Uma das liberdades fornecidas pelo Android em relação a outros sistemas operacionais móveis como o iOS é a capacidade de instalar aplicativos de fora da Play Store. Embora isso suscite preocupações de segurança e pirataria na plataforma, também oferece vários benefícios: você não precisa esperar pelas atualizações serem lançadas lentamente na Play Store, mas pode instalar aplicativos no telefone que o Google não deseja. disponibilizar em sua própria loja e você pode usar aplicativos que tenham restrições arbitrárias de hardware para dispositivos específicos. Você pode até instalar lojas de aplicativos de terceiros, como a Amazon, em qualquer telefone ou tablet de sua escolha.
Veja também o nosso artigo Os melhores navegadores Android
Para instalar um aplicativo fora da Play Store, você precisa de um arquivo chamado "APK" ou Kit de Pacotes Android. Se você já usou um PC com Windows, pense em um arquivo .apk como a versão do Android de um arquivo .exe na sua área de trabalho ou laptop. Para usuários de Mac, eles equivalem a um arquivo .dmg. Como qualquer computador, o Android pega o arquivo APK, extrai o software e instala o aplicativo a ser usado, como se tivesse sido baixado e instalado na Play Store.
Para maior segurança, os dispositivos Android não são fornecidos com a capacidade de instalar aplicativos de fontes externas não oferecidas pelo Google. Mas se você encontrou um aplicativo que gostaria de instalar ou não deseja esperar a atualização da Play Store, permitir que o Android instale arquivos APK é simples e fácil.
Etapa 1: ativar a instalação do APK no Android
Você não precisará de acesso root ou de um gerenciador de inicialização desbloqueado para fazer isso. Ativar as habilidades de aplicativos de terceiros do Android é tão fácil quanto mergulhar nas configurações, desde que você saiba onde procurar. Portanto, abra o menu de configurações clicando no atalho de configurações na bandeja de notificações ou abrindo as configurações na gaveta de aplicativos. Quando estiver dentro das configurações, role até a parte inferior do menu de configurações e clique em "Segurança". Se não encontrar a opção Segurança, use a funcionalidade de pesquisa nas configurações e digite " Segurança. ”Ele deve retornar o menu de segurança.
O menu de segurança pode parecer um pouco assustador para começar. Há muitas opções aqui que podem parecer um pouco confusas para os usuários mais recentes do Android. Não se preocupe - basta rolar para baixo até a seleção "Fontes desconhecidas" em "Administração de dispositivos". Você verá a opção para ativar a configuração atualmente desativada. Ao clicar na opção, você receberá uma mensagem pop-up alertando que “seus dados pessoais e seus dados estão mais vulneráveis a ataques de aplicativos de fontes desconhecidas”. Abordaremos um pouco mais o que isso significa abaixo, mas por enquanto, Clique OK. O pop-up desaparecerá e você verá que a opção foi ativada. Nesse ponto, você pode voltar para casa; você acabou de mexer nas configurações.
Etapa 2: baixar APKs on-line
Como prometido, vamos abordar o elefante na sala: APKs de terceiros podem ser perigosos e inseguros. Um dos benefícios de baixar aplicativos exclusivamente da Play Store é poder saber e confiar que o APK foi assinado pelo Google. Embora a Play Store tenha sido atingida por ataques de malware no passado, é de longe a maneira mais segura de instalar aplicativos no Android. Obviamente, não é recomendável instalar APKs aleatórios online. Existem muitos sites online que prometem aplicativos pagos de graça e, mesmo que alguns desses sites sejam legítimos, você não quer correr o risco. Em vez disso, se você deseja instalar APKs de fora da Play Store, recomendamos o uso de sites conhecidos por serem fontes de upload de APK de qualidade, como APKMirror e APKPure. Esses sites hospedam APKs não modificados de downloads gratuitos e são exibidos quando cada aplicativo é assinado pelo fabricante. O APKMirror, em particular, é usado com frequência entre o público XDA e modding para instalar versões mais recentes de aplicativos antes de chegarem à Play Store.
Para baixar um APK, você pode navegar até a fonte do APK em seu dispositivo ou fazer o download do arquivo no computador e transferi-lo para o telefone ou tablet, como faria com qualquer outro arquivo. Alguns sites, como o APKMirror, oferecem um serviço de código QR que você pode digitalizar com o telefone para navegar automaticamente pelo dispositivo até o site de download. Depois de encontrar o site de download, clique em "Baixar APK" para salvar o arquivo no seu sistema. Você deseja garantir que o arquivo baixado termine em .apk. Se você baixou um .zip ou qualquer outro tipo de arquivo, pode ser perigoso e é melhor evitar usar esse download. Se você determinou que seu arquivo é seguro (por seu próprio risco), você pode tocar no arquivo na bandeja de notificações ou onde quer que o tenha salvo no navegador de arquivos.
Etapa 3: instalando um APK
A abertura do arquivo exibirá um pop-up de instalação, mostrando a que o aplicativo terá acesso. Preste atenção nesta tela. Se você estiver instalando um aplicativo que não deve ou não precisa acessar a arquitetura do sistema solicitada (como um aplicativo de calculadora solicitando acesso aos seus contatos ou câmera), cancele a instalação; você pode ter um aplicativo infestado de malware. Outros aplicativos, como o Snapchat no meu exemplo, precisarão pedir dezenas de permissões para funcionar corretamente. Se algo parecer suspeito, você deve evitar a instalação.
Depois de determinar que o APK é seguro com base nas permissões necessárias do aplicativo, você pode clicar em "Instalar" para concluir a instalação. A maioria dos aplicativos é instalada em questão de segundos, embora os aplicativos de tamanho maior possam demorar um pouco mais. Após a instalação do aplicativo, você verá uma grande notificação de que o processo de instalação foi concluído e poderá clicar em "Concluído".
Se você voltar para casa, verá que o aplicativo apareceu na sua gaveta. A partir daqui, o aplicativo funcionará como qualquer outro aplicativo, com uma exceção: você não receberá atualizações pela Google Play Store do aplicativo que instalou. Se você precisar atualizar um aplicativo, encontrará uma versão mais recente do APK e instale-a. Ele substituirá a variante atual do aplicativo por uma nova. As atualizações são instaladas da mesma maneira que os aplicativos normais durante esse processo.
***
Como indicamos, há vários motivos para instalar aplicativos de terceiros no seu telefone ou tablet. Eles podem ser uma ótima maneira de testar novos aplicativos que ainda não estão na Play Store ou versões beta de aplicativos existentes. Alguns aplicativos demoram a lançar atualizações para os usuários e alguns aplicativos são limitados a variantes de operadora ou hardware. Fontes de terceiros são uma ótima maneira de contornar essas restrições, instalar um aplicativo que tradicionalmente não funcionava no dispositivo que você está usando. Ainda assim, esses aplicativos não têm suas próprias preocupações de privacidade e segurança; a parte importante da instalação de APKs de fontes on-line é lembrar do bom senso. Se um aplicativo estiver quebrado, modificado ou solicitando permissões que parecem fora do comum, evite instalar o aplicativo. Contanto que você se atenha a fontes seguras, no entanto, descobrirá que a instalação de APKs é uma excelente alternativa se o aplicativo que você deseja ainda não estiver na Play Store - ou pior, se não estiver disponível no seu dispositivo. A instalação de APKs é um desses recursos que faz do Android a escolha de tantos SOs móveis - a liberdade de instalar os aplicativos que você deseja no seu dispositivo, sem restrições à vontade das restrições do fabricante ou da operadora.