O Linux é uma plataforma de jogos?
Links Rápidos
- O Linux é uma plataforma de jogos?
- Qual distribuição?
- Drivers
- NVIDIA
- Instalando
- AMD
- Instalando
- NVIDIA
- Jogos Nativos
- Vapor
- Humble Bundle
- GoG
- Vinho
- Instale o vinho com estadiamento e gálio nove
- Usando vinho
- Prefixos de vinho
- Winecfg
- Winetricks
- Lutris
- Instale o Lutris
- Crie a sua conta aqui
- Corredores
- Jogos
- Uma observação sobre a passagem da GPU
- Embrulhar
Você pode jogar no Linux? Essa é uma pergunta que tem sido discutida on-line há anos. Dependendo de quem você pergunta, pode ser a melhor plataforma de jogos de todos os tempos ou o lixo completo. A verdade está em algum lugar no meio.
Linux pode ser uma dor enorme. Existem muitos periféricos de jogos que não funcionam ou não funcionam bem no Linux. Eles geralmente não são projetados para suportá-lo. A maioria dos melhores jogos não é lançada para Linux, pelo menos não imediatamente. Como um bônus adicional, os drivers gráficos têm sido historicamente uma grande dor.
Então, por que você jogaria no Linux? Na verdade, pode ser ótimo. Linux é estável e confiável. Geralmente, os recursos do sistema são muito leves, liberando mais para jogos. O Linux também coloca você no controle total. Isso significa que não são necessárias atualizações desagradáveis na garganta. Existem muitos jogos que funcionam no Linux, nativamente ou com o Wine. Também existem periféricos mais do que suficientes que funcionam no Linux. O estado dos jogos no Linux continua a melhorar em um ritmo rápido, por isso é justo dizer que os jogos Linux só melhorarão daqui. O consenso na comunidade Linux é que mais desenvolvedores suportariam o Linux se mais pessoas começassem a jogar no Linux. Isso traria um fim aos únicos problemas reais com jogos no Linux.
Qual distribuição?
Os novatos em Linux costumam se perguntar qual das muitas distribuições Linux é melhor para jogos. Para todos os fins práticos, são iguais. Você pode jogar em qualquer distribuição Linux. A questão é realmente; quão fácil é jogar na distribuição? Se você escolher uma distribuição corporativa como o CentOS, poderá jogar, mas será muito difícil de configurar. Para jogos, é melhor escolher uma distribuição relativamente atualizada e bem suportada. Existem duas recomendações principais, Ubuntu e Arch Linux. O Ubuntu é melhor para novos usuários de Linux. O Arch é para pessoas que desejam mais controle sobre o sistema e se sentem confortáveis em personalizar e vasculhar as partes internas do sistema. Isso se estende a todos os derivados do Ubuntu e do Arch também. Se você prefere o Linux Mint, ótimo! É o mesmo que Ubuntu, e você ficará bem. Quer o Ubuntu com o KDE? Experimente o Kubuntu. Você ainda não terá problemas para jogar. É importante, no entanto, sempre usar a versão atual do Ubuntu, não a versão LTS. A versão LTS é principalmente para servidores e estações de trabalho.
Drivers
Drivers são uma espécie de grande coisa. Sem bons drivers, até as placas gráficas mais poderosas funcionam como lixo. AMD e NVIDIA ainda são as duas opções na escolha de uma placa gráfica para Linux, mas suas abordagens são totalmente diferentes.
NVIDIA
A NVIDIA lança drivers proprietários para Linux que se comportam de maneira semelhante aos drivers do Windows. A NVIDIA mantém seu próprio cronograma de lançamento e não coopera realmente com a comunidade Linux. Isso pode causar problemas de compatibilidade de tempos em tempos.
Os drivers costumam ter um desempenho muito bom, no entanto. Na maioria das vezes, eles são comparáveis aos seus homólogos do Windows. A NVIDIA também fornece um programa gráfico para configurar os drivers. Não é tão completo quanto no Windows, mas possui a maioria dos controles que você procuraria.
Instalando
Ubuntu / Mint
Primeiro, você precisa adicionar o PPA do driver gráfico ao seu sistema para obter os drivers mais recentes.
$ sudo add-apt-repository ppa: graphics-drivers / ppa
Atualize o Apt.
$ sudo apt update
Por fim, instale seus drivers.
