Não é necessário preencher seu espaço de armazenamento no Android, especialmente se você tiver um telefone que vem com 8 ou 16 GB de espaço direto da caixa. Depois de subtrair o espaço do sistema operacional desses números, isso não deixa muito para aplicativos, fotos e vídeos.
Depois de começar a carregar seus aplicativos favoritos e a tirar belas fotos e vídeos, as coisas começam a ficar lotadas rapidamente. Nesse período, você pode estar percebendo coisas como o telefone atolar, reinicializações aleatórias e outros erros ou falhas. Além do sistema operacional ocupar espaço, é necessário que haja espaço livre para o Android funcionar livremente. Sem o espaço, você começa a ter problemas como acabamos de abordar.
Portanto, com apenas 8 ou 16 GB de espaço, como você libera espaço suficiente para armazenar seus aplicativos, fotos e vídeos favoritos com sobra suficiente para o Android? Não é impossível, especialmente com os recursos das versões recentes do Android. Aqui está como.
Android Oreo e superior
Problemas de armazenamento como os descritos acima foram problemáticos nas versões anteriores do Android, mas agora com o Android 8.0 Oreo, as coisas se tornaram mais eficientes. No Oreo, o Android agrupa tudo em categorias. Por exemplo, na sua opção Armazenamento, haverá uma categoria Fotos e Vídeos, que mostra não apenas as fotos e vídeos acumulados no espaço, mas também os aplicativos relacionados a fotos e vídeos (por exemplo, o Google Fotos).
Dito isto, o Google não pode encaixar tudo em uma categoria específica. É para isso que servem as categorias Outros aplicativos e arquivos e essas são provavelmente as categorias nas quais você encontrará a maior quantidade de exclusão de conteúdo (é tão simples quanto entrar nessas categorias e encontrar conteúdo que você pode se livrar).
Além disso, o Android 8.0 Oreo possui um novo recurso interessante para se livrar de dados inúteis. Sob a configuração de armazenamento, há um botão Liberar espaço . Depois de tocar neste botão, o Android exibe uma longa lista de downloads, fotos e vídeos que já foram copiados (portanto, não precisam ser armazenados localmente) e aplicativos usados com pouca frequência. O Android não se livra disso automaticamente, você precisa verificar o que deseja excluir e, em seguida, selecionar o botão Liberar para se livrar de todo esse conteúdo. Ele mostrará quanto espaço você está liberando ao lado desse botão.
Talvez isso não tenha liberado espaço suficiente para você. Dito isso, teremos que passar por aplicativos manualmente e garantir que eles não ocupem muito espaço. Alguns aplicativos podem acumular muitos dados ao longo do tempo - principalmente serviços de fluxo -, portanto, o cache e os dados precisam ser limpos manualmente. Basta clicar nos aplicativos, como o Pandora, e selecionar os grandes botões azuis Limpar dados e Limpar cache .
Os processos descritos acima são semelhantes no Android 7.0 Nougat e inferior; no entanto, o Nougat não possui o botão elegante Liberar espaço . Você precisará analisar seus aplicativos individualmente e verificar a quantidade de espaço que eles estão ocupando.
Fotos, vídeo e a nuvem
Se você ainda não percebeu, as fotos e o vídeo ocupam muito espaço, especialmente as fotos com a maior definição possível. As fotos geralmente ficam com alguns megabytes cada, mas quando você começa a acumular centenas e depois milhares de fotos, isso ocupa muito espaço.
Uma maneira de liberar espaço nessa área é usando o Google Fotos, que permite enviar suas fotos e vídeos para a nuvem. Você nunca precisará armazenar fotos e vídeos localmente novamente. Se você ainda não possui o Google Fotos no seu telefone, faça o download aqui gratuitamente.
Após o download, abra o aplicativo e, se solicitado, faça login com sua Conta do Google.
Em seguida, toque no botão Menu próximo à parte superior do aplicativo e navegue até as opções de Configurações. Em seguida, clique em Backup e sincronização .
Aqui, é fácil enviar todas as suas fotos e vídeos para a nuvem. Basta ativar ou desativar o controle deslizante Backup e sincronização . Ao ativá-lo, o Google começará a fazer backup automático de todas as suas fotos e vídeos na nuvem. E não se preocupe, nada disso ocupará seu espaço no Google Drive. É tudo armazenamento gratuito.
