Quem quer bombear voluntariamente um monte de água no computador de ponta? Na verdade, muitas pessoas. O resfriamento líquido começou há um tempo atrás como resposta a CPUs que consomem muita energia que podem aquecer uma sala inteira no auge do inverno. O resfriamento líquido também permitiu que os primeiros overclockers levassem processadores relativamente baratos para o mesmo nível que seus colegas com preços muito altos.
Já evoluiu bastante agora. O que começou como um hack com peças de aquário de paralelepípedos tornou-se um dos pilares da construção de computadores de ponta. De fato, nenhum PC top de linha estaria completo sem um ciclo de refrigeração líquido elaborado e coordenado por cores. Empresas inteiras são construídas para produzir peças de refrigeração líquida para computadores.
O que é resfriamento líquido?
Links Rápidos
- O que é resfriamento líquido?
- Por que resfriamento líquido?
- AIO x Loop personalizado
- Escolhendo as peças certas
- Blocos
- Radiadores
- Bombas
- Encaixes e tubulação
- Refrigerante
- O resfriamento líquido vale a pena?
Obviamente, você não está jogando água diretamente no computador para esfriá-lo. Então, como isso realmente funciona? O arrefecimento por líquido de um PC é muito parecido com um motor de refrigeração líquida em um carro ou motocicleta. Uma bomba puxa o líquido refrigerante de um reservatório através de um tubo e para dentro de um radiador. Do radiador, ele flui para um bloco em um componente que produz muito calor. Então, ele viaja de volta para o reservatório.
Todo o circuito é fechado, para que nada saia do sistema de refrigeração líquida. O líquido de refrigeração circula pelo loop, passando pela CPU, GPU ou qualquer outra coisa que fique quente o suficiente para justificá-lo e retornando ao reservatório. O radiador está lá para esfriar o líquido de refrigeração. Ele está situado com uma variedade de ventiladores que afastam o ar quente de suas aletas metálicas, dissipando o calor na atmosfera circundante.
Por que resfriamento líquido?
As CPUs ficaram muito mais eficientes. As GPUs também estão a caminho. Então, por que recorrer ao resfriamento líquido agora? Existem algumas boas razões, na verdade.
Primeiro, o resfriamento líquido ainda esfria melhor que o ar. Mesmo que os componentes não fiquem tão quentes quanto antes, eles ainda ficam quentes. Isso é especialmente verdade se você planeja fazer overclock. O resfriamento líquido resulta em temperaturas mais baixas, uma diferença que aumenta com cargas de trabalho mais intensas.
O resfriamento fornecido por uma instalação líquida é mais estável que o ar e menos dependente da temperatura ambiente. Em um dia quente, até as soluções mais robustas de refrigeração a ar se esforçam para acompanhar. Um loop líquido será muito melhor. O líquido de refrigeração em si pode reter mais calor do que o ar. Além disso, os radiadores fornecem muito mais área de superfície para dissipar o calor.
O resfriamento líquido parece melhor. Qual você prefere, um grande e feio dissipador de calor que ocupa uma grande parte do seu estojo ou uma série de tubos coloridos e elegantes? Sim, não requer muita reflexão. O resfriamento líquido fica melhor por padrão e abre muito mais opções de personalização.
Por fim, o resfriamento líquido permite que você instale vários cartões de memória RAM maiores. Dissipadores de calor volumosos geralmente obstruem os slots de RAM nas placas-mãe. As varas de RAM maiores de última geração não cabem em muitas delas. O resfriamento líquido elimina completamente esse problema.
AIO x Loop personalizado
Swiftech H220X Prestige
Você provavelmente está pensando: “Ótimo! Vou correr e comprar um desses populares refrigeradores de líquidos all-in-one. ”Ah, não tão rápido. Também existem algumas diferenças. Os refrigeradores de líquidos AIO (all-in-one) não são ruins, mas geralmente não são tão bons quanto os personalizados.