$ sudo apt install nvidia-graphics-drivers-387 nvidia-settings
Arch Linux
O Arch Linux tem os drivers disponíveis em seus repositórios. Instale-os com Pacman.
# pacman -S nvidia lib32-nvidia-utils
AMD
A AMD adota uma abordagem radicalmente diferente com seus drivers. A AMD lançou a fonte para quase todos os aspectos de seus drivers Linux. Eles trabalham em estreita colaboração com a comunidade de código aberto para integrar os drivers da AMD nos programas gráficos existentes que alimentam os desktops gráficos do Linux. Dessa forma, as placas gráficas AMD devem funcionar imediatamente nas distribuições Linux atualizadas. Isso também significa que os lançamentos mais recentes do kernel Linux e os lançamentos mais recentes do Mesa trazem atualizações constantes aos drivers gráficos da AMD. A partir de agora, porém, eles não são tão bons quanto os drivers do Windows, mas estão melhorando constantemente.
Instalando
Ubuntu / Mint
Você provavelmente terá drivers gráficos em funcionamento imediatamente após a instalação do Ubuntu, mas se quiser o melhor desempenho, poderá ativar um repositório Mesa super atualizado que contenha as atualizações mais recentes para a AMD.
$ sudo add-apt-repository ppa: oibaf / graphics-drivers
Em seguida, atualize e atualize seu sistema.
$ sudo apt update $ sudo apt upgrade
Arch Linux
O Arch Linux sempre deve ter os drivers AMD mais recentes disponíveis. Ao instalar sua área de trabalho gráfica, você deve obter tudo, mas verifique se o xf86-video-amdgpu está instalado.
Jogos Nativos
Jogar nativamente no Linux é sempre o melhor. Como os jogos são feitos para Linux, eles apresentam melhor desempenho. Parece simples, mas, com o Linux, há tanta ênfase na compatibilidade com os programas do Windows que os jogos nativos do Linux tendem a ser esquecidos. Existem milhares de jogos disponíveis nativamente no Linux. O Steam suporta muito bem o Linux. O Humble Bundle e o GoG também oferecem muitos jogos para Linux. Não, estes não são apenas alguns lixo desatualizado. Existem muitos jogos indie excelentes, além de alguns grandes títulos que foram transmitidos.
Vapor
O cliente Steam já está disponível para praticamente todas as distribuições Linux. A instalação é muito simples e, assim que você faz, você obtém acesso ao mesmo Steam que você esperaria no Windows.
Ubuntu / Mint
$ sudo apt install steam
Arch Linux
Humble Bundle
O Humble Bundle não tem um cliente. No entanto, ele tem uma longa história de suporte ao Linux e possui uma biblioteca bastante extensa de jogos Linux.
Agora, não espere que todos os jogos do Humble Bundle ofereçam suporte ao Linux. Existem alguns que não. Eles tentam incluir títulos do Linux no pacote, e sempre há a Humble Bundle Store.
GoG
O GoG é uma excelente loja online para a compra de jogos sem DRM para todas as plataformas. O GoG tem uma seleção bastante ampla de jogos Linux, e você pode pesquisar e classificar para encontrá-los facilmente.
O cliente Galaxy do GoG ainda não está disponível para Linux, mas está em desenvolvimento. Isso realmente não importa, pois os jogos são livres de DRM.
A natureza livre de DRM dos jogos também faz do GoG um lugar ideal para comprar jogos para jogar no Wine. O DRM pode atrapalhar o Wine, e plataformas como o Steam criam configurações extras. Jogos independentes sem DRM tendem a ser os mais fáceis de configurar com o Wine.
Vinho
Desde que o vinho foi o último tópico, é um bom momento para prosseguir. Vinho é, na verdade, um acrônimo para W ine N ot um E mulator. Isso porque o Wine não é um emulador completo. Em vez disso, é uma camada de compatibilidade que traduz código específico do Windows para algo que o Linux possa entender e trabalhar.
O vinho não é perfeito e nem sempre funciona. O Wine funciona melhor com aplicativos mais antigos e geralmente requer alguma configuração.
Dito isto, o Wine é sua primeira opção para jogar jogos do Windows no Linux.
