Quando a Apple lançou o OS X 10.4 Tiger durante a WWDC 2004, um dos principais pontos de venda do novo sistema operacional foi o Dashboard. Os fãs de Mac ficaram maravilhados com a interface elegante por exibir widgets úteis, e a empresa rapidamente abriu o desenvolvimento de widgets para terceiros.
Agora, 10 anos depois, o Dashboard é uma reflexão tardia para a maioria dos usuários do OS X. O concorrente do aplicativo, Konfabulator, já se foi há muito tempo, e a Apple negligenciou sua página de download de widgets. A maioria das informações que foram tão impressionantemente obtidas via Dashboard - preços de ações, resultados esportivos, atualizações climáticas - agora são entregues via smartphones, tablets e novos recursos do OS X, como o Notification Center.
Se você ainda usa o Dashboard, a boa notícia é que a Apple parece ter conteúdo para deixá-lo em silêncio, mesmo nas versões mais recentes do desenvolvedor do OS X Yosemite. Mas se você não precisar mais usar o recurso outrora emocionante, poderá desativá-lo para simplificar a experiência do usuário e potencialmente economizar uma pequena quantidade de recursos do sistema. Veja como desativar o Painel no OS X.
Ainda usa e adora o Dashboard? Aprenda a gerenciá-lo como parte do Controle da Missão.
Ocultar o espaço do painel do controle da missão
Se você deseja manter o Dashboard por perto, mas simplesmente não deseja vê-lo no Mission Control, pode ocultar o espaço do Dashboard em System Preferences.
Vá para Preferências do sistema> Controle da missão e desmarque a caixa "Mostrar painel como espaço". Você não precisará reiniciar, fazer logout ou reiniciar nenhum processo do sistema; o espaço do painel desaparecerá imediatamente do controle da missão.
Esse método remove o Dashboard do Mission Control, mas você ainda poderá acessar o aplicativo pelo ícone do Dock ou executá-lo diretamente. Nesse cenário, os widgets do painel serão sobrepostos na área de trabalho quando iniciados, em vez de serem relegados ao espaço do painel.
Desativar completamente o painel
Se você nunca usa o Dashboard e deseja eliminá-lo completamente, pode desativá-lo com um comando Terminal. Inicie o Terminal e digite o seguinte comando:
os padrões gravam com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean YES; Killall Dock
Seu Dock será recarregado brevemente e agora você notará que o Dashboard saiu do Controle da Missão (se você ainda não o ocultou usando as etapas acima). Enquanto o aplicativo Dashboard permanecer no seu Mac, ele se recusará a executar se você tentar abri-lo. No que diz respeito ao seu Mac, o Dashboard está morto.
Não se preocupe, no entanto. Se você mudar de idéia e quiser ressuscitar o Painel, basta executar o seguinte comando no Terminal:
os padrões escrevem com.apple.dashboard mcx-disabled -boolean NO; Killall Dock
Tão rapidamente quanto desapareceu antes, o Painel será restaurado. Observe que esses comandos do Terminal respeitam as configurações das preferências do sistema. Em outras palavras, se você optou anteriormente por ocultar o Dashboard do Mission Control e depois desabilitar e reativar o Dashboard, ele ainda estará oculto no Mission Control após a reativação.