Anonim

O Microsoft Excel domina o mercado de planilhas há muitos anos. Os usuários corporativos e domésticos contam com o Excel para organizar e analisar seus dados. Seja para listas de verificação, orçamentos e registros financeiros, gráficos ou qualquer outro tipo de conjunto de dados, o Excel facilita a organização de suas informações. Havia alternativas a preços mais baixos e, mesmo em alguns casos, de graça - mas se você quisesse o programa de planilhas mais poderoso que você possa imaginar, desejaria usar o Microsoft Excel.

Consulte também o nosso artigo Como remover duplicatas nas planilhas do Google

Em 2006, no entanto, outra alternativa começou a tomar forma. Foi quando o Google lançou o Planilhas, como parte de seu pacote de escritório baseado na Web para texto, planilhas e apresentações. O processo de desenvolvimento continuou por anos, e agora o Planilhas - embora ainda não seja compatível com o Excel - tem uma grande porcentagem da funcionalidade padrão do Excel. O Sheets não custa aos seus usuários centenas de dólares para comprar - na verdade, é totalmente gratuito. Embora não seja um produto perfeito, quem procura uma ferramenta sólida de planilha no nível do consumidor realmente não precisa procurar mais do que o Planilhas Google. As planilhas não podem fazer tudo o que o Excel pode fazer, mas é provável que você não precise fazer tudo o que o Excel pode fazer. Se o Planilhas faz tudo o que você precisa, não precisa comprar o Excel.

No entanto, a verdade é que o Planilhas ainda tem muitas limitações e algumas coisas triviais no Excel são um pouco mais úteis no Planilhas. Você provavelmente encontrou um problema ao adicionar acidentalmente entradas duplicadas à sua planilha. Afinal, quanto mais dados você adicionar, maior a probabilidade de inserir acidentalmente dados duplicados em uma planilha, o que pode prejudicar o conjunto de dados que você está trabalhando duro para montar. Isso já é ruim o suficiente, mas a pior parte vem depois, quando você tenta examinar seu trabalho. Como as planilhas podem ser documentos longos, fica difícil identificar e remover duplicatas com o passar do tempo, levando a erros de cálculo no seu trabalho sem uma fonte óbvia para a origem do problema.

Felizmente, encontramos vários métodos diferentes para destacar duplicatas dentro do Planilhas Google. É importante que nosso método não remova automaticamente informações duplicadas, pois nem todas as duplicatas são erros. Mas, se estiver apenas destacado, você poderá determinar quais não precisam estar lá, sem precisar vasculhar toda a planilha., Mostrarei algumas maneiras diferentes de destacar ou remover dados duplicados no Planilhas.

Como queremos que o Google Sheets destaque automaticamente nossas informações para nós, usaremos uma fórmula para instruir o Sheets a apresentar e destacar informações específicas e exclusivas. Na verdade, existem duas maneiras de forçar o Planilhas a destacar as informações copiadas: a primeira destaca todas as informações duplicadas para confirmação manual, enquanto a segunda copia células únicas para uma coluna selecionada, permitindo verificar diferenças e excluir quando necessário.

Método 1: destacar duplicatas usando cores

No que diz respeito à identificação de erros em suas planilhas, o uso de realces em cores para destacar todas as informações inseridas incorretamente é o caminho mais óbvio e visível. Ao destacar as informações, é fácil identificar os erros muito rapidamente, pois você pode simplesmente percorrer a lista de conteúdo que precisa identificar. Usaremos um destaque vermelho nesta etapa para identificar nosso conteúdo duplicado, pois o vermelho chama a atenção (especialmente em comparação com o esquema de cores branco e cinza usual do Planilhas) e é a cor universal para mensagens de erro.

Comece abrindo o arquivo do Planilhas que você deseja verificar. Você deseja garantir que suas informações estejam bem organizadas por coluna e linha, para verificar facilmente o conteúdo do seu documento; não há necessidade de tornar seu trabalho mais difícil. Agora, realce a coluna que você deseja classificar na parte superior do documento e selecione Formatar no menu superior do seu documento. Selecione “Formatação condicional” na lista de opções deste menu, e um menu alternativo aparecerá no lado direito da tela. Nesse menu, selecione o intervalo usando as combinações correspondentes de letras e números (por exemplo, A1 a A76).

