Pode começar com algo sutil, como um trackpad que não clica como costumava ser, ou um laptop que não fica mais encostado na mesa - ou pode ser algo óbvio, como uma caixa de notebook que começa deformar e crescer como um saco de pipoca no microondas. De qualquer forma, você está lidando com o equivalente da praga da tecnologia moderna - uma bateria de íons de lítio inchada. Ao contrário da praga, uma bateria inchada não é contagiosa, mas, como a praga, é sempre extremamente perigosa., Mostrarei que você lida com uma bateria inchada no seu laptop, smartphone ou outro dispositivo de alta tecnologia.
Quando as baterias de íon de lítio se tornaram tão comuns?
Atualmente, as baterias de íon de lítio são a fonte de energia para quase todas as tecnologias eletrônicas portáteis. Como todas as baterias, as baterias de íon-lítio usam uma reação química para armazenar energia elétrica e fornecer energia elétrica a dispositivos como smartphones e laptops. O desenvolvimento de baterias de lítio realmente começou há mais de um século atrás, mas não foi até a década de 1970 que projetos comercialmente viáveis começaram a se tornar práticos de construir. Por algum tempo, o desenvolvimento da bateria de lítio foi interrompido por razões de segurança, pois o lítio metálico usado nas baterias tendia a formar espinhos dendríticos durante o ciclo, o que por sua vez levaria à ruptura da bateria acompanhada de fogo. Somente em 1991, a Sony comercializou a primeira bateria de íon de lítio, usando íons de lítio livres em vez de um substrato metálico, o que levou ao rápido crescimento dessa tecnologia de bateria em aplicações de alta tecnologia.
Por que as baterias de íon de lítio são úteis?
As baterias de íon de lítio têm algumas vantagens importantes sobre outras substâncias químicas da bateria. As baterias de íon de lítio são muito densas em termos de energia, o que significa que uma grande quantidade de energia elétrica pode ser armazenada em um espaço relativamente pequeno e leve. As baterias têm durações de ciclo muito longas e prazo de validade, o que significa que podem ser carregadas e descarregadas centenas de vezes antes de perder eficiência. Eles são fáceis de carregar com carregadores de bateria baratos e de baixa tecnologia e podem ser carregados rapidamente com relação a outros tipos de bateria. Eles têm baixas taxas de auto-descarga, o que significa que uma bateria carregada pode permanecer por algum tempo entre os usos sem perder quantidades significativas de energia.
Existem algumas desvantagens nesta química da bateria. A maior desvantagem é que as baterias têm o potencial de entrar em um ciclo térmico descontrolado (ou seja, pegam fogo), pois a bateria é submetida a certos tipos de estresse; por esse motivo, qualquer aplicativo que utilize uma célula de íon de lítio deve incluir circuitos que possam detectar esses ciclos de fuga e desligar a bateria. As baterias de íon de lítio são vulneráveis sob condições de alta temperatura e não podem ser armazenadas em altas tensões. Em temperaturas frias, as baterias funcionam muito bem, mas não podem ser recarregadas rapidamente sem danos graves à bateria. Finalmente, o risco térmico que uma bateria mal construída representa significa que seu transporte requer precauções e está sujeito a numerosos regulamentos.
Apesar dessas desvantagens, as vantagens das baterias de lítio são de tal ordem que a tecnologia se torna extremamente útil e as baterias de íons de lítio são usadas em praticamente todas as aplicações de alta tecnologia.
O que causa uma bateria inchada?
Existem várias razões possíveis pelas quais uma bateria de íons de lítio pode inchar. A causa mais comum é uma sobrecarga da bateria, que causa uma reação química entre os eletrodos e o eletrólito, resultando na liberação de calor e gases que se expandem dentro da bateria, fazendo com que o invólucro inche ou até se abra. O inchaço também pode resultar de uma construção celular ruim, algo comum em baterias de muito baixa qualidade de alguns fabricantes estrangeiros. Danos mecânicos na bateria, como bater em uma superfície dura e amassar a carcaça, podem definitivamente causar uma condição de inchaço, assim como a exposição a temperaturas excessivas. Finalmente, as baterias de íon-lítio podem inchar como resultado de uma descarga profunda das células; geralmente as baterias de íon de lítio são controladas por circuitos (às vezes chamados de sistema de gerenciamento de bateria ou BMS) que evitam que isso aconteça.