Instale o vinho com estadiamento e gálio nove
Não é uma boa ideia usar vinho de baunilha comum. Faltam muitos patches que fazem mais jogos rodarem. Existem versões do Wine disponíveis com os patches já incorporados. Eles recebem atualizações frequentes e abrem muitos outros jogos para você.
Ubuntu / Mint
Para sistemas Ubuntu, existe um PPA disponível. Instale-o no seu sistema.
$ sudo add-apt-repository ppa: commendsarnex / winedri3
Atualize e instale o Wine
$ sudo apt update $ sudo apt install wine-d3d9-staging
Arch Linux
O Arch Linux tem um pacote disponível no AUR. Ele tem muitas dependências, então é melhor usar o yaourt ou o pacaur para lidar com isso. O pacote é chamado wine-gaming-nine.
Usando vinho
Depois que o Wine estiver instalado no seu sistema, você pode tentar imediatamente executar os programas .exe do Windows. Alguns provavelmente funcionarão, mas muitos outros não. É por isso que você precisa configurar o Wine.
Prefixos de vinho
Quando o Wine é iniciado, ele cria um diretório com todos os arquivos e estrutura de diretório do Windows que ele precisa para funcionar. Por padrão, esse arquivo está localizado em /home/user/.wine. O Wine colocará tudo nesse diretório, incluindo os jogos que você instala. Esse é o prefixo padrão do Wine.
O Wine configurará o prefixo e armazenará qualquer configuração aplicável e arquivos .dll nele. Cada prefixo também possui seu próprio registro do Windows.
Você pode criar diferentes prefixos de vinho para jogos ou programas diferentes. Dessa forma, você pode compartimentar o Wine e não ter suas configurações interferidas entre si.
Para criar um prefixo do Wine, execute um comando do Wine com WINEPREFIX = prefixdirectory no início. Por exemplo:
$ WINEPREFIX = '/ home / $ USER / .overwatch' winecfg
Você pode criar lançadores usando o prefixo para iniciar automaticamente seus jogos usando o prefixo correto do Wine.
Winecfg
O Winecfg é a principal ferramenta de configuração que você usará para configurar o Wine. É uma ferramenta gráfica simples que você pode usar para definir a versão do Windows que está sendo emulada. É também o local em que você ativa e desativa os patches extras do Wine que sua versão do Wine inclui. Ele também inclui uma guia para gerenciar as bibliotecas do Windows.
Abra o Winecfg através do iniciador gráfico da sua distribuição ou através da linha de comando.
A primeira guia que você verá é a guia "Aplicativos". Na maioria das vezes, você usará essa guia para alterar a versão do Windows.
Em seguida, clique na guia "Preparação". Nessa guia, você encontrará uma série de caixas de seleção para ativar e desativar os recursos dos patches Gallium Nine e Staging.
Existem duas caixas principais que você precisa conhecer. Na maioria dos casos, é melhor ativar o CSMT. Se você possui uma placa AMD e o jogo que deseja jogar tem suporte ao DirectX9, ative o Gallium.
A ativação do VAAPI e EAX não prejudicará nada, portanto você pode ir em frente e verificá-las também.
A próxima guia a ter em atenção é a guia "Bibliotecas". Você não precisará dele para todos os jogos, mas alguns exigirão que você substitua o comportamento padrão do Wine pelas bibliotecas do Windows. Basta procurar a biblioteca que precisa ser substituída e selecionar como deseja que o Wine lide com isso. As chances são de que você fará isso com base em um guia; portanto, não se preocupe muito em saber exatamente o caminho certo.
O restante das guias pode ser útil em uma base condicional, mas são muito menos usadas.
Winetricks
Há outra ferramenta mais avançada para configurar o Wine que não vem diretamente com o próprio Wine. O Winetricks é um script que permite instalar e gerenciar fontes, componentes do Windows e DLLs com facilidade. Está disponível nos repositórios Ubuntu e Arch Linux.
Ubuntu / Mint
$ sudo apt install winetricks
Arch Linux
# pacman -S winetricks
Você pode iniciar o Winetricks sem nenhuma informação adicional ou informar qual prefixo usar.
Quando o Winetricks é iniciado, ele primeiro mostra uma tela com "Selecionar o prefixo padrão" selecionado. Clique no botão "Ok" para ir para as configurações reais.
A próxima tela apresentará diferentes categorias de itens a serem instalados. Selecione uma categoria e você verá uma lista de itens com caixas de seleção. Marque os que você deseja e clique em "Ok".
