenciar Pacotes e, em seguida, Gerenciar Pacotes Opcionais.
- Selecione Kodi e instalar do binário.
- Reinicie uma vez concluído.
- Carregue o Kodi no menu RetroPie em Portas na tela inicial.
O banner no centro do RetroPie possui uma entrada de portas. Use isso para acessar o Kodi e a tela inicial familiar deverá carregar. Dependendo da sua versão do Raspberry Pi, pode demorar um segundo ou vários segundos. Uma vez feito, você poderá configurar o Kodi para inicializar como sua própria entidade, em vez de usar o menu Portas, se desejar.
Se você preferir carregar o Kodi como seu próprio sistema, e não como uma porta, você pode. Em vez de regurgitar instruções já escritas por aqueles mais espertos do que eu, acho melhor direcioná-lo ao GitHub, onde há instruções completas sobre como configurar a instalação do RetroPie para carregar o Kodi como seu próprio sistema.
As instruções parecem complexas, mas desde que você saiba como fazer o SSH no seu Raspberry Pi e abrir um terminal, o resto é copiar e colar. Demorei mais para me conectar ao meu Pi do que para configurar este arquivo de configuração.
Use o Kodi de forma responsável
Como sempre, ao falar sobre Kodi, temos que poupar algumas palavras sobre como se proteger. O Kodi não é ilegal, é completamente legal de usar e brincar com o que você achar melhor. As rugas surgem quando você usa o Kodi para acessar conteúdo protegido por direitos autorais. É aí que você pode se meter em problemas.
Se você usa o Kodi e acha que pode ser tentado a acessar fluxos ilegais, certifique-se de usar uma VPN. De fato, use uma VPN toda vez que conectar à Internet de qualquer lugar. Os ISPs podem coletar as informações que quiserem sobre seus hábitos de navegação, portanto, não facilite para eles!
Como você pode ver, é bastante simples instalar o Kodi no RetroPie. Contanto que você tenha paciência e hardware, basta baixar o programa e seguir estas instruções. Claro, isso é apenas o começo, pois as opções de personalização são quase infinitas com o Kodi e o RetroPie!