O Google Drive é um dos principais fornecedores de armazenamento em nuvem, onde você pode salvar arquivos que, de outra forma, estariam no seu HDD. Uma conta gratuita do Google Drive oferece 15 GB de armazenamento, o que é muito bom se comparado a outras alternativas. Para mais espaço de armazenamento no Google Drive, é necessária uma assinatura mensal de US $ 1, 99. No entanto, existem várias maneiras de preservar o espaço no arquivo para garantir que o armazenamento na nuvem do GD fique mais lento.
Consulte também o nosso artigo Como usar o Microsoft OneDrive
Como verificar o armazenamento do Google Drive
Primeiro, verifique quanto armazenamento do Google Drive você gastou abrindo sua conta GD no navegador da web. Pressione o botão Atualizar armazenamento à esquerda da página da sua conta para abrir o gráfico de pizza na foto abaixo. Isso mostra a quantidade de armazenamento em nuvem que você usou em termos percentuais.
Em seguida, você pode clicar em Exibir detalhes abaixo do gráfico de setores circulares. Isso abrirá a pequena janela abaixo, que mostra mais detalhes de armazenamento. A janela destaca que o armazenamento em nuvem é compartilhado entre o Google Drive, Gmail e Fotos. Assim, os e-mails e imagens do Gmail salvos em Fotos também ocupam o espaço de armazenamento da GD.
Aparar armazenamento de imagem e email
Como as imagens e os emails podem desperdiçar o armazenamento do GD, você pode liberar bastante espaço excluindo os emails do Gmail e reduzindo a resolução das fotos. Primeiro, abra o Gmail e exclua e-mails desatualizados. Digite 'has: attachment' na caixa de pesquisa do Gmail para pesquisar e apagar e-mails com anexos. Os emails na lixeira também desperdiçam espaço de armazenamento e você pode apagá-los selecionando Mais > Lixeira e clicando em Esvaziar lixeira agora .
Você não precisa excluir imagens em Fotos para liberar espaço de armazenamento GD. Em vez disso, abra o Google Fotos e clique no botão Menu principal na parte superior esquerda da página. Selecione Configurações para abrir as opções mostradas na captura instantânea diretamente abaixo.
Lá você pode selecionar uma opção de alta qualidade (armazenamento ilimitado gratuito) . Isso comprime efetivamente as imagens da resolução original, mas as imagens compactadas não consomem nenhum armazenamento do Google Drive. Portanto, selecione essa configuração e envie todas as suas imagens para o Fotos em vez de separadamente para o Google Drive.
Esvaziar a lixeira do Google Drive
Os arquivos excluídos se acumulam na Lixeira do Google Drive, da mesma forma que na Lixeira. Portanto, eles ainda perdem espaço de armazenamento até você limpar o Lixo. Clique em Lixeira à esquerda da página da conta GD para verificar se há algum arquivo lá.
Agora você pode clicar com o botão direito do mouse nos arquivos e selecionar Excluir para sempre para removê-los. Como alternativa, pressione o botão Lixeira e selecione Esvaziar lixeira para esvaziá-lo completamente. Se você pressionar o botão Visualização em grade , poderá verificar o tamanho do arquivo de cada item excluído na Lixeira.
Remover aplicativos do Google Drive
O armazenamento do Google Drive não é apenas para documentos e fotos que você salva nele. Aplicativos adicionais também ocupam espaço de armazenamento GD. Portanto, desconectar aplicativos é outra boa maneira de liberar espaço de armazenamento do GD.
Primeiro, clique no botão Configurações no canto superior direito da sua página do Google Drive. Clique em Configurações e selecione Gerenciar aplicativos para abrir a janela mostrada na foto abaixo. Essa janela lista todos os seus aplicativos do Google Drive. Para remover aplicativos, clique nos botões Opções e selecione Desconectar da unidade .
Converta seus documentos para formatos do Google
O melhor do Google Drive é que ele permite que os usuários editem arquivos sem precisar salvá-los no Windows novamente. Você pode editar suas planilhas, apresentações e documentos de texto no Google Drive, que os converte nos formatos Documentos, Planilhas e Apresentações. Esses formatos não ocupam espaço de armazenamento!
Para editar um documento no Google Drive, clique com o botão direito do mouse e selecione Abrir com . Em seguida, selecione o formato do Google no submenu. Por exemplo, uma planilha incluiria uma opção do Planilhas Google . Isso fornecerá uma segunda cópia do documento que não ocupa espaço de armazenamento e você pode excluir todos os arquivos originais para economizar espaço.
Compactar arquivos PDF, áudio e vídeo
A compactação de arquivos é uma das melhores maneiras de liberar espaço de armazenamento. Os arquivos PDF, áudio e vídeo podem ocupar muito espaço de armazenamento na nuvem. Como tal, comprima os formatos de arquivo PDF, áudio e vídeo antes de salvá-los no Google Drive.
Existem muitos pacotes de software para compactar arquivos. Para compactar PDFs, consulte o Compressor de PDF gratuito de 4 pontos coberto neste guia do Tech Junkie. Você pode compactar vídeos com o Format Factory, que é um software de código aberto. Ou consulte o MP3 Quality Modifier para reduzir o tamanho dos seus MP3s.
Também existem muitas ferramentas da Web que compactam vários formatos de arquivo. Por exemplo, você pode compactar PDFs no site Smallpdf. Esta página MP3 Menor permite compactar MP3s sem software extra. Essa página também inclui um hiperlink para o VideoSmaller que comprime vídeos MP4.
Portanto, você não precisa excluir muitos arquivos no Google Drive para liberar espaço de armazenamento extra. A compactação de arquivos, a conversão para os formatos do Google, a seleção da configuração de alta qualidade em Fotos e a remoção de aplicativos podem economizar muito espaço na GD.