Anonim

Embora você provavelmente use seu smartphone em 2018 mais do que qualquer outro dispositivo, foi há apenas dez anos que você carregava um iPod com você o tempo todo. A série original de iPods e, em uma extensão menos popular, outros tocadores de MP3 que não são da Apple, revolucionou a maneira como ouvimos e pensamos em música, e os smartphones apenas nos empurraram ainda mais nessa linha. Passamos de transportar um Walkman nos anos 80 para CD players portáteis nos anos 90 e 2000, com uma capa de discos para transportar o tempo todo. O iPod que você possuía pela primeira vez em 2004 foi a primeira vez que 1.000 músicas ou mais podiam caber no seu bolso, sem precisar trocar discos ou fitas; em 2009, você atualizou para um iPhone ou iPod touch, que incluía todas as suas músicas., além de seus vídeos, fotos, jogos e muito mais.

Veja também o nosso artigo Os melhores aplicativos de podcast para Android

Em 2018, todo mundo tem um smartphone. Mais de três quartos dos americanos possuem um smartphone, com os adultos da geração mais jovem com idades entre 18 e 29 anos, apresentando mais de 92% da taxa de adoção de smartphones. Isso significa que você provavelmente está no seu terceiro ou quarto smartphone e, como está lendo este artigo, é justo supor que você adotou o Android como sua plataforma de escolha. Embora seja indiscutível que o iOS era o campeão original em ouvir música, reforçado pela força da inclusão do iTunes e do excelente tocador de música da Apple, a ascensão dos serviços de streaming basicamente fez com que o campo de jogo se nivelasse quando se trata de ouvindo música. Todos os principais players de streaming estão nas duas plataformas - incluindo a Apple Music -, o que significa que é fácil escolher qualquer serviço de música no mercado hoje. Você não ficará de fora se também ouvir música local. O aplicativo Play Music do Google tem a capacidade de armazenar suas músicas na nuvem de graça, e existem dezenas de aplicativos de reprodução de música com ótima aparência no Android que podem reproduzir sua música independentemente do tipo de arquivo.

Mas eis o seguinte: só porque você está ouvindo sua música no telefone não significa que você está obtendo a melhor experiência musical possível. Se você deseja tirar o máximo proveito da sua experiência musical, não importa como a esteja ouvindo, você veio ao lugar certo. Existem várias variáveis ​​diferentes que podem influenciar o som da sua música quando você está ouvindo seu telefone celular, desde o tipo de arquivo e a taxa de bits da sua coleção de músicas até os alto-falantes ou fones de ouvido que você está usando, até o modelo do seu telefone Android que você possui. Para quem quer a melhor experiência musical em 2018, há muito a considerar. Do streaming ao local, com fio ao wireless, e a adição de equalizadores, consideramos todas as variáveis ​​para aproveitar ao máximo sua reprodução. Vamos mergulhar no mundo dos audiófilos e da alta fidelidade: este é o nosso guia para obter o melhor som da sua música no Android.

Importa qual telefone eu escolho?

Links Rápidos

  • Importa qual telefone eu escolho?
  • Tocando sua música
    • Apps de música
    • Equalizadores
  • Ouvindo sua música
    • Com fio x sem fio
      • Com fio
      • Sem fio
    • Local vs Streaming
    • Bluetooth vs. transmissão
    • ***

O primeiro passo para obter o melhor som do seu telefone Android é perceber que nem todos os telefones Android são construídos da mesma maneira. À medida que avançamos em 2018, mais fabricantes estão se afastando do tradicional fone de ouvido de 3, 5 mm. Além da Apple, vimos a Motorola praticamente soltar o fone de ouvido em seus principais dispositivos, a série Moto Z. O Google retirou o fone de ouvido de seus dispositivos de 2017, o Pixel 2 e o Pixel 2 XL, apesar de originalmente ter usado o fone de ouvido como ponto de venda na campanha publicitária do primeiro telefone Pixel (hilariamente, o Google deu a notícia durante o evento de lançamento dizendo o público-alvo, você pode usar seus fones de ouvido favoritos de 3, 5 mm com o adaptador incluído, evitando o fato de que eles originalmente venderam o primeiro Pixel como um telefone com um fone de ouvido). A HTC também retirou o fone de ouvido, restando apenas a Samsung e a LG como os principais defensores do conector tradicional em seus dispositivos. Empresas ainda menores, como Razer ou Huawei, deixaram a tomada de 3, 5 mm fora de seus modelos de telefone.

Mas talvez isso não seja tão grande como alguns acham que é. Sim, quando bem feito, o conector de 3, 5 mm para fones de ouvido é ótimo para o seu telefone. Por um lado, você pode adquirir um par de fones de ouvido meio decente por menos de US $ 20, e mais fones de ouvido premium de empresas como Sennheiser ou Audio-Technica soam incríveis com seus tradicionais fones de ouvido de 3, 5 mm. Esses fones de ouvido existem há décadas e, se bem tratados, um par de fones de ouvido de US $ 400 ou US $ 500 durará toda a sua vida. Enquanto isso, o mercado de fones de ouvido USB-C é praticamente inexistente. Até o mercado de fones de ouvido Lightning da Apple tem sido decepcionante, com a maioria dos usuários se concentrando em usar os adaptadores que acompanham o telefone ou em fones de ouvido Bluetooth da Amazon. Discutiremos mais sobre o Bluetooth na seção abaixo, mas vamos ser claros: mesmo os melhores fones de ouvido Bluetooth não conseguem segurar um conjunto premium de fones de ouvido com fio. A diferença de áudio está presente e, para os nossos crescentes leitores audiófilos na platéia, você deve se concentrar em usar seus dongles quando puder.

