As unidades de estado sólido (SSD) estão substituindo lentamente os discos rígidos como componentes principais dos computadores de ponta. Eles permitem que o sistema inicialize mais rapidamente, que todos os aplicativos tenham melhor desempenho e que o próprio computador seja mais receptivo aos seus comandos.
Se você foi motivado por esses fatos e comprou um SSD em uma loja de tecnologia, instale-o agora no seu computador. Para alguém que nunca lidou com hardware antes, isso pode parecer uma tarefa difícil.
No entanto, não há nada com que se preocupar. Você não precisa pagar um serviço técnico para instalar sua unidade - você pode fazê-lo por conta própria. Este artigo oferecerá um guia completo sobre como instalar um SSD, mesmo que você não esteja familiarizado com o processo no momento.
Preparativos e Precauções
Instalar um SSD não é uma tarefa fácil e requer equipamento especial e meios de precaução. Como você trabalha com eletricidade e hardware estáticos, certifique-se de receber tudo o que precisa.
Aqui está o que você precisa reunir:
- Seu disco de estado sólido (para evitar danos desnecessários, é melhor não descompactá-lo até que chegue o tempo).
- Uma chave de fenda que não possui ponta magnética
- Manual do seu computador (opcional, mas facilitará as coisas)
Além disso, se você deseja substituir a unidade atual por um SSD, convém usar um software de clonagem de dados que facilite a movimentação dos arquivos da unidade anterior para a que você está instalando. Algumas das melhores ferramentas de clonagem de disco disponíveis incluem Clonezilla e AOMEI (grátis) ou EaseUS (avaliação gratuita).
Lembre-se de que a eletricidade estática pode causar problemas ao seu dispositivo. Para evitar danos estáticos, é melhor usar uma pulseira antiestática (ou descarga eletrostática). Este dispositivo de segurança evita o acúmulo de estática perto de dispositivos elétricos. Como alternativa, você pode tentar tocar na superfície metálica não pintada na caixa do computador para descarregá-la.
Outra coisa a saber é que abrir o SSD invalidará sua garantia. Portanto, você nunca deve desaparafusar a carcaça protetora. Se você acredita que há danos físicos na unidade, leve-a de volta à loja primeiro. Além disso, se você tocar nos conectores da unidade, há uma chance de que ela funcione mal.
Instalando sua unidade
A instalação da unidade exigirá algumas habilidades práticas e conhecimentos técnicos. Para instalar um SSD sem problemas, siga atentamente este guia passo a passo.
Etapa 1: abrindo o caso
Primeiro, você precisa garantir um ambiente de trabalho adequado. Aqui está o que você deve fazer:
- Torne o ambiente o mais seguro possível contra estática. Isso significa deixar o cabo conectado, mas a unidade desligada, para que ela permaneça aterrada. Além disso, evite esfregar-se em um tapete ou piso semelhante e não use roupas que causem eletricidade estática (plexiglás, poliéster, lã, etc.).
- Para evitar ainda mais a eletricidade estática, toque em uma parte metálica da caixa antes de tocar nos componentes.
- Mantenha o botão liga / desliga pressionado por alguns segundos para liberar a eletricidade restante.
- Retire a tampa da caixa do computador. Geralmente, você precisa desaparafusá-lo e simplesmente retirá-lo, mas se você tiver um manual, verifique-o.
Etapa 2: instalando o SSD
Agora que você criou um ambiente livre de riscos, coloque o SSD dentro do seu computador. Siga esses passos:
- Encontre o local da sua unidade de armazenamento dentro do seu computador. Ao encontrar os compartimentos das unidades, observe o tamanho. Por exemplo, se você tiver uma unidade de 2, 5 ”, precisará de um suporte adaptador adicional para conectar a unidade a ela. Dessa forma, ele permanecerá estável e seguro no espaço aberto. No entanto, se você possui um compartimento de 2, 5 ”, não há necessidade de ferramentas extras.
- Se você quiser que o SSD seja sua unidade principal, coloque-a no lugar da unidade existente. Para fazer isso, remova os cabos dessa unidade e remova-os. Coloque o novo SSD e reconecte os cabos.
- Se você deseja que o novo SSD atue como uma unidade secundária, será necessário conectar um cabo SATA a uma porta da placa-mãe. Em seguida, use a outra extremidade do cabo para conectá-lo ao SSD. Em seguida, conecte também um cabo de alimentação SATA à unidade. Se o seu sistema ou unidade tiver portas diferentes, consulte o manual para ver como conectar os cabos.
- Verifique se o disco está montado corretamente no soquete. Se tudo parecer bem, o SSD deve agora fazer parte da sua configuração.
Etapa 3: limpeza
Ao concluir a instalação, você deve retornar tudo como estava e verificar se tudo funciona. É melhor fazer o seguinte:
- Coloque a tampa da caixa novamente e aperte-a firmemente.
- Conecte o cabo de alimentação e ligue o computador.
- Se você não executou a clonagem de dados, instale o sistema e tudo o mais manualmente. Se você executou a migração antes, aproveite seu novo SSD.
Um especialista em faça você mesmo
Agora que você sabe como instalar um SSD com todos os meios de precaução, está um passo mais perto de criar sua própria configuração no futuro. Cuidado com a eletricidade estática, não danifique o hardware e verifique todos os cabos corretamente - isso é tudo.
Se você instalou tudo corretamente, deve experimentar a inicialização mais rápida do sistema, o desligamento e o desempenho geral melhor. Felizmente, todo o esforço valeu a pena.
Você toma medidas de precaução ao instalar um novo hardware no seu PC? Qual SSD parece o mais fácil de instalar? Deixe um comentário abaixo e compartilhe seus pensamentos com o resto da comunidade.