Isso costumava ser um problema comum antes do Windows 10, pois o Windows 7 e 8 tinham o hábito irritante de usar% SystemRoot% ou administradores úteis do sistema o adicionavam como o caminho padrão do programa. Ocorreu também ocasionalmente quando as alterações no registro foram feitas com ou sem a permissão do usuário. Se você estiver vendo 'o programa não é reconhecido como um comando interno ou externo', veja como corrigi-lo.
A sintaxe completa do erro é 'PROGRAMA não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operável ou arquivo em lote'. Onde você vê PROGRAMA, seria um comando, aplicativo ou programa que você está tentando usar ou abrir que gerou o erro.
Geralmente você vê esse erro ao usar a linha de comando. Por exemplo, se você estiver executando o Netstat, verá 'Netstat.exe não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operável ou arquivo em lote'.
A sintaxe do erro indica que pode haver algo errado com o comando, mas não há. Não é o comando em si, mas o caminho usado para acessar esse comando. No exemplo acima, se você procurar em C: WindowsSystem32, verá o Netstat sentado lá. O mesmo provavelmente seria verdadeiro para qualquer comando que você estivesse usando ou programa que estivesse tentando chamar.
O programa de correção não é reconhecido como um comando interno ou externo
A correção é bastante direta, mas você seria perdoado por não perceber o que foi dada à sintaxe de erro ruim.
Primeiro, precisamos abrir uma janela do CMD como administrador.
- Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows e selecione Gerenciador de Tarefas.
- Selecione Arquivo e Executar Nova Tarefa.
- Digite cmd na janela e marque a caixa ao lado de Criar esta tarefa com privilégios de administrador.
Então:
Digite 'set path' e pressione Enter. Você deve ver um retorno como a imagem principal deste tutorial. Uma lista de caminhos que o Windows usa para encontrar programas ou comandos.
Se você tem 'C: WindowsSystem32', está começando bem. Se você ver '% SystemRoot%', essa entrada pode estar causando problemas.
- Digite 'control' na caixa Cortana / Search Windows e selecione Painel de Controle.
- Selecione Sistema e Configurações avançadas do sistema.
- Selecione as variáveis de ambiente na parte inferior da guia Avançado.
- Destaque Caminho na caixa inferior e selecione Editar.
- Verifique se C: WindowsSystem32 está presente. Se estiver, exclua-o e adicione-o novamente.
- Confirme e feche todas as janelas e teste novamente.
- Se o teste novamente falhar, repita esse processo e exclua a entrada% SystemRoot%.
Na grande maioria dos casos, adicionar ou voltar a adicionar C: WindowsSystem32 ao caminho corrigirá o erro 'PROGRAMA não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operável ou arquivo em lote'. Caso contrário, a remoção da entrada% SystemRoot% deve funcionar.
Desde que você tenha o C: WindowsSystem32 presente, não será necessário o% SystemRoot%, pois eles apontam para o mesmo local. Além disso, % SystemRoot% é conhecido por causar problemas quando usado como um caminho do sistema em algumas configurações. Existem aplicativos por aí que adicionam entradas de registro que entram em conflito diretamente com o% SystemRoot% e é por isso que a remoção deve funcionar.
Se você encontrar problemas com outros programas que não estão em execução, poderá repetir as etapas acima e reverter as alterações. Apenas execute as etapas 1 a 4 e, em vez de Excluir, selecione Novo e adicione o caminho que você alterou. A adição de um caminho não deve afetar o seu computador de forma alguma. É mais provável remover um caminho que causaria problemas. Se for esse o caso do seu computador, basta adicionar% SystemRoot% novamente.
Outra maneira de corrigir o programa não é reconhecida como um comando interno ou externo
Se essas duas alterações de caminho não funcionarem, há uma solução alternativa. Você pode simplesmente colocar um atalho para o programa em C: WindowsSystem32 e isso deve fazer com que tudo funcione bem.
- Clique com o botão direito do mouse no executável que você está tentando usar.
- Selecione Enviar para e Área de trabalho para criar um atalho.
- Abra o Windows Explorer em C: WindowsSystem32.
- Arraste o atalho que você acabou de criar para a pasta System32.
Essa é uma solução menos otimizada, mas pode fazer o trabalho. É muito melhor resolver o erro com os caminhos corretos do que criando um atalho de referência, mas ele funciona quando você precisar.
Este é outro exemplo excelente de codificador da Microsoft que cria sintaxe de erro para si e não para os usuários. O que o erro diz não tem nada a ver com o que está realmente errado. Bons sites de emprego como o TechJunkie estão aqui para ajudar!
Você corrigiu o programa não é reconhecido como um erro de comando interno ou externo de nenhuma outra maneira? Conte-nos abaixo, se você tiver!