De certa forma, perder o fone de ouvido não é o pior cenário. Por exemplo, o conector de 3, 5 mm no Google Pixel original foi notável por reprodução de som sem brilho e problemas estáticos no conector de fone de ouvido, e o Bluetooth era igualmente ruim. Alguns fabricantes de telefones, como a HTC, incluíram alguns dongles terríveis em seus dispositivos; o HTC U11 é um ótimo celular, mas o dongle USB-C que o acompanha é notavelmente terrível. Mas o dongle do Pixel 2 realmente parece muito bom - pelo menos, melhor do que o fone de ouvido incluído no Pixel original. Desistir do fone de ouvido é uma decisão difícil para muitas pessoas, mas vale a pena notar que isso pode ocasionalmente aumentar a qualidade do som esperada do seu dispositivo.

Para os fins deste artigo, no entanto, devemos olhar para os dispositivos que fazem o áudio corretamente. Isso não significa apenas telefones com fones de ouvido, mas telefones que se concentram em tornar a qualidade de áudio e o som de um fone de ouvido um aspecto importante do dispositivo. Você não precisa comprar um novo dispositivo para aproveitar ao máximo sua música, mas se estiver procurando por um telefone criado para música, veja algumas recomendações ao atualizar seu dispositivo:

  • LG V30: Este é o sonho de um amante de música. Embora tenhamos achado o telefone praticamente um saco misto em termos de todo o pacote, o hardware de áudio é incrível. O V30 inclui um quad DAC para reproduzir áudio em níveis que realmente não ouvimos em um dispositivo móvel antes. Os revisores citaram o telefone como comparável aos PMPs dedicados de empresas como Fiio ou Astell & Kern, e, embora você não consiga atingir esse tipo de qualidade de US $ 1.000 no V30, o menor impacto na qualidade entre os dois dispositivos concede a você todo o utilidade de um telefone dedicado. O V30 não é um dispositivo perfeito - a câmera está faltando, a tela é fraca e a duração da bateria pode variar dia a dia - mas quando se trata de áudio, esse é o telefone a ser usado.

  • Samsung Galaxy Note 8: O áudio deste telefone não está nem perto do que esperamos do LG V30, mas é bastante sólido de uma maneira importante: ele, junto com o Galaxy S8 e S8 +, ainda possui fones de ouvido tomadas. Esses dispositivos podem ser usados ​​sem nenhum tipo de dongle e, embora a qualidade do som não seja algo para se escrever, ficaríamos surpresos simultaneamente se você estivesse muito desapontado. Milhões de pessoas compram esses telefones a cada ano, e a inclusão de um fone de ouvido nesses modelos é uma ótima notícia para os consumidores. Além disso, os modelos Note 8 e os dois S8 são dispositivos globais muito melhores que o V30.

  • Moto G5 Plus: O G5 Plus provavelmente será substituído pelo Moto G6 nos primeiros dois meses deste ano - provavelmente no Mobile World Congress em fevereiro - mas isso não significa que você deva ignorar completamente o telefone. O G5 Plus está disponível por menos de US $ 300, apesar das especificações decentes e do hardware, oferecendo uma experiência de audição de música sólida, se não espetacular, para qualquer pessoa interessada em manter seus fones de ouvido por perto. Aqueles que procuram uma experiência de smartphone mais premium podem pular para o mais novo Moto X4, um telefone abaixo de US $ 400 com um vidro traseiro e um design premium da Samsung. Infelizmente, a série Moto Z, com a breve exceção do Moto Z Play em 2016, acabou com o fone de ouvido, e esperamos que os telefones Moto Z de 2018 façam o mesmo.

Embora essas sejam as nossas principais opções, elas não são as únicas que vale a pena escolher. O carro-chefe da HTC em 2017, o HTC U11, foi mencionado anteriormente. É um bom celular com alguns alto-falantes externos sólidos, mas quem procura um fone de ouvido deve procurar outro lugar. Se você estiver realmente interessado no U11, despeje o adaptador incluído e adquira o adaptador Pixel do Google por US $ 9. A versão internacional do LG G6 possui um quad DAC semelhante ao V20 de 2015, mas o chipset Snapdragon 821 nesse telefone é um pouco velho demais para recomendar neste momento. É melhor esperar o sucessor do G6, que provavelmente será anunciado no Mobile World Congress como no ano passado. Os Pixels, como mencionado, têm adaptadores sólidos incluídos com seus telefones na caixa, mas ainda são adaptadores. Os Pixels de 2016 são alguns dos únicos telefones Snapdragon 821 que ainda recomendamos, embora o fone de ouvido desses modelos seja, como afirmado, bastante terrível. No geral, aderir à LG ou Samsung para dispositivos principais ou, se desejar, a linha de telefones da Motorola é a melhor maneira de fazer isso. Depois de escolher o seu telefone - ou se você deseja ficar com o telefone que já possui -, é hora de avançar para a etapa mais importante: reproduzir música no seu telefone.

Tocando sua música

O dispositivo está na sua mão, mas você nem chegou perto do fim. Embora o hardware que você está usando para ouvir música pelos fones de ouvido ou no carro seja importante, o software pode realmente mudar a maneira como a música é ouvida. Abordaremos mais detalhadamente a música abaixo - ou seja, tudo, desde a taxa de bits à compactação de arquivos até o uso de fones de ouvido com fio ou sem fio - mas, por enquanto, vamos nos concentrar apenas no real, instalável, lado do aplicativo intercambiável das coisas. Ou seja, o aplicativo de música que você está usando para ouvir sua música e o equalizador usado para personalizar o som da sua música.

Apps de música

Existem dezenas e dezenas de aplicativos para escolher para ouvir música no Android. Desde serviços de streaming como o Spotify ou o Google Play Music, até opções de reprodução locais como PowerAmp e Pi Music Player. Pode ser difícil escolher apenas um music player para usar quando há tantas opções e opções diferentes, mas uma coisa é certa: como telefones, nem todos os aplicativos de música podem fazer a mesma coisa. É extremamente importante ter o cuidado de escolher o music player certo para você, embora seja importante ter em mente que escolher um music player é muito mais limitado se você deseja escolher um serviço de streaming no mercado aparentemente interminável. Deseja transmitir sua coleção de músicas através do Spotify? Isso é fantástico, mas você usará o aplicativo Spotify para fazer isso. O mesmo vale para Apple Music, Tidal, Google Play Music e outros serviços de streaming semelhantes.

