Anonim

Deve-se observar antecipadamente que esse método abrange apenas os softwares registrados em Adicionar / Remover no Windows . Outros softwares (como PuTTY ou JkDefrag, que são executáveis ​​independentes) não aparecerão em uma lista como esta. Mas se estiver em Adicionar / Remover, será.

Por que você quer fazer isso?

Existem várias boas razões:

  • Você planeja atualizar do XP para o 7 e precisa de uma lista completa de todos os seus softwares para reinstalação após a instalação do 7.
  • Você vai comprar outro computador e deseja cloná-lo o mais próximo possível do seu computador antigo, da maneira manual; isso requer uma lista completa de aplicativos instalados.
  • Você planeja fazer um backup de todo o software instalado e deseja uma lista simples e agradável para facilitar esse processo.

Tenho certeza que você pode pensar em mais alguns. A capacidade de gerar uma lista como essa será útil de tempos em tempos.

Em quais versões do Windows isso deve funcionar?

Sabe-se que isso funciona no XP, Vista e 7. Até o Win2000, eu não testei porque não o tenho - mas se você tiver, sinta-se à vontade para testar e postar em um comentário abaixo, se trabalhou ou não.

Como isso é feito

Esta é mais uma instância em que iremos à linha de comando do bom e velho para fazer as coisas.

No XP: Iniciar, Executar, digite cmd, pressione Enter.

No Vista / 7: Logotipo do Windows, digite cmd na caixa de pesquisa, clique com o botão direito do mouse em cmd na lista acima, Executar como Administrador.

Quando a janela preta do prompt de comando aparecer, digite o comando:

MKDIR C: MyList

..e pressione Enter.

(Nota: não coloque um espaço no título da pasta. Digite como MyList e não My List )

Então digite:

wmic

..e pressione Enter.

No XP, você provavelmente receberá um aviso informando que "o wmic está sendo instalado" se você nunca executou esse comando antes. Caso isso ocorra, aguarde um momento ou dois enquanto ele se instala.

Não existe esse aviso no Vista / 7.

Seu prompt de comando será alterado para:

wmic: raiz / cli>

Em seguida, o que faremos é criar um arquivo de texto simples na raiz do C que possamos abrir com o Bloco de Notas quando gerado.

Digite o seguinte comando e pressione enter:

/output:C:MyListlist.txt produto obter nome, versão

Preste muita atenção às barras e espaçamento. / output é uma barra. C: MyList … e assim por diante usa barras invertidas. Observe também que name, version não possui espaços entre essas palavras separadas pela vírgula.

O tempo necessário para criar esta lista depende da quantidade de itens que você instalou, mas não deve demorar mais de um minuto para ser concluído. Durante esse período, a luz do seu disco rígido ficará ativa enquanto a lista estiver sendo escrita.

Quando terminar, aparecerá uma nova linha que simplesmente indica:

wmic: rootcli>

Nesse ponto, digite:

Saída

..e pressione enter.

É assim que a janela do prompt de comando deve aparecer neste ponto do Vista / 7:

No XP, seria algo parecido com isto:

Neste ponto, digite (novamente):

Saída

..e pressione Enter. A janela do prompt de comando será fechada.

Agora temos que abrir nosso arquivo de texto recém-criado para ver o que há lá.

Clique em Iniciar (ou logotipo do Windows), Executar , digite C: MyList e clique em OK. Isso parecerá assim:

Uma janela do Windows Explorer será aberta. O único arquivo deve haver list ou list.txt . Clique duas vezes no arquivo de texto para abri-lo. Você deve ver algo assim:

A partir daqui, você pode examinar a lista e, quando terminar, feche o Bloco de Notas. O arquivo da lista pode ser copiado ou movido para qualquer lugar que você quiser ou deixado como está.

Nota importante:

Se você quiser seguir esse processo periodicamente no mesmo PC, poderá pular o “MKDIR C: MyList” na segunda vez e em cada instância depois disso, pois você já terá criado essa pasta anteriormente (ou seja, a menos que você a exclua. ) Qualquer arquivo list.txt antigo será substituído pelo novo.

Como gerar uma lista de todos os programas instalados no seu PC