Nos últimos anos, a Apple permitiu que determinadas versões do macOS fossem virtualizadas no hardware do Mac. Isso funciona bastante bem para usar o próprio sistema operacional como uma máquina virtual, mas opções de pré-inicialização como o Modo de recuperação são um pouco mais difíceis de lidar em termos de VMs.
É bastante fácil inicializar um Mac real no modo de recuperação, mas é significativamente mais difícil ao usar uma VM do Mac com um aplicativo como o VMware Fusion. É possível usar a combinação de teclas Command-R ao inicializar uma VM do macOS no Fusion, mas a janela de tempo em que o Fusion aceitará esse comando é tão pequena que você provavelmente tentará dezenas de vezes antes de funcionar.
Em vez disso, há uma maneira mais fácil de forçar uma VM do Mac a inicializar no modo de recuperação, simplesmente editando o arquivo de configuração da VM. Observe que esse processo é para máquinas virtuais Mac baseadas em VMware com a partição de recuperação intacta. Nossas capturas de tela fazem referência ao VMware Fusion 10.1.3, embora o processo básico deva funcionar nas versões mais recentes do aplicativo.
- Verifique se a VM do Mac está completamente desligada e localize o arquivo da máquina virtual no Finder. Clique com o botão direito do mouse no arquivo da VM no Finder e selecione Mostrar Conteúdo do Pacote .
- Localize o arquivo de configuração .vmx da VM. Clique com o botão direito do mouse e abra-o no seu editor de texto de sua escolha.
- Adicione a seguinte opção de configuração na parte inferior do arquivo .vmx:
- Salve a alteração no arquivo .vmx e, em seguida, inicialize sua Mac VM. Agora, ele deve inicializar diretamente no modo de recuperação sem precisar usar nenhuma chave de opção de inicialização.
- Quando terminar o modo de recuperação e pronto para inicializar novamente no macOS, desligue a VM e abra novamente o arquivo .vmx e exclua o texto adicionado. Finalmente, no conteúdo do pacote da VM, localize e exclua o arquivo .nvram (ele será recriado pela VM após o próximo ciclo de inicialização). Agora, quando você inicializar a VM, ela deverá ser inicializada novamente no macOS.
macosguest.forceRecoveryModeInstall = "TRUE"