A reprodução local versus os serviços de streaming de música é uma discussão por si só; portanto, por enquanto, vamos nos concentrar nos aplicativos de reprodução local. Estes são os softwares que podem reproduzir arquivos locais no seu dispositivo móvel sem nenhuma assinatura paga. Se você acumulou uma biblioteca de músicas baixadas e copiadas nas últimas duas décadas, estes são os aplicativos para você:

  • Poweramp: Vamos dizer isso. O Poweramp é muito feio, pelo menos em seu estado padrão atual. Você pode esfolar o aplicativo com uma infinidade de cores e desenhos, mas, como diz o ditado, o batom em um porco não muda o que está por baixo. Dito isto, há algumas skins que podemos dar o polegar para cima para melhorar a experiência geral do aplicativo, incluindo essa aparência de design de material agradável para o Poweramp que torna o aplicativo um pouco mais agradável de usar. A utilidade geral do Poweramp vem de suas habilidades de reprodução de música. Este aplicativo pode reproduzir praticamente qualquer tipo de arquivo, incluindo os arquivos MP4 e AAC padrão reunidos em lojas on-line e cópias de CD. Mais importante, no entanto, é o suporte do Poweramp a tipos de arquivos sem perdas, como WAV, FLAC e ALAC (Apple Lossless, excelente para aqueles que optaram por mudar do iOS para o Android). No geral, se você lida com alguns dos truques que acompanham o Poweramp, além de um cronograma de atualização lento, você encontrará o mecanismo de áudio do Poweramp com um som fantástico.
  • Google Play Music: embora o Play Music se qualifique como um serviço de streaming oferecido pelo Google, ele também é o aplicativo de música padrão na maioria dos telefones Android, incluindo a linha Pixel e os dispositivos Samsung mais recentes, como o S8 e o Note 8. O Play Music não é o mais bonito ou o tocador de música mais chamativo do mundo, mas é bastante sólido, oferecendo suporte ao equalizador, estações de rádio gratuitas com suporte a anúncios (semelhante ao Pandora e resultado direto da compra do Songza pelo Google em 2014). Se você está interessado em ter acesso à sua biblioteca local de músicas onde quer que vá, usar o Play Music é fácil. Com um sólido cliente da Web e a capacidade de carregar até 50.000 músicas gratuitamente nos servidores do Google, você pode reproduzir sua coleção, não importa para onde vá. O Google ainda suporta o upload de arquivos sem perdas, como FLAC e ALAC, embora seja importante notar que esses arquivos serão convertidos para o formato MP3 após o upload.

  • BlackPlayer: Uma das razões pelas quais o BlackPlayer está tão alto na nossa lista é por causa de seu design lindo e minimalista. O tema sombrio parece ótimo, especialmente em telas AMOLED modernas, e o layout do aplicativo facilita a busca da música exata. O BlackPlayer usa o decodificador do telefone, portanto, os tipos de arquivos aceitos pelo aplicativo dependem do dispositivo que você carrega diariamente. Enquanto estiver usando um telefone mais novo, você deverá ter suporte para arquivos de áudio padrão, além de FLAC e AAC. O BlackPlayer também inclui seu próprio equalizador, negando o ponto de baixar um dos equalizadores listados abaixo. Se você gosta do Poweramp, mas gostaria que tivesse uma abordagem um pouco mais moderna do design e da função, o BlackPlayer é para você.

  • jetAudio HD Music Player: Como o Poweramp, o jetAudio não é exatamente o aplicativo mais bonito que já vimos no Android. Certamente parece trancos e barrancos melhor do que o Poweramp ou outros aplicativos de áudio mais antigos, mas a interface não é a razão para usar o jetAudio. Com vários plug-ins, aprimoramentos e outras melhorias baseadas em áudio integradas ao aplicativo, o jetAudio pode ser ideal para quem quer aproveitar ao máximo sua biblioteca de álbuns clássicos. Com a versão Plus do aplicativo, você encontrará um equalizador de 20 bandas, um editor de tags completo, efeitos sonoros de reverb e graves, 32 predefinições completas de equalizador, suporte para quase todos os tipos de arquivos de áudio que você possa imaginar, além de iluminação e temas sombrios. Por apenas US $ 3, 99, é um dos melhores aplicativos de áudio para aqueles que gostam de mexer com o som da nossa música.
  • Neutron Music Player: Outra aplicação de aparência não tão boa faz parte da nossa lista, mas para o Neutron Music Player, é muito fácil ignorar, considerando as habilidades de Neutron como tocador de música. Diferentemente da maioria dos tocadores de música, a Neutron possui seu próprio mecanismo de áudio independente, separado do Android, que, em teoria, permite que você apresente melhor áudio, independentemente do software incluído no seu dispositivo móvel Android. Com suporte para coleções de músicas locais e de rede, a capacidade de reproduzir quase todos os arquivos de áudio que você possa imaginar e 21 predefinições comuns de equalizador. Este é um reprodutor de música de estilo profissional, projetado para profissionais de áudio que sabem tudo. Entre as complicações gerais e a interface do aplicativo, este é um tocador de música que muitos podem ignorar. Mas para aqueles que gostam do que é entregue aqui - e podem lidar com a interface datada -, você encontrará muito o que amar.

Como mencionamos, aqueles que decidem seguir a rota de streaming podem mais ou menos pular a escolha de um music player local. No entanto, quando se trata de escolher um serviço de streaming, você prefere ficar conosco, pois mergulhamos profundamente na qualidade do áudio de todos os principais players de streaming da seção de escuta de música abaixo.