Os resfriadores líquidos AIO são um circuito fechado. Eles são selados, para que você não precise configurar nada, mas também não pode modificar nada. Os resfriadores AIO são a maneira mais fácil de entrar no resfriamento por líquido e, geralmente, o menos caro. Os refrigeradores AIO também são o "menor denominador comum" de refrigeração líquida. Na maioria das vezes, eles usam as peças menos caras e menos poderosas. Como resultado, sua capacidade de resfriamento costuma estar em pé de igualdade com os refrigeradores de ar de última geração.
Loops de refrigeração personalizados são os pacotes completos. Eles vêm com todos os riscos e todas as recompensas. Você precisa selecionar todas as peças e acessórios certos. Isso também significa que você tem um mundo de possibilidades. Você pode criar seu loop para ser tão grande ou pequeno quanto desejar, com quantos radiadores precisar. Você pode personalizar seu loop de forma personalizada para dissipar a quantidade exata de calor gerada pelo seu computador, tornando-o uma solução de refrigeração muito mais capaz.
Há um meio termo, no entanto. Algumas das empresas que produzem peças individuais para loops de refrigeração líquida personalizados, como Swiftech e EK, estão montando essas peças em resfriadores AIO mais poderosos. Além de usar as mesmas partes dos loops personalizados, esses AIOs mais robustos podem ser modificados e estendidos, se você escolher. Eles fornecem uma introdução gentil ao mundo do resfriamento líquido, permitindo que você escolha quais peças adicionar e substituir quando.
Escolhendo as peças certas
Se você optou por seguir a rota personalizada completa, precisará saber um pouco sobre quais partes escolher e por quê. Parte disso é subjetivo. Outras coisas têm propósitos mais práticos.
Blocos
EK Supremacy Water Block
Os blocos são provavelmente os componentes mais simples de escolher. Como um cooler comum da CPU, você só precisa encontrar um bloco que corresponda ao seu soquete da CPU. Alguns podem funcionar melhor que outros, então leia os comentários. Em termos de funcionalidade, porém, são basicamente todos iguais. O mesmo se aplica aos blocos de GPU.
Você deve anotar os metais usados. A combinação errada no loop pode resultar em corrosão. Se você não quiser prestar atenção, escolha cobre para tudo.
Radiadores
Radiador XSPC RX360
Há algumas coisas a serem consideradas aqui. É melhor começar da coisa mais simples. Os tamanhos dos radiadores são determinados pela quantidade de slots de ventilador que eles ocupam. Por exemplo, um radiador 360 ocupa três slots de montagem de ventoinha de 120 mm. Existem radiadores que ocupam outros slots de montagem do ventilador. Um radiador 280 preencheria duas montagens de ventilador de 140 mm.
Não existe uma regra rígida para o tamanho de um radiador que você precisa. A sabedoria geral sobre a questão é permitir duas seções de radiador de 120 mm para cada componente que você está resfriando. Portanto, se você estiver apenas procurando resfriar uma CPU, um radiador 240 provavelmente funcionaria. Se você possui uma GPU e uma CPU, pode usar dois radiadores 240 ou um 360 e um 120. Porém, essa estimativa é mínima. Se você deseja fazer um overclock muito, considere adicionar um pouco mais como um buffer.
A espessura do radiador e a densidade da aleta também são importantes. Radiadores mais finos tendem a ser mais densos. Isso significa que eles precisam de fãs mais rápidos e poderosos para se refrescar e ficarão mais altos. Radiadores mais espessos com menos densidade podem ser acionados com ventiladores mais lentos e silenciosos.
Bombas
Bomba EK XTOP D5
É difícil definir uma fórmula exata para qual tipo de bomba você deve usar. A potência de uma bomba é medida por sua taxa de fluxo. Quanto maior a vazão, mais rápido ele pode mover o líquido de refrigeração pelo sistema. Diferentes tipos de bombas são melhores em configurações cada vez menos restritivas, mas, na verdade, elas podem ser simplificadas.
Praticamente qualquer bomba funciona para um loop com apenas um bloco de CPU. Você não deveria ter que se preocupar com isso. Ao adicionar um bloco adicional, você precisa de pelo menos uma bomba DDC. Se você optar por algo mais, um D5 é obrigatório. É claro que o exagero não vai doer, por isso, se você quiser investir em um D5 no início, tudo bem também.
