Se estiver vendo um erro que diz 'Este dispositivo não pode usar um módulo de plataforma confiável', você está tentando iniciar o BitLocker em um computador com Windows 8 ou Windows 10. Na verdade, esse é um erro bastante comum para computadores que não possuem um chip TPM (Trusted Platform Module).
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
A sintaxe completa do erro provavelmente será: 'Este dispositivo não pode usar um Trusted Platform Module. Seu administrador deve definir a opção 'Permitir BitLocker sem um TPM compatível' na 'Exigir autenticação adicional na política de inicialização para volumes de SO'. Diga o quê?
Módulo de plataforma confiável
Então, o que é um Módulo de plataforma confiável, afinal? O TPM é um chip físico colocado em placas-mãe mais recentes que armazena chaves de segurança, como aquelas para criptografia de disco com o BitLocker. Se sua placa-mãe não possui um chip TPM ou o nível ou driver atual do BIOS não está funcionando corretamente, o TPM não funcionará.
A idéia por trás do TPM é fornecer um link de hardware entre o computador e a unidade de disco. Uma chave de criptografia é armazenada no chip TPM que permite ao Windows descriptografar o BitLocker quando você solicita. Tudo que você precisa fazer é usar sua senha do Windows e o TPM fornece a chave de desbloqueio, e o Windows descriptografa os dados prontos para uso.
O TPM entra em ação se alguém pegar a unidade. Digamos que um rival de negócios, brincalhão ou ladrão roube seu disco rígido. Eles o colocam em seu próprio computador e tentam descriptografá-lo. Sem a chave armazenada na sua placa-mãe, eles não poderão acessar os dados.
Por que estou recebendo o erro 'Este dispositivo não pode usar um módulo de plataforma confiável'?
Por algum motivo, o Windows não pode acessar o chip TPM ou ele não está funcionando corretamente. No entanto, temos algumas maneiras de corrigi-lo. Primeiro, verifique o básico.
- Verifique a marca, modelo e versão exatos da placa-mãe para ver se ela possui um chip TPM.
- Verifique o nível do BIOS da placa-mãe e os drivers e atualize-os, se necessário.
Nem todas as placas-mãe possuem chips TPM instalados. Antes de entrar na solução de problemas, verifique se o seu faz. Se sua placa possui um chip TPM, verifique se você está executando o BIOS e os drivers mais recentes. Depois teste novamente.
Corrija o erro 'Este dispositivo não pode usar um módulo de plataforma confiável'
Se você ainda estiver tendo problemas, podemos usar o Editor de Diretiva de Grupo para resolvê-lo.
- Digite ou cole 'gpedit.msc' na caixa Pesquisar Janelas / Cortana.
- Navegue para Configuração do computador, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Criptografia de unidade de disco BitLocker, Unidades do sistema operacional.
- Selecione 'Exigir autenticação adicional na inicialização' no painel central.
- Clique com o botão direito e selecione Editar.
- Selecione Habilitado no painel superior esquerdo e a caixa de seleção ao lado de 'Permitir BitLocker sem um TPM compatível' deve ser ativada.
- Clique em OK e feche o Editor de Diretiva de Grupo.
- Selecione seu disco rígido, clique com o botão direito do mouse e selecione Ativar BitLocker.
Agora você deve ver a tela de configuração do BitLocker em vez da janela de erro. Sua unidade será criptografada corretamente, mas, em vez de armazenar a chave no chip TPM, você precisará usar uma unidade USB. Fora isso, o processo é exatamente o mesmo.
Como configurar o BitLocker
Se você deseja configurar o BitLocker do zero, é assim que você faz. O BitLocker está disponível para as edições Windows 7 Ultimate, Windows 8 e Windows 10 Professional, Enterprise e Education. Se você tiver um desses sistemas operacionais, poderá usar o BitLocker para criptografar seu disco rígido.
- Abra o Painel de Controle e navegue até Sistema e Segurança e Criptografia de Unidade de Disco BitLocker. Ou clique com o botão direito do mouse no disco rígido que você deseja criptografar e selecione 'Ativar BitLocker'.
- Selecione 'Ativar o BitLocker' para iniciar o assistente de instalação.
- Selecione o método de desbloqueio. Se o seu computador tiver um TPM, selecione-o. Caso contrário, selecione a senha ou a unidade flash USB. A senha oferece facilidade de uso, mas é um pouco menos segura. Se você usar uma unidade USB, precisará mantê-la conectada o tempo todo ao usar a unidade criptografada.
- Faça backup da chave de recuperação fornecida pelo assistente de configuração. Faça algumas cópias em algum lugar e mantenha-as em segurança. Você tem a opção de salvar uma na sua conta da Microsoft. Embora um pouco inseguro, economiza a perda de seus dados.
- Selecione a opção para criptografar apenas os arquivos e não a unidade inteira. Você pode criptografar a unidade, mas o processo leva muito mais tempo.
- O sistema criptografará sua unidade e reiniciará pelo menos uma vez. Quanto tempo leva o processo depende da velocidade do seu computador e da quantidade de dados que ele precisa criptografar.
- Digite sua senha ou chave USB para descriptografar e acessar os dados em sua unidade.
Isso é tudo o que há para usar o BitLocker no Windows. É um processo bastante direto e funciona bem. A única coisa a lembrar é nunca perder essa chave ou a chave USB se você optou por usá-la para desbloquear a unidade.