Equalizadores

Se estamos sendo completamente honestos, um equalizador provavelmente não é a coisa mais importante do mundo quando se trata de aperfeiçoar o som da sua música no Android. De fato, quando se trata de ouvir música no celular, você pode realmente fazer mais mal do que bem com um equalizador se não tiver experiência em sintonizar frequências altas e baixas ao seu gosto. Normalmente, o telefone é sintonizado de forma a torná-lo bom com todo o áudio, do hip-hop ao pop, do country ao eletrônico, e até podcasts e audiolivros, onde as vozes são o principal som que você escuta. Ainda assim, a razão pela qual a maioria das pessoas busca equalizadores é simples: esse método de sintonia geral significa que nada parece perfeito . O hip-hop conta com um baixo pesado para sua batida, por exemplo, enquanto um som grave baixo ao ouvir NPR pode abafar e vozes pesadas e enlameadas. Os equalizadores se tornam ótimos para sintonizar sua música em um som e ajustar conforme necessário.

Nem todo telefone possui um equalizador embutido, o que significa que você precisará procurar na Play Store. Alguns dispositivos, como o Galaxy S7 e o Galaxy S8 da Samsung, incluindo equalizadores por padrão, podem ser acessados ​​no menu de configurações do telefone, mergulhando nas configurações do aplicativo. Outros telefones, incluindo a série Pixel do Google, usam um equalizador padrão criado pelo Google que é, no geral, bastante básico. Se você quiser ver se o seu telefone Android tem um equalizador pré-instalado incluído no aplicativo, mergulhe no Google Play Music, incluído por padrão em todos os telefones Android modernos. Dentro do menu de configurações, você encontrará uma opção para selecionar “Equalizador” nas configurações de reprodução. Se a seleção do menu não estiver lá ou estiver acinzentada, talvez você não tenha um equalizador aplicável incluído por padrão no software do sistema do telefone. Caso contrário, clique na configuração. Isso carregará o EQ do sistema, o que fornece várias opções. O equalizador da Samsung, visto acima, fornece discagens para graves e agudos, bem como instrumentos e vocais, e uma opção predefinida para selecionar uma dentre diversas variações de som. Um equalizador mais tradicional, completo com controles deslizantes de frequência, é acessível na guia Avançado.

O equalizador criado pelo Google, por outro lado, é muito menos complexo. Longe estão os mostradores para instrumentos e afinação vocal, e em seu lugar há um equalizador básico de cinco controles deslizantes, construído para permitir o ajuste de frequências em um volume baixo a alto. Isso não é tão poderoso quanto o que você encontrará em um computador ou em alguns aplicativos de música, incluindo o Poweramp, mas como opção gratuita, é surpreendentemente útil. Como em todos os equalizadores, as frequências mais baixas à esquerda do gráfico afetam seus graves, enquanto as altas frequências à direita afetam seus agudos, minimizando ou maximizando sua experiência ao ajustar seus controles deslizantes. Como o equalizador da Samsung, o Google permite selecionar automaticamente uma configuração predefinida de EQ para o seu gênero de música. Há uma grande variedade de opções aqui, que vão do clássico à dança, do rock ao pop e do jazz ao hip-hop. Essas opções definem automaticamente cada uma das cinco frequências para uma configuração padrão, que permite obter o melhor som para sua música. Pelo menos em nosso dispositivo de teste (um Pixel 2 XL), o EQ funciona nos alto-falantes do telefone, mas as opções para aumento de graves e som surround não serão ativadas até que um par de fones de ouvido ou alto-falantes seja conectado ou sincronizado por Bluetooth.

Se você acessa as configurações dentro do Google Play Music, mas não consegue ver um equalizador nas configurações, há algumas opções para adicionar ao seu dispositivo através da Play Store:

  • O equalizador é, de várias maneiras, o aplicativo que você deseja se o seu telefone não incluir um equalizador suficientemente poderoso para o seu gosto. Embora o aplicativo permaneça sem atualizações há vários anos (desde 2014), ainda existem vários motivos pelos quais você deve usá-lo. Por um lado, o design visual, embora datado, consegue aguentar o suficiente contra a maioria dos outros equalizadores desta lista. O aplicativo fornece várias predefinições que permitem alterar automaticamente como sua música soa em tempo real. Não há anúncios para falar aqui, embora alguns dos recursos mais avançados, incluindo o ajuste fino do gráfico de EQ, estejam bloqueados atrás de um paywall. A idade deste aplicativo significa que ele pode não funcionar em telefones mais recentes, por isso é importante experimentar os recursos antes de pagar por uma atualização. Não esperamos que o Equalizer veja nenhuma atualização futura neste momento, mas continua sendo uma oferta sólida na Play Store.
  • O Equalizer + Pro ocasionalmente parece um sucessor do Equalizer, atualizado e com uma interface de usuário mais limpa e moderna. Embora exista uma versão gratuita, recomendamos a versão Pro de US $ 2, 99 do aplicativo, que oferece a experiência sem compras ou compras no aplicativo. Além do modo Bass Boost, o Equalizer + Pro inclui um visualizador que reproduz junto com o fluxo de áudio, um modo de DJ que remove as lacunas entre as músicas (dependendo do player) e a capacidade de salvar suas predefinições personalizadas. Tudo isso além do equalizador de 7 bandas ao qual você obtém acesso com a versão gratuita, juntamente com as 10 predefinições fornecidas no aplicativo. No geral, achamos que o Equalizer + Pro é uma oferta sólida em termos do que você está obtendo pelo custo e vale o investimento.
  • O Equalizer FX é como a versão moderna do Equalizer, apresentando um equalizador básico e fácil de usar em um pacote limpo e no estilo do Google. O aplicativo básico fornece um equalizador de cinco bandas, assim como a versão padrão do Google, que permite ajustar a força dos graves e agudos. O Equalizer FX inclui 12 predefinições diferentes, uma boa quantia pelo preço inicial de US $ 1, 99 e permite que você defina vários widgets na tela inicial para controlar seu som sem precisar abrir o aplicativo. Um aprimorador de volume pode ajudar em um avião ou quando você está cortando a grama, o que é uma ótima notícia para quem trabalha fora enquanto ouve música. Se houver uma reclamação importante sobre o Equalizer FX, é a falta de suporte para bandas de áudio adicionais, algo que os fãs do aplicativo parecem desejar ser padrão. Ainda assim, este é um aplicativo limpo, bem projetado e perfeito para quem está começando a empatar.
  • O Music Volume EQ é um equalizador sólido, embora um pouco abaixo do esperado, que usa um design ckeuomórfico para se parecer com os equalizadores que você encontrará em um estúdio profissional. O aplicativo inclui um equalizador padrão de cinco bandas, como o Equalizer FX e o Android EQ, juntamente com um típico aumento de graves e um controle de ganho para aumentar o volume. Existem algumas configurações adicionais que permitem ajustar a aparência do aplicativo, e um visualizador de música ajuda a determinar se uma frequência está atingindo o pico ou não. Um widget útil pode permitir que você controle o som diretamente da tela inicial, o que evita que você mergulhe no aplicativo para corrigir uma configuração. Infelizmente, o aplicativo é suportado por anúncios sem a opção de pagar para remover os anúncios. O Music Volume EQ sugere o uso de fones de ouvido Bluetooth com o aplicativo; portanto, se você é proprietário de um telefone sem um conector para fones de ouvido, pode ser o mais útil do grupo.

