A tecnologia tem um impacto em nossas vidas de muitas maneiras, mas uma área que está atraindo cada vez mais interesse é a tendência da casa inteligente - a idéia de usar a tecnologia para automatizar tudo em sua casa, da iluminação interna e externa à temperatura de um ambiente. sala.
É aqui que um serviço de automação como o IFTTT - ou If This, Then That - é particularmente útil. Estabelecido em 2010, este serviço gratuito baseado na Web tornou-se um sucesso entre milhões de pessoas e ajudou-os a obter uma variedade de diferentes dispositivos, plataformas e sistemas trabalhando em perfeita harmonia. Mas como funciona um serviço como o IFTTT e quais são os principais benefícios que ele oferece?
Um novo mundo de possibilidades
Como o próprio nome sugere, o IFTT gira em torno da idéia bastante simples de que, quando algo acontece, outra ação deve ser seguida.
Mais especificamente, o serviço permite que os usuários criem algo chamado applet, que conecta aplicativos e dispositivos e permite que uma ação seja executada após um comando. Tudo isso é possível graças às interfaces de programação de aplicativos que, como este artigo descreve os tópicos de segurança da API, são um tipo de intermediário de software que permite que os aplicativos se comuniquem. As APIs podem ser muito úteis para fins de automação, mas ao mesmo tempo podem ser um risco de segurança quando não estão protegidas adequadamente, pois permitem maneiras adicionais de conexão com os servidores.
Mas o que tudo isso significa em um sentido prático? Bem, a funcionalidade da API abre uma gama de possibilidades em termos de automação de vários aspectos diferentes de sua vida e obra. Por exemplo, você deseja postar automaticamente um tweet e uma atualização do Facebook sempre que carregar uma nova postagem no seu site? O IFTTT pode ajudá-lo a cuidar disso.
Automatizando sua casa
No entanto, a principal área em que o IFTTT está realmente capturando a imaginação está no domínio da automação residencial. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IFTTT no final de 2016, muitas pessoas usam seus serviços para automatizar tarefas relacionadas à casa, como segurança, controle de termostatos e iluminação. Em termos deste último, talvez um exemplo prático seja vincular um aplicativo meteorológico à sua iluminação, para que as lâmpadas acendam automaticamente quando o aplicativo meteorológico sinalizar que o sol se pôs.
O relatório também descobriu que muitas pessoas usam o IFTTT em conjunto com dispositivos de assistente de voz que se tornaram populares como hubs para atividades domésticas inteligentes. Enquanto o serviço Alexa da Amazon já tem um relacionamento próximo com o IFTTT, outros estão se recuperando rapidamente, com a Sonos recentemente confirmando que a integração com o IFTTT está agora disponível em seus dispositivos de alto-falante.
Mais do que apenas o IFTTT
Obviamente, é importante explicar que, embora o IFTTT pareça ter crescido para dominar a área de automação de aplicativos da web, há outras plataformas que oferecem funcionalidade semelhante e podem ser úteis, dependendo do que você deseja alcançar.
Conforme o exame feito pelas MakeUseOf.com das alternativas de IFTTT, algo como Tasker pode ser ideal se você quiser definir regras específicas para operar em seu telefone Android. Como alternativa, se você usa muitos serviços da Microsoft, pode simplesmente usar o sistema de automação Flow da gigante da tecnologia.
Em suma, é justo dizer que sistemas como o IFTTT têm o potencial de ter um enorme impacto em nossas vidas de muitas maneiras. Embora a automação residencial inteligente possa parecer algo extraído de um filme de ficção científica, esses serviços estão ajudando um grande número de pessoas em todo o mundo a torná-lo realidade.