Anonim

Como seus antecessores, o Windows 10 Task Manager permite ver e controlar quais programas e serviços estão configurados para iniciar quando você inicializa no Windows. A maioria dos programas Windows e seus serviços associados são facilmente identificáveis ​​- Dropbox, NVIDIA, Adobe Creative Cloud etc. -, mas às vezes você encontra um programa que não oferece nenhuma pista sobre seu criador ou objetivo. Veja como descobrir exatamente o que esses programas desconhecidos de inicialização estão fazendo.
Primeiro, vamos dar uma olhada no Gerenciador de tarefas do nosso PC de exemplo na captura de tela abaixo. Vimos que a maioria das entradas configuradas para a Inicialização do Windows é claramente identificável, seja pelo nome do aplicativo ou serviço, seja pela coluna "Editor". Por exemplo, “AcroTray” pode não ser imediatamente reconhecível, mas, quando emparelhado com “Adobe Systems Inc.” na coluna Editor, fica claro que isso está relacionado ao Adobe Acrobat.


Você notará, no entanto, que um programa de inicialização no Gerenciador de tarefas é muito mais misterioso. Seu nome é simplesmente "Programa" e não possui informações do editor. Como podemos determinar o que diabos é isso?
O truque é identificar o que o programa de inicialização desconhecido está fazendo, revelando mais informações sobre os recursos que está acessando no seu PC. Isso pode ser conseguido ativando colunas de informações adicionais no Gerenciador de tarefas.
Na guia Inicialização do Gerenciador de tarefas, clique com o botão direito do mouse na coluna do cabeçalho. Isso exibirá uma lista de colunas adicionais que fornecem mais informações sobre cada programa ou serviço de inicialização, como quanto tempo de CPU consome quando você faz logon no Windows. A coluna na qual estamos interessados ​​é Linha de comando .


Depois de selecionar Linha de comando nas opções de exibição Inicialização, uma nova coluna aparecerá na extremidade direita do seu Gerenciador de tarefas (talvez seja necessário redimensionar a janela do Gerenciador de tarefas para vê-la). Isso exibe a localização de todos os recursos locais que o programa ou serviço desconhecido está acessando quando é executado.


Em nosso exemplo, vemos que nosso “Programa” desconhecido está associado ao “iCloudServices.exe”, um programa da Apple que permite o acesso aos recursos da empresa no Windows. Com base nessas informações, podemos decidir se vale a pena ativar o programa desconhecido na inicialização.
A coluna Linha de Comando pode ser útil se você estiver investigando com frequência a origem dos programas e processos do Windows, mas se você preferir um Gerenciador de Tarefas o mais compacto possível, poderá desativar essa coluna rapidamente novamente quando terminar a tarefa corretamente. -clique na coluna do cabeçalho e clique em "Linha de comando" novamente para desmarcá-la.

Como identificar programas de inicialização desconhecidos no gerenciador de tarefas do Windows