Com cada equalizador, você deve garantir que ele funcione com o aplicativo de música de sua escolha antes de pagar por uma atualização. Se você comprar um equalizador que não funciona com seu player, lembre-se de que o Google Play permitirá que você devolva um aplicativo pago nos primeiros quinze minutos da compra na maioria dos casos.

Ouvindo sua música

Você escolheu seu telefone. Você escolheu seu aplicativo de música e optou pelo empate. Mas agora que é hora de ouvir sua música, você pode perceber que não está nem perto de terminar de decidir quais configurações escolher e quais ignorar. Você deve usar fones de ouvido com fio ou mudar para um aparelho habilitado para Bluetooth? Se você deseja transmitir suas músicas pela Internet em vez de ouvir localmente, precisará escolher um serviço que ofereça o melhor áudio - mas qual deles? Você deve comprar um receptor Bluetooth para o sistema de alto-falantes domésticos transmitir do seu telefone ou o Chromecast Audio é a melhor opção? Tudo isso e muito mais é respondido abaixo, então vamos explorar as melhores maneiras de ouvir música no Android!

Com fio x sem fio

Para alguns usuários, você pode não ter muita escolha quando se trata de ouvir sua música. Os proprietários do Moto Z2 Play ou do Google Pixel 2 podem optar por usar fones de ouvido com fio, mas terão que fazer isso ao custo da porta de carregamento USB-C. Ainda assim, escolher entre áudio com e sem fio é basicamente uma escolha que todo proprietário de smartphone pode fazer, independentemente de possuir um novo Pixel 2 XL ou um Galaxy S8 +. Se você deseja escolher entre escolher um novo conjunto de fones de ouvido com fio ou cortar completamente o cabo, aqui estão os prós e os contras de cada opção:

Com fio

Os fones de ouvido com fio estão disponíveis em qualquer faixa de preço, de US $ 9 a US $ 999, dependendo do conjunto escolhido para o uso diário. Os benefícios de usar fones de ouvido com fio são óbvios e notáveis. O fone de ouvido de 3, 5 mm existe há quase um século, e é uma versão em miniatura da tecnologia que remonta a 1878. Embora o argumento da idade tenha sido usado pela Apple e outras empresas para argumentar sobre o avanço do conector, a onipresença de um adaptador de fone de ouvido padrão significa que está em tudo. Desde o fone de ouvido do laptop até a porta auxiliar do carro, quase todos os dispositivos ou itens de tecnologia que você possui hoje têm algum tipo de suporte para a porta de 3, 5 mm. Isso também significa que todas as lojas da esquina e postos de gasolina têm fones de ouvido de 3, 5 mm disponíveis para uso, se você esquecer seus fones de ouvido no caminho para a academia.

Como mencionado, o preço dos fones de ouvido também é notável. Você pode obter um som bastante sólido por pouco dinheiro. Alguns fones de ouvido de US $ 20 parecem realmente fantásticos (e outros, é claro, terríveis) e, por menos de US $ 100, você pode pegar alguns fones de ouvido incríveis. Para quem prefere fones de ouvido intra-auriculares, o modelo ATH-M50x da Audio-Technica é lendário por seu equilíbrio de som e pode ser adquirido por menos de US $ 150. A linha de fones de ouvido de estúdio da Sennheiser é um pouco mais cara, mas soa tão bem e vem com algumas opções de design premium. Obviamente, os fones de ouvido que você decide usar são realmente uma escolha pessoal, mas a variação existe, permitindo que qualquer pessoa encontre o ajuste, o conforto, o estilo e o som certos em sua faixa de preço definida.

Tudo isso não significa que os fones de ouvido com fio de 3, 5 mm sejam perfeitos. Por um lado, o tamanho geral da porta pode ser um problema. Ele ocupa uma parte das partes internas do seu dispositivo que pode ser usada para tudo, desde capacidade adicional da bateria até diferentes adaptadores e motores de vibração. O comprimento do adaptador também significa que puxar o cabo acidentalmente pode danificar permanentemente a porta. Também existem argumentos que poderiam ser feitos em relação à idade da porta, tornando-a obsoleta, e a mudança para o áudio digital via USB-C pode ser vista como uma melhoria, mas o áudio digital pode trazer uma série de problemas próprios, incluindo a possibilidade de fluxos de áudio controlados por DRM. Ainda assim, aos olhos da maioria, os fones de ouvido analógicos de 3, 5 mm ainda são o padrão-ouro de qualidade e preço acessível, e, se você tiver sorte, às vezes os dois.

