Para a maioria dos usuários, uma redefinição de fábrica é um último esforço para corrigir problemas com seus telefones. Afinal, uma redefinição total de fábrica significa ter que reinstalar os aplicativos e restaurar as configurações como estavam, o que pode demorar um pouco. Ainda assim, você pode considerar uma redefinição de fábrica se o telefone estiver com problemas. O Galaxy S7 e o s7 edge da Samsung são ótimos celulares, mas não estão isentos das falhas típicas do Android. Como qualquer telefone, você pode achar que o Galaxy S7 está um pouco lento, especialmente após um ano de uso intenso, toneladas de instalações de aplicativos e atualizações importantes, como a atualização para o Android 7.0 Nougat. Os problemas de software podem aparecer no seu telefone por vários motivos, causando desempenho lento, pouca bateria ou travamentos de aplicativos. Felizmente, uma redefinição de fábrica pode ser apenas a solução para todos os seus problemas. Da mesma forma, se você deseja vender ou trocar seu Galaxy S7 por um novo telefone, por exemplo, um Galaxy S8, redefina o telefone para limpar todos os dados do usuário que possam estar comprometendo de alguma forma.
Não importa o motivo para tentar redefinir o telefone de fábrica, é um processo bastante simples na linha principal da Samsung. Este guia o guiará por todas as etapas necessárias para uma redefinição, desde o backup de seus aplicativos e dados até a redefinição do dispositivo. Então pegue seu telefone, verifique se ele está carregado ou conectado e vamos começar.
Antes da redefinição
Antes de redefinir o S7, verifique se o backup do seu telefone é feito usando o serviço de backup preferido. Publicamos anteriormente um guia detalhado para fazer backup do seu S7, que você pode ler aqui, mas aqui está o resumo: você tem algumas opções para fazer backup do telefone, dependendo da operadora em que está. Se você estiver em qualquer operadora que não seja a Verizon, poderá usar o próprio serviço em nuvem da Samsung para fazer backup de aplicativos, fotos, vídeos, compromissos do calendário e muito mais. O Samsung Cloud funciona muito bem e oferece 15 GB de armazenamento gratuito para todos os seus dados. Se você está executando um Verizon Galaxy S7 ou S7 Edge, infelizmente, a Verizon bloqueou o aplicativo Cloud da Samsung e o abandonou por seu próprio serviço, o Verizon Cloud. Em nossos testes, descobrimos que a Verizon Cloud é um substituto ruim para o próprio serviço da Samsung; ofereceu apenas 5 GB de armazenamento gratuito e seus preços eram mais caros que seus concorrentes.
Em vez disso, para usuários da Verizon, recomendamos fazer backup de seus dados com alguns serviços oferecidos na Play Store. Para a maioria dos dados específicos do Android, o serviço de backup do Google Drive funcionou muito bem, oferecendo 15 GB de armazenamento gratuito e espaço adicional disponível por um plano muito mais barato do que o aplicativo Cloud da Verizon. O Drive fará backup das configurações do sistema, senhas de WiFi, contatos, instalações de aplicativos e muito mais. Para o que o Drive não cobre - principalmente fotos, vídeos e mensagens de texto - recomendamos o uso do Google Fotos, que faz o backup de versões ligeiramente compactadas de suas fotos e vídeos de graça, ou cópias com resolução original dentro da alocação do Google Drive de 15 GB, e Backup e restauração de SMS para suas necessidades de SMS e MMS, que também são sincronizadas no Google Drive.
Se você estiver usando um iniciador de terceiros para sua tela inicial, como Nova ou Action Launcher 3, faça backup do layout da tela inicial nesses aplicativos para restaurar seus aplicativos e widgets fixados após a redefinição de fábrica. Se você usar outros aplicativos que mantêm dados locais, como aplicativos de anotação ou planejador, consulte as configurações individuais para verificar se o aplicativo tem uma maneira de exportar ou salvar seus dados, na nuvem ou em um local Arquivo. Lembre-se também de verificar as pastas Downloads e Documentos para ver se existem arquivos importantes salvos que possam exigir uma visualização posterior.
Por fim, uma observação para quem usa um cartão SD no Galaxy S7: redefinir o telefone de fábrica não limpa nada do cartão SD, tornando-o um ótimo local para armazenar arquivos aos quais você pode precisar acessar mais tarde.
Redefinição de fábrica do telefone através das configurações
Depois de garantir que o conteúdo do seu telefone esteja seguro em outro dispositivo ou faça backup na nuvem, é hora de redefinir o telefone. Você deve reservar um tempo em que não precisará acessar o telefone e também verificar se a bateria está carregada ou se o telefone está conectado à parede. Embora a redefinição de fábrica em si não demore muito, ela usa uma grande quantidade de energia do telefone, e a última coisa que você deseja é que seu telefone morra no meio de uma redefinição. Isso corre o risco de bloquear o dispositivo sem reparo.
Mergulhe nas configurações do seu telefone, usando o atalho na bandeja de notificações ou abrindo o aplicativo pela gaveta do aplicativo. Se suas configurações forem visualizadas como uma lista padrão (foto à esquerda), role para baixo até configurações "Pessoais" e selecione "Backup e redefinição". Você também pode encontrar este menu pesquisando "Redefinir" na função de pesquisa das configurações. Se suas configurações forem visualizadas como uma lista simplificada (na foto central e à direita), role a tela para baixo até a guia "Gerenciamento geral", abra-a e selecione "Redefinir".