De qualquer forma, seja qual for a principal causa do inchaço, o que ocorre dentro da bateria é que existe muita corrente dentro de uma determinada célula da bateria. De acordo com um artigo de Don Sadoway, professor de química de materiais do MIT na Electronics Weekly : “Existem limites estritos sobre a quantidade de corrente que pode ser colocada através de uma célula de íons de lítio. Durante o carregamento normal, você nunca vê lítio metálico, que é inerentemente instável. Porém, durante a sobrecarga, o lítio se acumula mais rapidamente do que pode se dissipar. O resultado é que o lítio metálico entra no ânodo. Ao mesmo tempo, o cátodo se torna um agente oxidante e perde estabilidade. ”
Esse processo produz uma grande quantidade de calor, que por sua vez aquece os gases dentro da bateria, fazendo com que eles se expandam. As baterias de íon de lítio não foram projetadas para serem ventiladas e, portanto, o compartimento da bateria se expande com os gases, distorcendo e distorcendo sua aparência naquele visual familiar e inchado.
Uma bateria normal do MacBook Pro ao lado de uma bateria MacBook gravemente inchada.
Como esses problemas de design são bem compreendidos neste momento, os projetistas e fabricantes de baterias constroem baterias com a possibilidade dessa reação em mente. As baterias são construídas para suportar uma grande quantidade de expansão e o circuito é quase sempre incluído nos controladores de bateria para regular a carga da bateria e desligar a energia se forem detectadas condições inseguras. No entanto, nenhuma proteção é 100% eficaz e é possível acabar com uma bateria inchada, apesar de todas as precauções.
Como evitar uma bateria inchada
Você pode fazer várias coisas para minimizar o risco de falha da bateria. Você não pode eliminar completamente o risco, simplesmente porque sempre existe a possibilidade de um defeito de fábrica, mas os maus tratos à bateria pelo proprietário são de longe a causa mais comum de uma bateria inchada. Além de evitar o inchaço da bateria, essas sugestões também são boas para otimizar a vida útil da bateria.
Sempre use o carregador de energia apropriado . Use apenas carregadores de qualidade de fabricantes conceituados, não carregadores de terceiros fabricados por uma fábrica sem nome. Se você não tiver o carregador original que acompanha a bateria, adquira um carregador com exatamente a mesma potência que o carregador original. Só porque o plugue de carregamento se encaixa NÃO significa que um carregador seja apropriado para sua configuração específica da bateria!
Não deixe o dispositivo conectado o tempo todo . Isso é particularmente um problema para usuários de laptops que usam principalmente o laptop em casa. O dispositivo fica conectado à parede o tempo todo e a bateria não tem a oportunidade de exercer sua capacidade. Para usuários de Mac, a ferramenta gratuita coconutBattery pode ajudá-lo a lembrá-lo da hora de desconectar o cabo de alimentação e permitir que a bateria complete um ciclo de descarga e recarga. Os usuários do Windows podem conferir várias opções que oferecem funcionalidades semelhantes, como BatteryCare (grátis) e BatteryBar Pro (US $ 8).
Mantenha sua bateria armazenada em um ambiente fresco e seco . O uso ocasional ao sol é bom, mas não armazene seu laptop ou smartphone em um carro quente ou ambiente úmido.
Substitua a bateria se ficar exausta ou danificada . Baterias são produtos consumíveis; eles devem degradar lentamente o desempenho ao longo do tempo. Portanto, se a bateria não estiver mais retendo uma carga ou se for danificada devido a uma queda ou impacto, substitua-a antes que ocorra uma falha catastrófica.