Sem fio

Você já correu enquanto usava fones de ouvido comuns ou tenta se exercitar na academia, levantando pesos e sendo bombeado para Big Sean? Não é como se os fios tornassem a atividade física impossível, mas depois de experimentar o áudio sem fio na academia, você não vai querer voltar. A capacidade de manter o telefone na mão ou nas proximidades, enquanto você estiver em um banco, vale o trabalho de emparelhar um telefone por Bluetooth. É uma daquelas coisas que parece tão leve, mas depois de experimentar, você não vai querer voltar.

Os fones de ouvido Bluetooth geralmente caem de preço. Fones de ouvido como Anker ou SoundPEATS podem ser comprados por US $ 15 a US $ 40 na Amazon, cada um com sua própria função ou recurso específico. A duração da bateria também está melhorando nos modelos de "fones de ouvido", que normalmente têm um pedaço de plástico enrolado no pescoço ou um simples fio passando entre os dois fones de ouvido. Os modelos mais novos podem atingir até 7 ou 8 horas de duração da bateria. Anker, em particular, é muito bom no jogo de duração da bateria. Enquanto a maioria dos modelos de neckbud atinge cerca de oito horas de duração da bateria, o modelo Anker SoundBuds Curve possui uma bateria de 12, 5 horas, o suficiente para passar por um dia inteiro de trabalho de 8 horas e um treino de uma hora na academia. Coisas bastante sólidas, considerando todas as coisas. A qualidade do áudio também melhorou nesses modelos; não é nada surpreendente e certamente pode ser derrotado por um par bom e bem avaliado de fones de ouvido com fio, mas se você está acostumado a comprar os fones de ouvido JVC Marshmallow no Walmart por US $ 10 ou mais, pagar US $ 10 extras pelos modelos sem fio vai render você uma qualidade de áudio semelhante.

Infelizmente, os modelos que não usam gargantilhas não fizeram muito progresso na área de duração da bateria, e o som deles também é bastante terrível. Realmente, apenas os Airpods da Apple obtiveram sucesso como fones de ouvido completamente sem fio, com a maioria dos modelos concorrentes apresentando algumas falhas (conexões ruins entre o canal esquerdo e direito, duração terrível da bateria, som abismal ou qualidade do microfone), e considerando que a maioria dos As vantagens de possuir o Apple AirPods de US $ 159 não funcionam fora do iOS e do MacOS, o que significa que são amplamente inúteis para os dispositivos Android. E enquanto você pode pegar fones de ouvido sem fio com classificações de duração de bateria de 8 horas e fones de ouvido sem fio com classificações de duração de bateria de mais de 20 horas, ainda será necessário adicionar outro gadget à sua lista de itens a serem carregados toda noite. E se você esquecer de carregar os fones de ouvido antes de ir para a academia, será um longo prazo para você.

Por fim, os fones de ouvido com fio representam uma experiência mais fácil, mais acessível e com melhor som, mas em determinadas circunstâncias, mudar para fones de ouvido sem fio Bluetooth completos pode realmente ser uma troca decente. A qualidade do som não é tão problemática quanto você imagina quando se trata de usar fones de ouvido com ou sem fio, e embora o Bluetooth não tenha atingido os patamares esperados de um ótimo par de fones de ouvido com fio ( ou mesmo fones de ouvido), o abismo que divide os dois fechou-se consideravelmente na última meia década. Não é irreal usar fones de ouvido Bluetooth como seus drivers diários, embora você precise lidar com o aumento no tamanho e nos hábitos de cobrança de mudar para um novo conjunto de botões.

Local vs Streaming

Em 2018, uma enorme porcentagem de música é ouvida nas opções de streaming. Entre o nível gratuito de desktops suportado por anúncios do Spotify (com streaming móvel limitado e planos baratos de US $ 5 / mês para estudantes com acesso ao Spotify Premium e Hulu), o domínio da Apple Music no iOS e outros concorrentes como o Google Play Music (que oferece nuvem gratuita) uploads de toda a sua biblioteca local), Pandora e Tidal, não faltam opções de streaming de música no mercado hoje. Mas eis o seguinte: dependendo das configurações de streaming e do serviço em que você está ouvindo suas músicas, você pode estar sacrificando uma quantidade de qualidade de som para usar dados para ouvir suas músicas. Já discutimos a reprodução local acima, portanto, lembre-se de que a reprodução local pode depender em grande parte de vários fatores, incluindo o formato de taxa de bits e compactação. Dito isto, se você estiver copiando suas músicas de CDs ou baixando versões sem perdas de músicas de lojas como HDTracks, deverá descobrir que a qualidade do som é reproduzida no seu dispositivo, principalmente se estiver usando um aplicativo de reprodução local sólido como o Poweramp, será melhor do que um serviço de streaming jamais poderia sonhar.

Ainda assim, o streaming de música é a maneira como as pessoas ouvem música em 2018, então aqui está um resumo rápido dos serviços mais populares e se eles são conhecidos por terem uma qualidade de áudio particularmente forte no Android:

