Às vezes, você pode ocultar certos aplicativos no macOS sem desinstalá-los. Isso pode ocorrer porque você ainda deseja acessar os aplicativos no futuro, ou porque não deseja que os usuários do Mac iniciem o aplicativo pelo Finder, ou mesmo ao lidar com aplicativos Apple internos que nem sempre são bons. idéia para remover.
Felizmente, o macOS possui alguns recursos avançados de gerenciamento de arquivos que permitem aos usuários ocultar facilmente (e depois mostrar) arquivos e até aplicativos. Portanto, se houver um aplicativo específico que você deseja ocultar, veja como fazê-lo.
Ocultar aplicativos do Mac via Terminal
- Encontre o aplicativo que você deseja ocultar. No nosso exemplo, usaremos o Microsoft OneDrive.
- Inicie o Terminal e use o seguinte comando, simplesmente alterando o nome do aplicativo correspondente para se adequar à sua própria situação.
- Como esse é um comando de superusuário, digite sua senha de administrador quando solicitado. Depois disso, o aplicativo designado desaparecerá imediatamente do Finder.
- Observe, no entanto, que o aplicativo está apenas oculto e não excluído. Você ainda pode acessá-lo via Spotlight, e ele ainda será iniciado ao abrir um tipo de arquivo associado ou se estiver configurado para ser executado na inicialização ou por meio de um script.
sudo chflags -h oculto "/Applications/.app"
sudo chflags -h nohidden "/Applications/.app"
Ocultando aplicativos Apple protegidos
As etapas acima funcionarão para a maioria dos aplicativos de terceiros e até alguns aplicativos da Apple. Mas se você tentar com certos aplicativos Apple integrados, como o News ou o Safari, receberá o erro "Operação não permitida". Isso ocorre porque certos aplicativos são protegidos pelo System Integrity Protection (SIP), um recurso de segurança introduzido no El Capitan que protege o que a Apple considera como arquivos críticos do sistema.
Para ocultar ou modificar esses aplicativos e arquivos protegidos, você precisará desativar o SIP, pelo menos temporariamente. Depois que o SIP estiver desativado, você poderá repetir as etapas acima para ocultar os aplicativos internos desejados e reativar o SIP quando terminar para garantir que o seu Mac permaneça protegido.