Depois de selecionar seu conteúdo, altere “Formatar células se” para “Fórmula personalizada é” no menu suspenso e digite ou cole o seguinte sem aspas: “= número (A: A, A1)> 1” na caixa abaixo seu menu. Isso completará a fórmula do seu conteúdo. Depois de definido, altere o estilo de formatação para destacar seu conteúdo com um plano de fundo de células vermelhas e clique no ícone Concluído no seu menu. Sua planilha agora destacará suas células duplicadas em vermelho e você poderá verificar a seleção em busca de duplicatas. Verifique se as duplicatas existentes estão corretas e exclua as que não estão. Feche o menu de formatação e você poderá restaurar a cor normal nas células.

Método 2: Copiar apenas células exclusivas

Como alternativa, se você preferir classificar automaticamente seus dados brutos, copiar apenas células únicas em vez de células duplicadas pode ser realmente útil para classificar e filtrar rapidamente. Se você tem certeza de que suas informações estão corretas e você prefere simplesmente remover as informações duplicadas de que não precisa, tente esse método.

Como na última etapa, comece abrindo o documento que você deseja classificar dentro do Planilhas Google. Destaque a coluna que você deseja editar. Depois de destacar a célula, clique em uma célula vazia na parte superior de uma coluna vazia para garantir que suas informações sejam movidas para o lado do gráfico. Esta coluna será usada para exibir os resultados de sua classificação e fórmula abaixo. Agora, na parte superior do documento, na caixa de entrada da fórmula, digite ou cole o seguinte sem aspas: “= UNIQUE ()”. Essa fórmula instruirá o Sheets a copiar e exibir apenas entradas de célula exclusivas e a ignorar qualquer informação que copie ou duplique outras células. Dentro dos parênteses da fórmula acima, digite as coordenadas da célula usando o método de planilha padrão (por exemplo, digitar (A1: A75) digitalizará todas as informações da coluna A linha 1, coluna A linha 75). Depois de inserir as novas informações, pressione Enter para mover seus novos dados para a coluna que você designou anteriormente. Quando isso estiver concluído, você poderá verificar manualmente ou importar seus dados para sua planilha de trabalho.

Método 3: usando um complemento

Devemos observar que existem vários plug-ins disponíveis para uso com o Planilhas Google on-line na Chrome Web Store, incluindo uma ferramenta para remover automaticamente entradas de dados duplicadas do documento. “Remover Duplicatas” é uma ferramenta com o nome adequado oferecida pelos desenvolvedores capazes que permite encontrar rapidamente duplicatas em toda uma folha de informações ou pesquisando até duas colunas ao mesmo tempo. Você pode mover, excluir e destacar resultados, da mesma forma que nas tarefas de fórmula acima, embora esse processo seja muito mais automatizado do que vimos anteriormente, lembre-se disso, se você quiser ter mais controle sobre o processo. A ferramenta inclui duas configurações do assistente que permitem localizar e excluir duplicatas ou qualidades únicas do documento, facilitando o rastreamento das informações à medida que você avança.

No geral, o uso de uma ferramenta do assistente para encontrar suas informações pode valer a pena a longo prazo para os usuários que estão constantemente procurando por duplicatas em suas planilhas e compreensivelmente preferem gastar seu tempo fazendo outra coisa, mas os usuários que precisam verificar apenas uma vez ou duas vezes a cada poucos meses, pode ser melhor usar as ferramentas de fórmula acima para identificar manualmente suas informações. Dito isso, o Remove Duplicates tem uma classificação sólida na Chrome Web Store, com críticas fortes e uma equipe de desenvolvimento ativa que responde a críticas e reclamações. No geral, é uma ótima opção se você deseja encontrar uma maneira mais simplificada de classificar seu conteúdo e encontrar duplicatas em uma planilha.

Método 4: usando a ferramenta Remover duplicatas

Lembre-se de que falei acima sobre como o Google continua lançando novos recursos para aumentar o poder do Planilhas Google? Bem, desde que este artigo foi originalmente escrito, eles realmente adicionaram uma ferramenta Remover Duplicatas com todos os recursos ao pacote principal. É uma ferramenta muito simples de usar, e eu vou orientá-lo. Vamos pegar uma planilha típica, com uma lista de jogos de tabuleiro … e se você ler de perto, verá que coloquei algumas duplicatas na lista.