Agora, podemos nos livrar das cópias do dispositivo de nossas fotos e vídeos. Selecione as fotos que foram copiadas (você também pode selecionar por álbum para acelerar o processo) e, na parte superior, selecione o ícone do menu de três pontos. Por fim, toque no botão que diz Excluir cópia do dispositivo . Suas fotos e vídeos locais são excluídos para sempre, mas a versão do Google Photo permanece na nuvem, da qual você pode extrair e visualizar na nuvem sempre que quiser.
Se você seguiu as etapas do Android 8.0 Oreo, talvez já tenha tentado se livrar das cópias de suas fotos e vídeos do dispositivo. No entanto, o botão Liberar espaço fornece apenas uma rápida verificação de fotos e vídeos que já foram copiados, mas não são exibidos em toda a sua biblioteca. Dito isso, você pode precisar acessar o Google Fotos e verificar se suas cópias do dispositivo foram excluídas.
Não é um fã do Google Fotos? Você também pode transferir fotos e vídeos para outras soluções de armazenamento em nuvem, como o Dropbox.
Use um cartão SD
Atualmente, existem muitos smartphones que vêm com slots para cartão microSD. O cartão microSD estava desaparecendo nos telefones, mas devido à demanda popular, eles estão voltando, mesmo nos telefones principais. Se o seu telefone tiver um slot para cartão microSD, podemos expandir nosso armazenamento exponencialmente - você pode mover fotos, vídeos, músicas e, dependendo da sua versão do Android, até aplicativos! Se você ainda não possui um cartão microSD, pode buscá-lo aqui.
O tamanho do armazenamento que você compra depende do suporte do seu telefone. Atualmente, a maioria dos telefones principais suporta 256 GB ou mais, mas entre on-line e verifique. Se você quiser adicionar apenas alguns gigabytes, um cartão microSD de 32 GB ou 64 GB funcionará muito bem e não custará mais de US $ 10 ou US $ 20.
Depois de obter seu cartão microSD e jogá-lo no slot para cartão microSD, se você tiver o Android 6.0 Marshmallow ou superior, formate-o como armazenamento portátil ou interno. Depois disso, conecte seu telefone ao computador, entre no sistema de arquivos do seu File Explorer e, em seguida, você pode simplesmente arrastar ou cortar os arquivos no seu cartão microSD.
Movendo aplicativos para o cartão SD
Você também pode mover muitos dos seus aplicativos Android para o seu cartão microSD. Depois de configurá-lo como armazenamento portátil ou interno, se você estiver no Android 6.0 Marshmallow ou superior, o Android oferecerá a transferência automática de alguns dados para o cartão SD. Quando você seleciona essa opção, o Android move aplicativos de forma inteligente para o cartão SD (aplicativos que fazem mais sentido). Você pode dizer para mover os aplicativos agora ou pode seguir esse processo novamente mais tarde. Se você optar por mover seus arquivos e aplicativos, o Android informará quanto espaço de armazenamento você está liberando.
Vale ressaltar que, se você formatou seu cartão microSD como armazenamento interno, não poderá mover aplicativos manualmente. É tudo um processo automático neste momento.
Se você estiver em uma versão do Android com mais de 6.0 Marshmallow, poderá mover alguns aplicativos para o Android usando as opções internas (novamente, apenas alguns aplicativos). Para fazer isso, você entra na sua configuração de armazenamento e percorre os aplicativos um por um, procurando um botão que diga algo ao longo das linhas de Mover para o cartão SD . Ele moverá o máximo de dados do aplicativo quanto o cartão microSD, além de alguns dados em cache.
Encerramento
Como você pode ver, liberar espaço de armazenamento no Android é fácil, mas pode ser um processo envolvido. Seguindo as etapas acima, você poderá liberar espaço de armazenamento suficiente para que o Android funcione como manteiga novamente ou pelo menos liberar espaço para outro conteúdo que você queira consumir. Você tem suas próprias dicas? Não deixe de comentar na seção de comentários abaixo!