Como lidar com uma bateria inchada
Se você suspeitar que seu dispositivo está com a bateria inchada, o primeiro passo é ter cuidado. Perfurar uma bateria em qualquer estado é incrivelmente perigoso, mas as baterias inchadas são especialmente vulneráveis a comprometimentos, pois seu invólucro já está sob estresse devido aos gases acumulados no interior. Em resumo, manuseie com cuidado qualquer dispositivo com uma bateria suspeita que esteja inchada.
Em seguida, se o seu dispositivo tiver uma bateria removível pelo usuário, tente removê-la com cuidado. Observe que o invólucro inchado da bateria pode dificultar a remoção. Se você encontrar alguma resistência incomum à remoção da bateria, pare e siga as instruções abaixo para aqueles com dispositivos que contêm baterias não removíveis pelo usuário. No entanto, se você conseguir remover com êxito a bateria inchada, coloque-a em um recipiente seguro e fresco, para que não fique vulnerável a perfurações.
As carcaças da bateria foram projetadas para expandir para conter o inchaço, mas são mais vulneráveis à perfuração.
Não descarte a bateria no lixo ou em outro local. Fazer isso pode prejudicar gravemente a saúde dos profissionais de saneamento que podem entrar em contato com a bateria, além do meio ambiente. Em vez disso, sempre descarte as baterias - inchadas ou não - em um local autorizado para descarte das baterias . Muitos locais de reparo de computadores têm o equipamento e os procedimentos para lidar com segurança com baterias inchadas. Por exemplo, se você possui um Apple MacBook Pro, leve a bateria à Apple Store mais próxima. Outros varejistas de eletrônicos, como a Best Buy, também oferecem serviços de reciclagem e descarte. Apenas certifique-se de informar aos funcionários que está reciclando uma bateria inchada para que eles possam tomar as precauções adequadas (não apenas deixe a bateria inchada no quiosque de reciclagem de baterias). Se você não encontrar um local adequado para descartar a bateria, entre em contato com o governo local para obter instruções.
Lynn Watson / Shutterstock
Se o seu dispositivo não tiver uma bateria substituível pelo usuário, como alguns laptops e smartphones recentes, não tente removê-lo. Basta levar o dispositivo inteiro a um dos locais mencionados acima para obter assistência. Observe, no entanto, que até que a bateria inchada seja substituída, você não deve conectar o dispositivo à energia ou usá-lo. Baterias inchadas podem explodir se não forem tratadas adequadamente, portanto você não deseja tomar nenhuma ação que possa acelerar a chegada deste evento desagradável.
Acima de tudo, esteja seguro. Não tente perfurar a bateria, não a deixe em um carro quente ou em um local onde possa ser apanhada por crianças ou animais de estimação e não a ignore. Seu laptop ou smartphone provavelmente continuará funcionando com uma bateria inchada, pelo menos por um tempo. Mas ignorar o problema e continuar usando a bateria só aumentará o risco de perfuração ou explosão, o que pode resultar em ferimentos devastadores. Vazamentos de bateria e explosões são raros, com certeza, mas você não deseja testar as probabilidades.
Temos mais recursos para usuários de tecnologia portátil.
Você possui um Macbook? Então você deve definitivamente conferir o nosso guia para saber quando substituir a bateria do seu Macbook.
Se você precisar retirar uma bateria do seu iPhone, consulte nosso guia para remoção de bateria do iPhone.
Os usuários do iPhone vão querer ver nossa explicação sobre o monitoramento do uso e da saúde da bateria no iOS 12.
Os proprietários de produtos da Apple devem consultar nosso tutorial sobre como verificar a saúde da bateria do seu iPad, iPhone e Macbook.
Tem um Nintendo Switch? Não deixe de ler nosso guia para prolongar a vida útil da bateria no seu Nintendo Switch.