O marketing através dos influenciadores de mídia social é uma das maneiras mais recentes pelas quais as marcas podem alcançar seus clientes em potencial e gerar lucro. O conceito é bastante simples - uma empresa contrata um influenciador com forte número de seguidores entre seu público-alvo e comercializa um produto por meio de seu perfil social.
Consulte também nosso artigo É seguro comprar seguidores e curtidas no Facebook?
No entanto, encontrar um influenciador de qualidade está se mostrando cada vez mais difícil, especialmente com o advento de "influenciadores falsos" ou pessoas com públicos construídos artificialmente. Esteja você procurando um influenciador de qualidade para o seu produto ou esteja curioso para saber como os influenciadores falsos funcionam, este artigo esclarecerá o assunto.
Olhe para seus seguidores
A primeira estratégia dos aspirantes a influenciadores é o emprego de seguidores e bots falsos. Os influenciadores falsos costumam comprar seguidores em milhares ou mesmo dezenas de milhares de empresas especializadas nesse tipo de comércio. Os mais inteligentes podem optar por seguidores por gotejamento, escolhendo um fluxo baixo e constante de seguidores falsos durante uma explosão única. Então, como identificar esses seguidores falsos?
Primeiro, olhe as fotos do perfil deles. As contas / seguidores falsos geralmente não têm foto do perfil. Em vez disso, eles terão o espaço reservado padrão. As fotos tiradas da Web e imagens aleatórias também podem ser encontradas em vez das fotos reais do perfil.
Outra coisa a considerar é a proporção de contas que eles seguem para contas que os seguem. Se eles seguem, por exemplo, mais de mil contas e são seguidos por menos de 50, provavelmente você está procurando uma conta falsa. No Facebook, convém verificar se eles estão seguindo um conjunto aleatório ou incomum de páginas e grupos.
A próxima coisa que você deve investigar é o número de postagens que esses seguidores têm. Se for um número desproporcionalmente baixo, é provável que seja uma conta falsa. Além disso, verifique algumas postagens e veja se elas fazem sentido. Se não, isso é outra bandeira vermelha.
Se vir um nome de perfil que não faz sentido ou se parece com uma pilha de letras e números aleatórios, você pode ter encontrado uma conta falsa. Na maioria das vezes, essas contas são criadas por computadores e recebem nomes sem sentido, o que facilita a localização. Além disso, contas falsas geralmente são definidas como privadas.
Verifique o engajamento nas postagens
Digamos que você encontrou um candidato em potencial que gostaria de abordar e propor um acordo, e eles passaram no exame de seguidor. A próxima coisa que você gostaria de verificar é o pós-engajamento na página deles, pois nada grita mais alto que as fraudes do que os números desonestos. O que procurar ao verificar o envolvimento de um influenciador?
Primeiro, observe o número de curtidas, compartilhamentos, retweets e comentários que estão recebendo. Se, por exemplo, uma postagem tiver 100.000 curtidas, mas apenas alguns comentários, é mais provável que algo suspeito esteja acontecendo. Por outro lado, alguns podem ter postagens com um número artificialmente alto de comentários e curtidas. Se houve jogo sujo, os comentários sobre essas postagens serão em geral genéricos ou escritos em linguagem simples.
Além disso, você pode dar uma olhada no influxo de seguidores e fãs de um influenciador. Se, digamos, um influenciador que você está verificando obtém em média 20 novos seguidores por dia, um aumento de 500 seguidores em apenas um dia seria suspeito. Além disso, se eles estão perdendo um grande número de seguidores por vários dias seguidos e depois recebem um pico aleatório, provavelmente você está olhando para seguidores comprados.
Passos adicionais
Se depois de todas as etapas mencionadas anteriormente, você ainda não conseguir decidir se um influenciador que você está conferindo é a combinação certa para você, dê uma olhada no ranking Alexa. A classificação é baseada no número de visitas que um site ou uma página específica recebe de usuários que instalaram a barra de ferramentas do Alexa em seus navegadores. Você deve procurar influenciadores com uma classificação melhor que a sua.
Você também pode solicitar a um influenciador que você está pensando em ter acesso somente leitura ao Google Analytics. A bandeira vermelha mais óbvia aqui é a duração média da visita muito curta. Uma porcentagem muito alta ou muito baixa de novas sessões pode indicar tráfego comprado (muito alto) ou tráfego obsoleto (muito baixo). Por fim, se houver uma alta taxa de rejeição (muitos visitantes saindo sem clicar em nada), isso pode significar tráfego comprado.
Outras ferramentas
Existem outras ferramentas, além do Alexa e do Google Analytics, que você pode usar para analisar os possíveis influenciadores. Alguns são gratuitos, enquanto outros cobram por seus serviços. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- O Twitteraudit é uma ferramenta paga, especializada na triagem de contas no Twitter para seguidores falsos. Você receberá o primeiro check-up gratuitamente, mas terá que pagar por cada consulta subsequente. É necessário fazer o upgrade para uma conta profissional para remover e bloquear seguidores falsos da sua conta.
- O Social Blade cobre Instagram, Twitter, YouTube e Twitch. Ele fornece uma análise aprofundada do envolvimento e dos seguidores, e é gratuito. Também pode ajudá-lo a encontrar influenciadores para o seu produto.
- Followerwonk é outra ferramenta gratuita. Ele é focado no Twitter e oferece vários recursos interessantes. Ele pode listar seus seguidores por local, quem eles seguem ou biografia. Também pode comparar sua conta com outra e encontrar sobreposições, além de ajudá-lo a encontrar influenciadores.
Conclusão
Considerando o quão difícil é se tornar um influenciador de mídia social, não é de surpreender que existam pessoas que tentariam enganar seu caminho até o topo. Felizmente, existem maneiras de diferenciá-los dos verdadeiros. Embora não sejam à prova de falhas, esperamos que esses métodos sejam úteis.