Algumas bombas vêm com um reservatório embutido. Não há nada particularmente bom ou ruim nisso. Escolha o que é certo para o seu computador e sua configuração.
Encaixes e tubulação
Primochill Revolver acessórios de compressão
Existem dois tipos básicos de acessórios, farpas e acessórios de compressão. As farpas parecem um bico, e você apenas coloca um tubo sobre elas. Os acessórios de compressão são semelhantes, mas eles têm um anel adicional que desliza sobre o tubo, pressionando-o para baixo e se conecta à peça da base. Os acessórios de compressão são mais seguros e têm uma aparência melhor. Vá com eles sempre que puder.
Tubulação não importa tanto. O diâmetro da tubulação pode ajudar a controlar a pressão e a vazão. Um diâmetro interno menor limita o fluxo, mas aumenta a pressão. Com um diâmetro maior, o líquido de refrigeração flui mais livremente, mas a uma pressão mais baixa. Certifique-se de que o diâmetro interno da tubulação corresponda às suas conexões.
Finalmente, você tem a opção de tubos rígidos. Existem várias opções para materiais com tubos rígidos, mas o mais comum é o acrílico. O tubo rígido parece melhor que o tubo macio e é mais seguro, pois não se move. Também requer trabalho extra para dobrar. Se você escolher tubos rígidos, selecione acessórios de compressão de tubos rígidos compatíveis.
Refrigerante
Líquido refrigerante de nanofluido do dragão de gelo
Mais uma vez, você tem opções. O líquido de arrefecimento não deve importar muito, mas pode ter um impacto menor nas temperaturas. Qualquer uma das opções de refrigerante não condutor deve funcionar bem. Se você estiver interessado em uma cor específica, poderá misturar corantes com o seu líquido de refrigeração. Existem ótimas opções.
Existem outras duas opções. Os refrigerantes nanofluidos são muito bons, mas também são caros. Eles tendem a baixar as temperaturas em relação aos refrigerantes mais convencionais.
Se você é mais aventureiro, pode usar água destilada pura no sistema. Segundo algumas contas, ele esfria ainda melhor do que os nanofluidos. Caso contrário, ainda está perto. A desvantagem óbvia da água destilada é o risco. Se uma gota de água vazar, há uma boa chance de que todo o computador fique frito. Você também precisa executar alguma forma de proteção antimicrobiana no loop para impedir o desenvolvimento de algas e similares.
Todo o líquido de refrigeração precisa ser trocado. A maioria dos refrigerantes convencionais pode durar cerca de um ano. Às vezes, os nanofluidos podem levar até dois anos. Troque a água destilada a cada seis meses.
O resfriamento líquido vale a pena?
O valor do resfriamento líquido é muito subjetivo. O resfriamento líquido é caro. Tente precificar um loop. Até o circuito de refrigeração líquida mais básico personalizado custa cerca de US $ 200, e isso é muito básico.
As CPUs e GPUs estão ficando mais eficientes, e as soluções de refrigeração a ar geralmente conseguem acompanhar. Os processadores Ryzen da AMD podem até ter overclock a velocidades que atingem seu limite superior nos coolers de estoque com os quais estão incluídos. Não há necessidade de refrigeração líquida lá.
Então, vale a pena o resfriamento líquido? É apenas se você quiser que seja. O resfriamento líquido é mais uma escolha estética e um aspecto adicional ao hobby de criar e personalizar PCs. Se você gosta de construir computadores e deseja adicionar uma nova dimensão a isso, o resfriamento líquido pode ser perfeito para você. Se você está procurando refrigeração líquida para aproveitar melhor sua CPU, provavelmente é melhor comprar uma CPU mais poderosa. Provavelmente será mais barato. Se você está procurando um cooler sólido para fazer overclock e não deseja um dissipador de calor enorme, considere as melhores soluções AIO. Eles resolverão o seu problema com o mínimo de problemas.