O Microsoft Excel é um aplicativo de planilha poderoso e versátil, ótimo para rastrear e gerenciar tudo, desde inventário corporativo, orçamentos para pequenas empresas até adequação pessoal. Um dos benefícios do Excel é que você pode configurar fórmulas antecipadamente, que serão atualizadas automaticamente à medida que você insere novos dados. Infelizmente, algumas fórmulas são matematicamente impossíveis sem os dados necessários, resultando em erros em sua tabela como # DIV / 0 !, #VALUE !, #REF! E #NAME ?. Embora não sejam necessariamente prejudiciais, esses erros serão exibidos em sua planilha até serem corrigidos ou até que os dados necessários sejam inseridos, o que pode tornar a tabela geral menos atraente e mais difícil de entender. Felizmente, pelo menos no caso de dados ausentes, você pode ocultar os erros do Excel com alguma ajuda das funções SE e ISERROR. Veja como fazê-lo.
Estamos usando uma pequena planilha de rastreamento de perda de peso como um exemplo do tipo de tabela que produziria um erro de cálculo (cálculo da porcentagem de perda de peso) enquanto aguardava novos dados (pesagens subsequentes).
Nossa planilha de exemplo aguarda a entrada na coluna Peso e atualiza automaticamente todas as outras colunas com base nos novos dados. O problema é que a coluna Porcentagem perdida depende de um valor, Alteração, que não foi atualizado nas semanas em que o peso ainda não foi inserido, resultando em um # DIV / 0! erro, que indica que a fórmula está tentando dividir por zero. Podemos resolver esse erro de três maneiras:
- Podemos remover a fórmula das semanas em que nenhum peso foi inserido e adicioná-la manualmente novamente a cada semana. Isso funcionaria em nosso exemplo, porque a planilha é relativamente pequena, mas não seria ideal em planilhas maiores e mais complicadas.
- Podemos calcular a porcentagem perdida usando outra fórmula que não se divide por zero. Novamente, isso é possível em nosso exemplo, mas nem sempre depende da planilha e do conjunto de dados.
- Podemos usar a função ISERROR, que, quando associada a uma instrução IF, permite definir um valor ou cálculo alternativo se o resultado inicial retornar um erro. Esta é a solução que lhe mostraremos hoje.
A função ISERROR
Por si só, ISERROR testa a célula ou fórmula designada e retorna "true" se o resultado do cálculo ou o valor da célula for um erro e "false" se não for. Você pode usar ISERROR simplesmente inserindo o cálculo ou a célula entre parênteses após a função. Por exemplo:
ISERROR ((B5-B4) / C5)
Se o cálculo de (B5-B4) / C5 retornar um erro, ISERROR retornará "true" quando emparelhado com uma fórmula condicional. Embora isso possa ser utilizado de várias maneiras diferentes, seu papel mais útil é quando associado à função SE.
A função SE
A função SE é usada colocando três testes ou valores entre parênteses separados por vírgulas: SE (valor a ser testado, valor se verdadeiro, valor se falso). Por exemplo:
IF (B5> 100, 0, B5)
No exemplo acima, se o valor na célula B5 for maior que 100 (o que significa que o teste é verdadeiro), um zero será mostrado como o valor da célula. Mas se B5 for menor ou igual a 100 (o que significa que o teste é falso), o valor real de B5 será mostrado.
IF e ISERROR combinados
A maneira como combinamos as funções IF e ISERROR é usando ISERROR como teste para uma instrução IF. Vamos ver a nossa planilha de perda de peso como exemplo. A razão pela qual a célula E6 está retornando um # DIV / 0! O erro ocorre porque sua fórmula está tentando dividir o peso total perdido pelo peso da semana anterior, que ainda não está disponível para todas as semanas e que age efetivamente como uma tentativa de dividir por zero.
Mas se usarmos uma combinação de IF e ISERROR, podemos dizer ao Excel para ignorar os erros e digitar 0% (ou qualquer valor que desejarmos) ou simplesmente concluir o cálculo se nenhum erro estiver presente. Em nosso exemplo, isso pode ser realizado com a seguinte fórmula:
SE (ISERROR (D6 / B5), 0, (D6 / D5))
Para reiterar, a fórmula acima diz que se a resposta a D6 / D5 resultar em um erro, retorne um valor zero. Mas se D6 / B5 não resultar em erro, basta exibir a solução para esse cálculo.Com essa função, você pode copiá-la para todas as células restantes e quaisquer erros serão substituídos por zeros. No entanto, à medida que você inserir novos dados no futuro, as células afetadas serão atualizadas automaticamente com os valores corretos, pois a condição de erro não será mais verdadeira.
Lembre-se de que, ao tentar ocultar os erros do Excel, você pode usar praticamente qualquer valor ou fórmula para todas as três variáveis na instrução SE; não precisa ser um número zero ou inteiro, como no nosso exemplo. As alternativas incluem referenciar uma fórmula totalmente separada ou inserir um espaço em branco usando duas aspas (“”) como seu valor “verdadeiro”. Para ilustrar, a seguinte fórmula exibia um espaço em branco no caso de um erro em vez de um zero:
SE (ISERROR (D6 / B5), "", (D6 / D5))
Lembre-se de que as instruções IF podem se tornar longas e complicadas rapidamente, especialmente quando combinadas com ISERROR, e é fácil colocar parênteses ou vírgula em tais situações. Versões recentes das fórmulas de código de cores do Excel quando você as insere para ajudá-lo a acompanhar os valores e os parênteses das células.