Anonim

Se você se deparar com erros 'este dispositivo não pode iniciar' no Windows 10, não está sozinho. De todos os vários erros que os usuários enfrentam, esse é um dos mais prevalentes. É também um dos mais simples de resolver.

A sintaxe completa do erro é 'Este dispositivo não pode ser iniciado. Tente atualizar os drivers de dispositivo para este dispositivo. (Código 10) ». O erro também costuma dizer exatamente qual dispositivo ele não pode carregar. O erro ocorre quando o driver do dispositivo não carrega corretamente ou é corrompido. Isso geralmente acontece quando o Windows está tentando carregar um driver de dispositivo USB.

De forma incomum, o erro também informa exatamente o que está errado e como resolvê-lo. Qualquer um que use o Windows por um período de tempo ficará surpreso com isso!

Um driver de dispositivo deve ter uma lista de razões pelas quais falhou, chamado de valor 'FailReasonString'. Em seguida, deve mostrar o motivo exato de quando algo acontece. Se o valor 'FailReasonString' estiver vazio ou incompleto, o Windows exibirá o acima como a mensagem padrão.

Embora a sintaxe diga 'Tente atualizar os drivers de dispositivo', ela também pode dizer reinstalar os drivers, pois algo deu errado.

Corrigir erros "este dispositivo não pode iniciar"

Com qualquer erro do Windows, há algumas coisas que você pode fazer para solucioná-lo antes de adicionar e remover drivers de dispositivo.

Reinicie o computador

A primeira etapa de solução de problemas que qualquer usuário do Windows deve executar é executar uma reinicialização completa. O Windows não é estático e, embora a maioria dos arquivos não deva ser substituída, às vezes é.

Ocasionalmente, drivers ou bibliotecas carregadas e retidas na memória podem ser corrompidas. A reinicialização do computador libera esses arquivos e faz com que o Windows carregue novas cópias. É por isso que uma reinicialização geralmente é a única coisa que você precisa fazer para que seu computador volte a funcionar.

Alterar porta USB

Outra correção rápida e suja dos erros 'este dispositivo não pode iniciar' é alterar a porta USB. Se você reiniciou e ainda vê o erro, pode alterar a porta USB na qual o periférico está conectado. Isso nem sempre será eficaz, mas às vezes pode fazer com que o dispositivo funcione conforme necessário.

Desconecte o dispositivo que não carrega e conecte-o a uma porta USB diferente. Dê ao Windows alguns segundos para detectar o novo dispositivo, tentar carregar os drivers e ver como ele funciona. Às vezes vai funcionar, às vezes não.

Recarregue os drivers do dispositivo para corrigir os erros 'este dispositivo não pode iniciar'

A principal correção para os erros 'este dispositivo não pode ser iniciado' é recarregar o driver. Você pode sobrepor uma nova versão do driver ou reinstalar a versão atual, mas é muito melhor limpar o driver antigo primeiro e reinstalá-lo novamente. Demora um minuto extra, mas mantém os drivers organizados e evita problemas de conflito entre as versões dos drivers.

  1. Baixe e instale o CCleaner no seu computador. Isso é opcional, mas o CCleaner possui um limpador de registro útil que considero muito eficaz para limpar o lixo.
  2. Abra o CCleaner e navegue até Ferramentas e Desinstalar.
  3. Selecione o driver que deseja desinstalar da lista e selecione Desinstalar à direita.
  4. Selecione Registro no menu esquerdo e clique no botão Verificar problemas na parte inferior.
  5. Selecione Corrigir problemas selecionados assim que a verificação for concluída. Confirme e opte por salvar ou não salvar como achar melhor.

Se você não vir o driver no CCleaner, precisamos acessar o Gerenciador de dispositivos. Ele deve aparecer na lista Desinstalar, mas não é um problema, se não aparecer. Tente isso em vez disso.

  1. Digite 'dev' na caixa Pesquisar Windows / Cortana e selecione Gerenciador de dispositivos.
  2. Selecione o dispositivo com o triângulo amarelo ou selecione manualmente o dispositivo com o erro.
  3. Clique com o botão direito do mouse e selecione Desinstalar dispositivo. Deixe o Windows remover o dispositivo.
  4. Baixe uma versão nova do driver mais recente no site do fabricante e instale. Você também pode permitir que o Windows detecte e baixe automaticamente um driver, se preferir.
  5. Abra o CCleaner e navegue até o Registro.
  6. Selecione o botão Verificar problemas na parte inferior.
  7. Selecione Corrigir problemas selecionados assim que a verificação for concluída. Confirme e opte por salvar ou não salvar como achar melhor.

Dependendo do dispositivo e / ou driver, você pode ser solicitado a reiniciar o computador, ou não.

Existem algumas etapas extras envolvidas na remoção do driver antigo, mas os resultados a longo prazo são muito melhores. Você remove todos os arquivos antigos e interrompe o Windows acidentalmente fazendo referência a arquivos de driver antigos. Você também limpa as entradas antigas do registro com o CCleaner e garante que o Windows carregue apenas os arquivos e recursos necessários.

Como corrigir erros 'este dispositivo não pode iniciar' no Windows 10