Um de nossos leitores chamado Mike nos enviou o seguinte problema:
Basicamente, parece que tenho um problema em que meu som pula / distorce sempre que meu processador está ocupado. E não precisa ser nada significativo, isso pode acontecer exatamente quando estou abrindo o Firefox. Agora, eu posso entender algo assim acontecendo em um PC antigo, mas não vejo por que isso seria um problema, dadas as especificações dessa compilação. Não importa qual programa está reproduzindo um arquivo de áudio, e o salto / distorção é mais pronunciado se houver vários programas / mais programas que consomem muita memória em execução. Eu tentei uma instalação limpa, limpando tudo e recomeçando, sem sucesso. Tanto quanto eu posso dizer todas as partes, eu funcionei bem, mas ainda tenho esse problema de som.
Este problema é realmente um pouco comum. Eu já experimentei isso no passado. A solução usual é tudo menos óbvia, no entanto.
A resposta curta é que o problema está nos modos especificados para os controladores IDE primário e secundário. Você geralmente tem um disco rígido e uma unidade óptica. Você precisa ter os modos definidos como DMA e não PIO.
Primeiro, uma explicação dos dois:
- O modo DMA (acesso direto à memória) é um modo de alto desempenho para transferir dados de e para dispositivos, em particular, para dispositivos de gravação de CD e DVD. O modo DMA permite que o processador transfira grandes quantidades de dados com muito pouca sobrecarga de software - exigindo, portanto, baixa utilização da CPU. Nesse modo, a gravação em alta velocidade pode ser executada em segundo plano com outros programas em execução.
- Abreviação de Saída programada de entrada / saída, um método de transferência de dados entre dois dispositivos que usa o processador principal do computador como parte do caminho dos dados.
Precisamos usar o modo DMA para que o processador possa trabalhar em coisas como saída de som adequada e menos na simples transferência de dados.
O Windows voltará ao modo PIO nas unidades se houver algum problema ao usar o DMA. E se o problema persistir, o Windows o tornará permanente e continuará a usar o modo PIO, mesmo se você especificar DMA. Portanto, existem duas maneiras de lidar com isso.
Vá para o gerenciador de dispositivos no Painel de Controle, encontre o canal IDE principal, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Vá para a guia Avançado e encontre o dispositivo que está configurando. Verifique se “DMA se disponível” está selecionado. Se você tiver algo conectado ao seu canal IDE secundário, faça o mesmo para esse canal. Você precisará reiniciar o Windows para que a alteração entre em vigor.
Se isso não corrigir, pode ser porque o Windows está forçando o PIO. Nesse caso, você realmente deseja desinstalar o controlador do gerenciador de dispositivos. Pode parecer um exagero, mas na reinicialização, o Windows simplesmente re-detecta o controlador e o configura.