Quando estiver neste menu, você verá três opções em "Redefinir": redefinir configurações, redefinir configurações de rede e redefinir dados de fábrica. O que procuramos aqui é "Redefinição de dados de fábrica", embora possa valer a pena examinar as outras duas opções se você estiver tendo problemas com o telefone. A primeira opção, “Redefinir configurações”, simplesmente redefinirá as configurações do telefone para o estado padrão, mantendo a totalidade de seus aplicativos, dados e armazenamento. A segunda opção, “Redefinir configurações de rede”, limpará todas as configurações de rede do telefone - incluindo Wi-Fi, Bluetooth e outras configurações, como dados móveis - para sua função original. Se estiver com problemas ao usar fones de ouvido Bluetooth ou ao receber dados móveis, tente primeiro essa configuração. Se você esgotou essas duas opções, sua próxima melhor aposta é usar a redefinição de dados de fábrica.
A próxima página exibirá uma lista de arquivos, dados e contas que serão excluídos do seu telefone. A lista é bastante detalhada, mas basicamente se resume a isso: se estiver no seu telefone, não estará lá depois. Seu S7 também oferece a opção de formatar seu cartão SD, se você desejar. Lembre-se de que a formatação do seu cartão SD significa que tudo será apagado dele também; se você não quiser essa opção ou tiver deixado alguns arquivos importantes salvos no cartão, é melhor deixar isso desmarcado.
Portanto, se você fez o backup de todo o telefone, removeu e armazenou arquivos importantes em um computador ou cartão SD separado e o telefone está carregado ou conectado, pressione o grande botão azul “Redefinir” para inicie o processo. Como medida de segurança, você pode ser solicitado a fornecer sua senha ou PIN para continuar o processo. No conjunto, todo o processo de redefinição não deve demorar muito mais que meia hora, embora, se o telefone o fizer, não exagere muito. Apenas deixe o telefone fazer as coisas. Quando o processo estiver concluído, o telefone começará a reiniciar, embora essa inicialização possa demorar muito mais do que uma inicialização típica. Novamente, isso é perfeitamente normal. Deixe o telefone descansar até chegar ao visor “Bem-vindo!”. Depois de chegar a essa tela, você pode reconfigurar o telefone ou desligar o telefone para ser vendido ou comercializado, com a sensação segura de que suas contas e informações foram removidas do dispositivo.
Restauração de fábrica através do modo de recuperação
Embora as etapas acima devam funcionar para a maioria dos usuários, alguns podem achar que a borda do Galaxy S7 ou S7 está em um estado em que o telefone não pode ser ligado ou navegado no menu de configurações. Para esses usuários, considere usar o Modo de recuperação para redefinir seu telefone. Acessar o Modo de recuperação é um processo bastante simples se você souber o que está fazendo. Primeiro, se não estiver, verifique se o telefone está desligado antes de pressionar e segurar os botões Aumentar volume, Alimentação e Página inicial, tudo ao mesmo tempo. Mantenha esses botões pressionados até ver a tela “Inicialização de recuperação” na parte superior da tela. Seu telefone acenderá com um ícone grande e branco do Android em um fundo azul, e o telefone exibirá "Instalando a atualização do sistema" por alguns segundos. Você pode soltar os botões depois de ver esta tela. Eventualmente, você verá um símbolo de advertência amarelo, um cara Android inconsciente e a frase "Sem comando" aparecer na tela. Não entre em pânico - isso é normal.
Depois de mais vinte segundos, seu telefone deve mudar para uma tela preta, com texto amarelo, azul e branco espalhados pela tela. Este é o menu de recuperação do Android e normalmente é usado para fins de desenvolvimento. A maioria das opções de menu aqui pode ser ignorada, mas a principal que procuramos é cinco abaixo: "Limpe os dados / redefinição de fábrica". Ao contrário da maioria das funções do smartphone, você controla esse menu com as teclas de volume. Use a tecla Diminuir volume para rolar para baixo até este menu. Antes de selecionar esta opção, o texto em vermelho será exibido no visor, avisando que a conta do Google associada ao seu Galaxy S7 pode precisar ser reinserida após a reinicialização para usar o telefone. Essa é uma medida de segurança, semelhante à opção de senha e pin detalhada acima, impedindo que ladrões reconfigurem de fábrica o telefone para revenda.
Para selecionar a opção, pressione a tecla Liga / Desliga enquanto "Limpar dados / redefinição de fábrica" está selecionado. Você receberá um aviso adicional solicitando a confirmação. Use as teclas de volume novamente para navegar para “Sim” e pressione o botão Liga / Desliga novamente; a partir daqui, seu telefone começará a redefinir como faria se você tivesse ativado uma redefinição nas configurações internas.
***
Quando o telefone voltar ao uso normal, você começará o processo de restauração das configurações e opções de backup. Se você usou o Google Drive como seu aplicativo de backup, pode restaurar os aplicativos instalados na tela de inicialização do Google; se você usou a Samsung ou a Verizon Cloud, precisará fazer login nos respectivos serviços com seu endereço de e-mail e ativar uma restauração. Se você usar um iniciador de terceiros, uma vez reinstalado no dispositivo, poderá restabelecer os layouts da tela inicial e as configurações de exibição. Na minha experiência pessoal, a reconfiguração em um telefone pode levar até duas ou três horas do seu tempo para que tudo volte ao normal, mas, uma vez feito isso, você deve encontrar problemas ou bugs. experimentados anteriormente foram resolvidos e corrigidos. Se você suspeitar que um aplicativo não autorizado está causando os problemas, reinstale-o lentamente, um por um, para verificar se há bugs e lentidão. Depois de alguns dias, seu telefone deve voltar ao normal, mais ou menos.
Nos comentários abaixo, informe-nos se você estiver enfrentando algum problema que não abordamos no guia acima, e ajudaremos você da melhor maneira possível!