Anonim

Uma coisa que você talvez nunca soubesse antes é que visitar um site não é tão simples quanto inserir o URL na barra de endereços - na verdade, há muito mais nos bastidores. Seu computador não sabe o que está acontecendo. Em vez disso, o navegador tenta resolver e encontrar o endereço IP desse nome na lista de servidores DNS (Servidor de Nome de Domínio) e, quando encontrado, conecta o navegador ao computador - ou, no final, exibe o site no navegador.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Dependendo da sua conexão com a Internet, esse processo - e carregar o site - pode acontecer relativamente rápido e mais rápido com o cache DNS do seu computador, que é essencialmente, em termos leigos, uma maneira de resolver URLs de sites visitados recentemente muito mais rapidamente. Pense nisso como se o seu computador estivesse anotando o endereço IP de um site visitado recentemente em uma nota adesiva, em vez de precisar procurá-lo em um bloco de endereços grande.

No entanto, se o servidor do endereço IP mudar ou se houver malware tentando redirecioná-lo para outros sites, esse cache DNS poderá ficar entupido. Isso pode dificultar a conexão do seu computador com um URL e, na verdade, pode gerar um código de erro ao tentar conectar-se ao site completamente. Portanto, se você estiver com problemas para se conectar a um site, o cache do DNS bloqueado poderá acabar sendo um dos problemas, se não o problema. Felizmente, é realmente fácil resolver o problema liberando o cache do DNS. Aqui está como!

No Windows

Esteja você executando a versão mais recente do Windows 10 ou uma versão antiga do Windows - mesmo datando do Windows XP, é simples limpar o cache do DNS. É realmente: basta um único comando para redefinir o cache DNS inserido no prompt de comando ou no Windows PowerShell.

Em qualquer versão do Windows, basta abrir o prompt de comando e digite o comando ipconfic / flushdns . O prompt de comando, ou máquina, agora começará o processo de liberação do DNS e, se for bem-sucedido, você receberá algo de volta que diz: “ Liberado com êxito o cache do resolvedor DNS. "

Se você estiver no Windows 10, 8 ou 7, não possui um prompt de comando ou simplesmente não deseja usar a tecnologia antiga, ainda pode liberar o cache do DNS com o Windows PowerShell; no entanto, é um comando diferente. Abra o Windows PowerShell na sua respectiva versão do Windows e digite simplesmente o comando Clear-DnsClientCache . Ta da! Seu cache DNS foi redefinido.

No MacOS

Embora seja extremamente fácil liberar o cache DNS em quase qualquer versão do Windows, é um pouco mais complicado no MacOS, pois a ferramenta subjacente definida por trás do MacOS é, bem, o Linux. O primeiro passo é abrir o aplicativo Terminal no seu Mac. Você pode encontrá-lo no banco dos réus ou na Lista de aplicativos . Você também pode fazer uma pesquisa simples no seu Mac usando o Spotlight - basta pressionar Command + Space simultaneamente e pesquisar pelo Terminal .

As versões mais modernas do MacOS - estamos falando do OS X Lion para o macOS Mojave hoje - usam o mesmo comando, mas as versões mais antigas do sistema operacional usam uma versão ligeiramente diferente. Se você estiver usando uma versão moderna do macOS, basta digitar o comando sudo dscacheutil -flushcache; sudo killall -HUP mDNSResponder .

As versões mais antigas do OS X precisarão usar o comando sudo discoveryutil udnsflushcaches; sudo discoveryutil mdnsflushcaches .

E é isso! Seu cache DNS é liberado instantaneamente. Nenhum dos comandos fornecerá uma mensagem de sucesso como você receberia no Windows; no entanto, você pode ver facilmente se a liberação corrigiu o problema visitando novamente o site do problema.

No Android

Na verdade, é realmente fácil redefinir ou liberar seu cache DNS no Android. Geralmente, processos como esses são diferentes de marca para marca, mas, na maior parte do tempo, é tudo a mesma coisa.

Se você executa o Google Chrome, o Google realmente tem uma maneira integrada de liberar o cache do DNS. Abra o Google Chrome e, na barra de endereços, digite chrome: // net-internals // # DNS . Quando a página carregar (e deve instantaneamente), basta pressionar o botão que diz Limpar cache do host . Isso é tudo!

Outra maneira fácil de limpar o cache do DNS é limpar o cache de um aplicativo inteiro. Você pode simplesmente acessar o Gerenciador de aplicativos do seu telefone, selecionar o navegador que você usa diariamente e pressionar o botão Limpar cache .

O Google realmente criou no Android uma limpeza automática do cache DNS - sempre que você liga ou desliga o Wi-Fi, o cache DNS também é limpo. Portanto, se você estiver tendo problemas com um site, resolvê-lo pode ser tão simples quanto ativar e desativar o botão Wi-Fi novamente.

No iOS

Se você estiver executando um iPhone ou iPad, a Apple torna realmente fácil liberar ou apagar o cache DNS. Na verdade, eles oferecem duas maneiras de fazer isso.

O primeiro é realmente ativar o Modo Avião . Como parte de ativar e desativar o Modo avião, seu cache DNS é automaticamente limpo. Ativar o modo avião é simples. Basta deslizar para cima no seu iPhone ou iPad para revelar o Control Center. Em seguida, basta colar o botão Avião. Depois de ver o logotipo do avião aparecer na parte superior direita ou esquerda da tela na barra de status, você pode pressioná-lo novamente para desativá-lo. Ta da! Seu cache DNS está limpo.

Você pode realmente fazer o mesmo, abrindo o aplicativo Configurações e alternando o controle deslizante do Modo Avião para a posição Ativado ou Desativado . É a primeira opção no aplicativo Configurações .

A outra maneira pela qual a Apple permite limpar o cache DNS no iOS é redefinindo as configurações de rede. Para fazer isso, abra o aplicativo Configurações no seu iPhone ou iPad. Navegue para Geral e toque na opção Redefinir . Agora, toque em Redefinir configurações de rede e confirme que deseja redefinir. Depois que o processo é concluído, o cache do DNS é limpo e, depois que o dispositivo é reiniciado, você pode tentar navegar para os sites aos quais estava tendo dificuldade em se conectar novamente.

Encerramento

Como você pode ver, é realmente fácil liberar seu DNS em praticamente qualquer plataforma. Em apenas algumas etapas rápidas, você pode ter sua conexão com a Internet funcionando corretamente novamente. Às vezes, o sistema pode simplesmente ficar entupido, e uma rápida descarga de DNS permitirá acessar os sites aos quais você estava tendo dificuldades para se conectar com antecedência. Se isso não resolver o seu problema, pode realmente haver um problema no final do servidor do site ou no seu provedor de serviços de Internet (ISP) - e, nesse caso, convém fornecer a eles um toque para descobrir se é algo que eles podem consertar para você.

Como liberar seu DNS