Para usar a ferramenta, tudo o que precisamos fazer é selecionar a área de dados onde queremos desduplicar. Observe que podemos selecionar linhas ou colunas livremente; se incluirmos a coluna Preço, a função Remover Duplicatas examinará Título e Preço para decidir se uma linha é duplicada ou não. Depois que a área de dados for selecionada, vá para Dados-> Remover Duplicatas. Aceite os valores padrão nas caixas de diálogo e pronto - a desduplicação é feita automaticamente.

Método 5: usar uma tabela dinâmica para localizar linhas duplicadas

O Sheets implementa um conjunto completo de funcionalidades da Tabela Dinâmica, que é uma ferramenta muito útil para analisar mais de perto os dados. O uso de uma Tabela Dinâmica não excluirá automaticamente as linhas duplicadas; em vez disso, fornecerá um detalhamento de quais linhas duplicaram, para que você possa analisar manualmente seus dados e ver o que, se houver alguma coisa, deu errado. Criar uma tabela dinâmica é um pouco mais envolvente do que os outros métodos que eu mostrei a você, mas vale a pena saber fazer e eu vou orientá-lo.

Primeiro, selecione todos os dados da tabela e, em seguida, vá para Dados-> Tabela Dinâmica.

Você pode ajustar o intervalo de dados aqui, se desejar, e decidir para onde a Tabela Dinâmica deve ir. Vou colocá-lo em uma nova planilha e aceitar o intervalo que eu já dei. Quando clicamos em "Criar", uma Tabela Dinâmica em branco será aberta no ponto de inserção … mas uma Tabela Dinâmica em branco não nos serve de nada. Temos que dizer quais informações analisar.

Vamos selecionar "Adicionar" ao lado de Linhas e adicionar a linha "Título". Então, em Valores, vamos selecionar "Adicionar" e "Título" novamente e aceitar a função CONTAR como padrão. (Se procurássemos dados numéricos duplicados, usaríamos COUNT; COUNTA é para contar os campos de texto.)

Assim que fazemos essas seleções, a Tabela Dinâmica é atualizada automaticamente e agora podemos ver o resultado final.

Observe que a coluna COUNTA tem o número de vezes que cada título aparece. Existe um 1 na maioria dos títulos, mas Axis & Allies e Castle Risk exibem 2. Isso significa que existem duas instâncias de cada um desses títulos no gráfico. Como você pode ver, o método de Tabela Dinâmica é um pouco mais envolvido, mas também fornece um relatório específico sobre onde suas duplicatas devem ser encontradas, o que pode ser muito útil para a análise de dados.

***

As planilhas geralmente são um pouco mais complicadas do que documentos semelhantes criados no Google Docs ou no Microsoft Word. Como eles são criados para lidar com dados organizados, é importante garantir que seu conteúdo seja preciso o tempo todo. Manter uma célula duplicada em seus arquivos pode realmente causar alguns problemas sérios nos seus dados, se você não tomar cuidado, principalmente ao tentar classificar as informações financeiras em uma planilha útil. Combinar as coisas, tentar encontrar a célula incorreta por conta própria pode ser um aborrecimento que é quase impossível se a planilha for grande. Felizmente, identificar, remover e excluir células idênticas de dados é surpreendentemente fácil no Planilhas Google, algo positivo se você estiver constantemente lidando com planilhas no seu fluxo de trabalho diário. E se você estiver procurando por algo que facilite um pouco a classificação do seu conteúdo, você sempre pode usar um complemento como o Remove Duplicates para garantir que suas informações sejam bem classificadas e organizadas. Em 2019, não há motivo para manter uma planilha confusa e cheia de erros; verifique se seus dados estão corretos e se suas informações são verificadas usando os métodos descritos acima.

Deseja mais informações sobre o Planilhas Google?

Encontrar suas duplicatas é uma coisa, mas você deve verificar nosso tutorial sobre como contar as duplicatas no Planilhas Google.

Os estatísticos usam a função de valor absoluto para várias finalidades, e mostraremos como usar o valor absoluto no Planilhas Google.

Deseja proteger suas planilhas? Veja como bloquear uma fórmula no Planilhas Google.

Se você deseja comparar dados entre colunas, consulte nosso guia completo para comparar colunas no Planilhas Google.

Você sabia que pode manter as informações da agenda e do quadro de horários no Planilhas? Basta ler nosso tutorial sobre como trabalhar com informações de data e hora no Planilhas Google.

Como destacar duplicatas nas folhas do Google