  • Spotify: um substituto do YouTube para muitos estudantes universitários e funcionários de escritórios, o Spotify se tornou o player de música padrão para milhões de usuários devido ao seu nível gratuito. Pergunte a qualquer usuário do Spotify, no entanto, e eles admitirão abertamente que o aplicativo vem com seu quinhão de limitações. Se você estiver usando a versão gratuita do Spotify na área de trabalho, seu áudio será definido para 160kbit / s usando o formato Ogg Vorbis. No Android, no entanto, sua qualidade de áudio será definida como "Normal", limitada a apenas 96kbit / s no Ogg Vorbis. Isso não é terrível, e como o Spotify usa o Ogg Vorbis, é provável que você ouça uma qualidade melhor do que um MP3 de 96kbit / s, mas precisará pagar para ter acesso a um áudio melhor. No plano Premium, o Spotify pode transmitir e baixar até 320kbit / s no modo Extreme no formato Ogg Vorbis. Não haverá qualidade sem perdas, mas haverá um aumento notável na qualidade em relação a algo como, por exemplo, o modo Normal.
  • Google Play Music: como o aplicativo de música padrão no Android, é mais provável que os usuários do Play Music se inscrevam no serviço do que um usuário do iOS. Aqui estão as boas notícias: como o Spotify, o Google Play Music alterna as configurações para níveis de qualidade de música, tanto para streaming quanto para músicas baixadas. Definir a opção como Alto ou Sempre alto parecerá melhor que a qualidade Normal ou Baixa, mas, ao mesmo tempo, o aplicativo faz um trabalho muito ruim para ilustrar o que você deve esperar do nível de qualidade. Em geral, a configuração alta soou semelhante à opção Extreme no Spotify (320kbit / s), e você pode assumir que a taxa de bits é idêntica, se não for semelhante.
  • Apple Music: graças à capacidade de sincronizar sua biblioteca do iTunes através da nuvem, o Apple Music tem seu quinhão de fãs no Android. O aplicativo talvez não seja ideal para quem procura uma experiência perfeita e exclusiva para Android, mas aqui estão as boas notícias: a qualidade não afunda nos níveis típicos de qualidade do iOS. Os produtos da Apple, do iPod ao iPhone, nunca foram sobre áudio de alta fidelidade - talvez a Apple tenha deixado isso nos anos 90 com o fracassado Apple Hi-Fi - mas a qualidade geralmente está acima da média do serviço de música. Diferentemente do Google e do Spotify, a Apple não permite que seus usuários de serviços de música alterem o nível de qualidade da música transmitida, mantendo-a a uma taxa de bits perfeitamente aceitável de 256kbit / s com codificação AAC.

  • Tidal: todo o ponto de venda da Tidal sempre foi sua qualidade de áudio, supostamente oferecendo um prêmio muito mais alto do que o Spotify e o Apple Music. Por seu plano padrão de US $ 9, 99, você obtém acesso a um fluxo de 320kbit / s codificado em AAC, que soará melhor do que as ofertas do Spotify usando o Ogg Vorbis. Dito isto, se você realmente gosta do som da sua música de streaming, precisará desembolsar seu dinheiro pelo plano de "Hi-Fi" de US $ 19, 99 por mês. Enquanto o dobro do preço do plano de streaming padrão nesta lista, você terá acesso às faixas FLAC e ALAC e streaming e baixado a uma fantástica taxa de download de 1411kbit / s. Verifique se você possui fones de ouvido ou alto-falantes que possam tirar proveito dessa qualidade de áudio antes de ir para o nível Hi-Fi.
  • YouTube: o YouTube enfatiza há muito tempo sua influência no streaming de música, como evidenciado por sua criação do aplicativo YouTube Music, pela capacidade do YouTube Red de salvar músicas offline e pela inclusão de vídeos do YouTube no Google Play Music. Aqui está o problema com o YouTube quando se trata de ouvir música: como a qualidade do conteúdo depende do remetente e do arquivo que eles usam, você provavelmente nunca encontrará nada melhor do que um upload de música padrão de 320kbit / s (se houver) . Mesmo que um vídeo contenha uma versão sem perdas de uma música seja carregado para o serviço, o mecanismo de compactação do YouTube provavelmente reduzirá a qualidade do áudio. A maneira de procurar o melhor áudio no serviço é procurar vídeos enviados em 1080p ou superior. No YouTube, melhor qualidade de vídeo também é igual a melhor qualidade de áudio; se você não acredita em nós, assista a um vídeo de 240p e ouça a compressão do som. Ainda assim, para quem procura uma qualidade de som consistente, é melhor procurar além do YouTube.
  • Pandora: O serviço original de streaming de áudio gratuito da Web, Pandora, expandiu de uma transmissão de rádio na Internet para uma substituição completa do Spotify. Enquanto muitos usuários deixaram o serviço de rádio para trás, alguns são resistentes a mudanças e permanecem com o mecanismo de recomendação clássico da Pandora. Infelizmente, precisamos aconselhar que aqueles que procuram qualidade de áudio em seus fluxos no Android ignorem o Pandora por enquanto. O nível mais alto de áudio no celular, mesmo com o plano premium de US $ 9, 99 da Pandora, fornece aos usuários apenas áudio de 192kbit / s. A Pandora disse à PC Mag em setembro que os fluxos de 320kbit / s no celular estavam a caminho, mas por enquanto, use um dos outros serviços que fornecem fluxos de áudio com maior fidelidade.

Se você está procurando uma resposta simples, nossa sugestão aqui é manter o Spotify, que oferece boa qualidade a um preço justo, ou saltar direto para o plano premium da Tidal, se você estiver procurando a melhor qualidade possível. Dito isso, praticamente todos os padrões modernos fora do Pandora (e o YouTube, que é outra história) oferecem fluxos de 320kbit / s, para que você possa seguir seu plano atual, se desejar.

Bluetooth vs. transmissão

Quando falamos em ouvir música sem fio, 99% do tempo nos referimos ao Bluetooth, mesmo que não seja explicitamente esclarecido. Mas o Bluetooth, embora seja a principal interface sem fio que a maioria dos consumidores se usa no dia a dia, não é o único padrão de áudio no mercado atualmente. Embora você não possa usá-lo enquanto estiver no metrô ou no trabalho, o padrão do Google Cast é uma excelente maneira de ouvir música em sua casa com alto-falantes compatíveis com o Cast ou, exceto por isso, um adaptador Chromecast de US $ 35. Embora tenha sido originalmente projetado para conteúdo como Netflix e YouTube, o sistema Cast do Google realmente soa muito bem, desde que você não esteja espelhando diretamente a tela do dispositivo na rede. Em 2015, dois anos após o lançamento dos dispositivos Chromecast originais, o Google lançou o adaptador Chromecast de segunda geração, juntamente com um novo dispositivo: o Chromecast Audio, um pequeno adaptador em formato de registro com uma porta de saída auxiliar que se conecta aos alto-falantes existentes.

