É fácil tirar capturas de tela no iOS, mas, por padrão, você verá a barra de status real do seu iPhone ou iPad na parte superior das capturas de tela, completa com barras de sinal de celular ruins, um relógio aleatório e uma duração de bateria potencialmente baixa. Isso é bom se você estiver capturando uma captura de tela para referência pessoal, mas se planeja compartilhar sua captura de tela do iOS com outras pessoas - por exemplo, para inclusão em um manual do usuário, para enviar à iOS App Store ou para usar em tutoriais como esses aqui no TekRevue - você provavelmente não quer que uma barra de status caótica prejudique sua imagem.
Aplicativos de terceiros para Mac, como o Status Cleaner, podem melhorar as capturas de tela do iOS substituindo a barra de status atual por uma que mostre barras de sinal completas, 100% de carga da bateria e um horário específico, mas esses aplicativos são eficazes apenas para barras de status com um sólido cor de fundo. Em muitos aplicativos iOS modernos, como o aplicativo Weather e o Google Maps, o conteúdo é exibido em toda a tela, com a barra de status sobreposta na parte superior, sem um plano de fundo sólido.
Um aplicativo como o Status Cleaner tentará corresponder à cor ou padrão geral atrás da barra de status na parte superior da tela, mas não pode replicar o plano de fundo exato, o que resulta em um plano de fundo claramente fora do lugar para a barra de status nas suas capturas de tela finais.
Embora ainda não exista uma solução para esse problema tão rápida quanto um aplicativo como o Status Cleaner, existe uma solução relativamente fácil graças à introdução da Apple no OS X Yosemite da gravação de tela do iPhone via Quicktime. Com este método, que se destina principalmente ao suporte à gravação de vídeo do seu dispositivo iOS, você pode obter capturas de tela com barras de status limpas, graças à maneira como a Apple implementou o processo. Mas existem alguns requisitos para esse método que não o tornam adequado para todos os usuários.
Primeiro, esta é uma solução apenas para Mac; portanto, você deve usar um Mac executando o OS X Yosemite ou superior. Você também precisará de um dispositivo iOS com um conector Lightning executando o iOS 8 ou superior, para que iPhones e iPads equipados com 30 pinos mais antigos não sejam elegíveis.
Se você atender a esses requisitos, no entanto, pegue o cabo Lightning do seu iPhone ou iPad e use-o para conectar seu dispositivo ao seu Mac. Se esta é a primeira vez que você conecta fisicamente seu iPhone ou iPad ao Mac, pode ser necessário autorizar a conexão selecionando no dispositivo que você “confia” no computador. Quando terminar, e o seu iDevice estiver conectado ao Mac, inicie o aplicativo QuickTime Player, localizado por padrão na pasta Aplicativos.
Com o QuickTime aberto, selecione Arquivo> Nova gravação de filme na barra de menus ou use o atalho de teclado Option-Command-N .
Uma nova janela de gravação será exibida. Clique na seta apontando para baixo à direita do botão Gravar e, na seção "Câmera", escolha seu iPhone ou iPad. A janela de gravação pode piscar e se reorientar, mas depois de um momento você deve ver a tela do seu dispositivo replicada no seu Mac.
Em seguida, dê uma olhada na parte superior da janela de gravação do QuickTime e você verá uma barra de status "limpa", com sinal de celular completo, uma conexão Wi-Fi perfeita, uma bateria totalmente carregada e o relógio definido para a hora simbólica das "9:41 da manhã".
Agora olhe para o seu iPhone ou iPad real e você verá a mesma barra de status lá. A razão pela qual esse truque funciona para fornecer uma barra de status limpa em aplicativos que não têm um histórico sólido é que a Apple altera a barra de status real no seu iPhone ou iPad quando você inicia a gravação de tela do QuickTime. Agora, mesmo que todo esse processo tenha sido projetado para gravar vídeo , você pode usar as ferramentas de captura de tela integradas do seu Mac para capturar uma captura de tela do seu dispositivo iOS a qualquer momento, com uma barra de status limpa e perfeita em qualquer aplicativo.
Quando terminar de capturar capturas de tela limpas, saia do QuickTime ou desconecte seu iPhone ou iPad do cabo Lightning. A barra de status do dispositivo voltará ao normal assim que você executar uma das ações (e não se preocupe, as alterações na barra de status serão completamente superficiais e quaisquer aplicativos que dependam do tempo ou da conectividade com a Internet continuarão funcionando corretamente em segundo plano enquanto você grava suas capturas de tela).
Limitações
Embora o método descrito acima funcione muito bem para capturar todos os tipos de capturas de tela do iOS e seja o único método atual para capturar barras de status limpas em aplicativos sem um histórico sólido, existem algumas limitações em comparação com as soluções mencionadas acima, como o Status Cleaner.
Primeiro, não há como alterar a hora usando o método QuickTime. É verdade que “9:41 da manhã” é o momento popular que a Apple e muitos desenvolvedores terceirizados usam para anunciar seus aplicativos, mas pode não ser o ideal para todos os cenários de captura de tela. Um aplicativo como o Status Cleaner permite que os usuários definam um horário personalizado para as capturas de tela, incluindo a capacidade de exibir o relógio em um formato de 24 horas ou sem as designações de período "AM / PM".
Aplicativos como o Status Cleaner permitem maior personalização do que o método QuickTime.
O segundo problema é a falta de capacidade de personalizar a força do seu Wi-Fi e da exibição do sinal do celular. Com o método QuickTime, o Wi-Fi e a força celular estarão sempre cheios, enquanto um aplicativo como o Status Cleaner permite definir a força celular específica, incluir ou omitir o indicador Wi-Fi e definir um texto de operadora personalizado.Considerando essas limitações, os usuários podem querer manter um aplicativo como o Status Cleaner disponível para processar capturas de tela de aplicativos iOS que usam um fundo sólido atrás da barra de status e recorrer ao método QuickTime apenas ao lidar com um aplicativo que usa uma barra de status com um fundo transparente.
Solução de problemas
Se estiver com problemas para fazer com que o QuickTime exiba a tela do seu iPhone ou iPad, primeiro certifique-se de ter autorizado a conexão através do seu dispositivo e / ou iTunes. Em seguida, tente sair de outros aplicativos que possam estar tentando acessar o dispositivo, como iTunes ou Fotos.