Anonim

Se você estiver usando um Chromebook, deve ter notado que o sistema operacional é baseado no kernel do Linux, mas seus recursos não são tão avançados. O Chrome OS é um software de código fechado e não aceita muitos comandos clássicos do Linux.

Consulte também o nosso artigo Como desativar / desativar o Chromebook do touchpad

Se você deseja instalar um sistema operacional Linux mais avançado e orientado à segurança, o Kali Linux pode ser o sistema para você. Só não se esqueça de fazer backup de todos os seus arquivos primeiro, porque seu sistema precisará ser lavado com energia antes de instalar um novo sistema operacional, e isso significa excluir todos os seus dados pessoais.

Antes de você instalar um novo sistema operacional…

Como em outros sistemas operacionais, você deve entrar no Modo de desenvolvedor se desejar executar uma ação mais avançada. Essa é uma maneira de usar um sistema operacional que oferece mais privilégios ao sistema. Ele está desativado por padrão, pois não é para uso diário. Para ativar o Modo de desenvolvedor:

  1. No teclado, pressione e segure as teclas Escape e Atualizar (o botão exclusivo dos Chromebooks) e pressione o botão Liga / Desliga. Não solte as duas primeiras teclas até pressionar a tecla Liga / Desliga.
  2. Se você executou a primeira etapa corretamente, o Chromebook será reiniciado e inicializado no Modo de recuperação. Ele irá recebê-lo com uma "mensagem de erro", que não é nada para se preocupar. Se você vir as palavras "O Chrome OS está ausente ou danificado. Insira um pen drive de recuperação ou cartão SD ”, você está no lugar certo. Basta pressionar Ctrl + D e continuar.
  3. Esse atalho levará você à parte em que você precisa alternar sua "verificação do SO". Isso serve como uma opção oposta ao Modo Desenvolvedor, o que significa que você precisa desativar a verificação do SO para ativar o Modo Desenvolvedor em um Chromebook.
  4. A próxima janela notificará que a "verificação do SO" está desativada - novamente, parecerá uma mensagem de erro, mesmo que você esteja fazendo tudo certo. Você não precisará mais do seu dispositivo para verificar o sistema operacional toda vez que o inicializar, considerando que está instalando outro sistema operacional. Isso também significa que você ativou o Modo de desenvolvedor. Pressionar Ctrl + D novamente (ou aguardando 30 segundos) reinicia o sistema no modo mencionado.
  5. Após a inicialização, se você encontrar as palavras “Preparando o sistema para o modo de desenvolvedor. Isso pode demorar um pouco. Não desligue o computador até que ele seja reiniciado ”, está tudo pronto. Você terá que esperar pelo menos 10 minutos antes que o Modo Desenvolvedor seja ativado. Seu Chrome OS será inicializado como se você nunca tivesse ligado o Chromebook antes.

Novos começos

Depois de ativar o Modo de desenvolvedor no seu Chromebook, você pode instalar outro sistema operacional. Por padrão, o SO recém-instalado e o Chrome OS permanecerão no seu dispositivo, permitindo que você alterne entre os dois. As teclas de atalho que fazem isso são Ctrl + Alt + Shift + F1 e Ctrl + Alt + Shift + F2. Veja como instalar outro sistema operacional, o Kali Linux sendo o caso aqui:

  1. A primeira etapa é fazer o download do Crouton, que significa "Ambiente Chromium OS Universal Chroot (alterar raiz)". Para fazer o download, clique aqui e clique no link ao lado do nome completo no Github. O Crouton é gratuito, assim como o próprio Linux.

  2. Depois de baixar o Crouton, entre no terminal Crosh no seu Chrome OS pressionando Ctrl + Alt + T.
  3. Crosh é o shell do Chrome OS, portanto, não é surpreendente que "shell" seja o primeiro comando que você precisa digitar.
  4. Para iniciar o download e instalar mais tarde o Kali Linux, copie a seguinte linha:
    sudo sh -e ~ / Downloads / crouton –r kali-rolling –t xfceAqui, “xfce” é o ambiente de desktop e “kali-rolling” é a versão do Kali Linux. Você pode alterá-los de acordo com seus requisitos.
  5. Isso pode demorar um pouco, dependendo da energia do seu hardware. Se o Kali Linux solicitar que você digite um novo nome de usuário e senha UNIX, faça isso e lembre-se ou anote os detalhes de login.

Inicializando

Se você ainda não está no Kali Linux, é necessário iniciá-lo. Para fazer isso:

  1. Pressione Ctrl + Alt + T para iniciar o terminal novamente.
  2. Digite “shell” e digite “sudo startxfce4” para iniciar o Kali Linux.

Isso nem sempre é bem-sucedido e pode resultar em uma falha causada por um bug. Se você não conseguir voltar ao Chrome OS, o logoff deverá resolver esse problema. Se você receber um erro dizendo "O proprietário do /tmp/.X11-unix deve estar definido como root", será necessário excluir um arquivo X-org responsável pelo bug. Para fazer isso:

  1. Você primeiro precisa inicializar o Kali Linux sem a interface gráfica do usuário (GUI) iniciando o shell e copiando esta linha no terminal:
    sudo enter-chroot -n kali-rolling
  2. Digite “sudo apt-get update” para atualizar o repositório.
  3. Para excluir o arquivo X-org, digite “sudo apt remove xserver-xorg-legacy” e digite “exit” para sair do chroot.
  4. Digitando “sudo startxfce” deve iniciar o Kali Linux com sucesso.

Problemas do navegador

Se você encontrar problemas com o seu navegador, instalar outro em seu lugar pode ser uma boa ideia. Clique com o botão direito do mouse no pré-instalado e clique em "Remover". Você pode instalar o Chromium facilmente no lugar do navegador antigo, fazendo o seguinte:

  1. Abra o terminal Kali Linux. Está na parte inferior da área de trabalho.
  2. Digite “sudo apt-get install chromium” e digite sua senha UNIX quando solicitado.

Em busca de privilégios

Se você precisar de mais privilégios de sistema no seu Chromebook, o Kali Linux pode ser adequado para você, especialmente porque o Linux é gratuito e de código aberto. Mas lembre-se de que este sistema operacional é principalmente para teste de penetração e não é muito conveniente para o trabalho diário.

Qual versão do Linux é a sua favorita? Qual versão do Linux você recomendaria para usuários que não precisam dos recursos que o Kali tem a oferecer? Ajude outras pessoas nos comentários abaixo.

Como instalar o kali linux no chromebook