Há vários motivos para confiar no Cast over Bluetooth para o seu sistema estéreo doméstico, embora seja importante lembrar que o próprio dispositivo requer uma rede Wi-Fi para funcionar corretamente. No entanto, depois de superar essa lombada, é provável que você encontre o Cast um sistema muito mais gratificante:

  • Uma unidade do Chromecast Audio está, desde que esteja sempre conectada, sempre ligada e disponível. Embora você precise trabalhar para garantir que o estéreo esteja sempre ligado quando necessário - sugerimos um Google Home Mini e um plugue inteligente que permita ativar o estéreo com sua voz - você encontrará o dispositivo é muito mais confiável que o Bluetooth. Sem sincronização, sem ligar, sem botões de retenção. Isso simplesmente funciona.
  • Por falar em sincronização, desde que você esteja conectado à mesma rede Wi-Fi do seu Chromecast ou Chromecast Audio, verá que seu telefone está sempre pronto para se conectar ao seu aparelho de som. A maioria dos principais aplicativos de música, incluindo os listados acima e os principais serviços de streaming, tem algum nível de suporte para streaming de música do telefone para o conjunto de alto-falantes. Um modo visitante também facilita a conexão de qualquer pessoa, em sua rede ou não, ao seu dispositivo. Em festas ou feriados, é ideal para transmitir conteúdo.
  • Se o seu aplicativo não tiver suporte direto para o Chromecast, a unidade de áudio do Chromecast permitirá transmitir qualquer som do seu telefone sem problemas. Na verdade, é bem legal: ao contrário da unidade tradicional do Chromecast, a unidade de áudio pode concentrar todo o seu poder de processamento na transmissão do áudio, o que significa que não há grandes problemas de som na hora de transmitir o áudio de aplicativos não suportados, incluindo o Amazon Prime Music (ou Música ilimitada) e Apple Music.
  • Por falar em qualidade de áudio, você provavelmente verá que o Chromecast e o Chromecast Audio soam melhor que o seu receptor Bluetooth comum. Isso não quer dizer que os alto-falantes Bluetooth não possam competir com a qualidade do som, mas se você estiver procurando o melhor som sem fio para o seu conjunto de alto-falantes em casa, convém usar o Chromecast e, mais especificamente, Áudio do Chromecast.

A maior queda no padrão de áudio do Chromecast é a dependência do Wi-Fi, mas, ao mesmo tempo, isso também faz algum sentido. Como mencionado acima, os recursos de WiFi significam que o dispositivo está sempre pronto para funcionar, sem a necessidade de sincronizar ou reconectar ao telefone. Em vez de transmitir a partir do seu dispositivo, o Chromecast simplesmente pega um URL personalizado com o conteúdo solicitado na Internet e começa a reproduzir esse conteúdo no seu dispositivo, capaz de ser controlado com o telefone ou com o Google Assistant. O maior problema com o Chromecast vem do seu esquecimento ocasional; porque seu dispositivo não está realmente tocando música, o Android às vezes esquece que algo está sendo reproduzido em sua rede. O áudio continuará sendo reproduzido, mas pode ser difícil ou frustrante reconectar-se ao dispositivo. Ainda assim, o Chromecast oferece uma experiência sem fio superior ao Bluetooth, desde que você esteja transmitindo em uma área com suporte a WiFi. É uma opção sólida para quem procura um padrão melhor que o Bluetooth, mas esqueça de pegar um par de fones de ouvido compatíveis com Cast.

***

Se não for aparente, muitos fatores diferentes contribuem para melhorar sua experiência de áudio no Android. Do aplicativo de música que você usa, aos fones de ouvido (e com ou sem fio), ao telefone que você tem na mão, existem inúmeras variáveis ​​que podem mudar sua experiência para melhor - ou para pior. Para o consumidor médio, muito disso pode parecer um exagero. Você provavelmente não precisa pagar por uma conta Hi-Fi da Tidal, nem precisa comprar um LG V30 sobre outros smartphones no mercado hoje. A maioria dos consumidores pode ouvir áudio de qualidade escolhendo um par decente de fones de ouvido com fio, garantindo que seus serviços de streaming estejam altos (ou garantindo que você esteja usando faixas de áudio com uma taxa de bits de 320kb / s, se não planeja usar um serviço de streaming).

Apenas 20 anos atrás, a qualidade do áudio das faixas digitais era terrível, exigindo o uso de software caro para extrair conteúdo de CDs ou o download de faixas com baixa taxa de bits em lojas de música on-line como a Ritmoteca ou, com um pouco menos de legalidade, o Napster. Aumentos na fidelidade digital, juntamente com conexões mais rápidas à Internet e melhorias nos dispositivos móveis, tornaram possível levar suas músicas favoritas com você em qualidades mais altas. Mesmo que você decida não atualizar para um LG V30 com fones de ouvido de US $ 500 e o plano Tidal mais caro, ainda estará obtendo um áudio melhor do que nunca, graças às melhorias na qualidade de vida do áudio. E, francamente, o aumento geral na qualidade do áudio para consumidores médios é uma ótima notícia para a indústria da música. Enquanto muitas pessoas ainda usam seus fones de ouvido da Apple ou confiam nos fones de ouvido incluídos na caixa, mais e mais usuários estão prestando atenção à qualidade básica da música. Isso é bom para a indústria, bom para músicos e, acima de tudo, bom para pessoas que gostam de chips, som de qualidade.

Como obter o melhor som do seu telefone Android (aplicativos, equalizadores e muito mais)