O Winetricks executará o processo de instalação do software e retornará ao segundo menu. Clique em "Cancelar" duas vezes para fechar o aplicativo.
Lutris
Lutris é uma plataforma de gerenciamento de jogos de código aberto para Linux que atua como uma biblioteca unificada. Ele pode iniciar qualquer um dos seus jogos, independentemente de qual plataforma eles estejam. Portanto, se você comprou seus jogos no Steam, Humble Bundle ou GoG, pode iniciá-los todos na Lutris. Fica melhor, no entanto. A Lutris também possui scripts de lançador disponíveis para jogos do Wine. Eles prefixam e otimizam automaticamente os jogos que você está executando no Wine, fornecendo o mais próximo possível de uma experiência nativa.
Instale o Lutris
Lutris é bastante fácil de instalar. Está empacotado e disponível para o Ubuntu e o Arch Linux.
Ubuntu / Mint
Primeiro, instale o PPA. Crie um arquivo em /etc/apt/sources.list.d/lutris.list. Adicione a seguinte linha ao arquivo.
deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/strycore/xUbuntu_17.10/ ./
Em seguida, importe a chave GPG.
$ wget -q http://download.opensuse.org/repositories/home:/strycore/xUbuntu_$ver/Release.key -O- | sudo apt-key add -
Em seguida, atualize e instale o Lutris.
$ sudo apt update $ sudo apt install lutris
Arch Linux
Lutris está disponível para Arch no AUR. Você pode encontrá-lo aqui . Use o que significa que você prefere instalá-lo.
Crie a sua conta aqui
Lutris é uma aplicação gráfica. Você pode iniciá-lo como qualquer outro. Você não vai muito longe, no entanto. Lutris requer uma conta. A principal razão para isso é permitir que você baixe os scripts do iniciador diretamente no site da Lutris e mantenha sua biblioteca sincronizada.
Antes de começar, acesse o site da Lutris e crie uma conta.
Em seguida, você pode conectar sua conta ao cliente. Abra isso e clique no botão central na tela principal. Isso permitirá que você vincule sua conta.
Corredores
A Lutris usa o que chama de "corredores" para gerenciar seus jogos. Clique no ícone de engrenagem para ver os corredores disponíveis. Olhe através dos corredores. Você pode selecionar qualquer um que achar necessário. Claro, o vinho é um deles.
Jogos
Pesquise no site da Lutris por jogos e encontre os que você deseja instalar. Você pode instalá-los diretamente através do site. Cada script é diferente e não é fácil entrar em detalhes, mas você pode instalar através do site. Ele será sincronizado com sua biblioteca. Pode ser necessário reiniciar o Lutris para ver o novo iniciador. A partir daí, você pode iniciar o seu jogo.
Uma observação sobre a passagem da GPU
Às vezes, a melhor maneira de jogar no Linux é não jogar no Linux. Alguns jogos, por mais que você tente, não funcionam. Eles simplesmente não vão. O Linux tem uma arma secreta, no entanto. Máquinas virtuais.
Como o Linux é muito utilizado em ambientes de servidor, é extremamente bom no manuseio de máquinas virtuais. Máquinas virtuais podem permitir que você execute o Windows dentro da sua máquina Linux. Configurar isso pode ser surpreendentemente fácil.
Infelizmente, nem tudo é fácil. Para jogar em uma VM, você precisa usar a passagem de GPU ou VFIO. A passagem da GPU permite que uma máquina virtual tenha acesso total a uma placa gráfica física como se estivesse instalada em uma máquina física. Ele oferece um desempenho quase idêntico ao de executar o jogo nativamente no Windows. Exige que você tenha uma segunda placa gráfica em sua máquina e uma CPU que suporte a passagem.
A passagem da GPU geralmente não é algo para iniciantes no Linux, mas é uma opção a ter em conta.
Embrulhar
Este artigo é apenas uma cartilha. Ele pode ajudar você a começar com jogos Linux, mas não pode cobrir tudo . Quanto mais você sujar as mãos com os jogos Linux, mais entenderá como eles funcionam. Você descobrirá o que pode e o que não pode fazer também.
Entrar nos jogos Linux não proporcionará uma experiência de jogo perfeita, mas provavelmente fornecerá os recursos de jogos que você precisa.