Anonim

Embora o Android permita que você acesse, baixe e instale APKs de fontes externas, a maioria dos usuários do Android confia na Play Store do Google todos os dias para instalar novos aplicativos e atualizar os antigos. Faz sentido - a Play Store é instalada em todos os telefones Android fora da China e a App Store da Apple no iPhone treinou a maioria dos usuários a confiar na loja incluída com seus telefones para todas as suas necessidades relacionadas a aplicativos. Mas, como em qualquer interface de loja online, a Play Store não é perfeita. Ele pode encontrar vários problemas, problemas e erros, geralmente designados por uma mensagem genérica e um código alfanumérico que não significa nada para os consumidores fora da equipe de desenvolvimento do Google.

Veja também o nosso artigo Melhores correções - Infelizmente o com.android.phone parou

Um dos erros mais potencialmente irritantes é o "df-dla-15", um código que aparece ao tentar baixar ou atualizar um aplicativo através da Play Store. O Google fornece apenas uma mensagem de erro genérica para isso, informando que o aplicativo não pode ser baixado e refere-se a um erro ao recuperar informações do servidor. Para a maioria das pessoas, isso pode parecer um jargão - que servidor? Por que seu telefone não pode recuperar essas informações? Tenha certeza, no entanto, há uma solução fácil para isso. Vamos dar uma olhada em algumas soluções.

Limpar o cache de aplicativos do Google Play

Links Rápidos

  • Limpar o cache de aplicativos do Google Play
  • Desinstalar atualizações da Google Play Store
  • Redefinir sua conta do Google
  • Cartão SD e opção de pagamento
  • Medidas extremas
    • Limpando sua partição de cache
    • Reinicialização de fábrica do dispositivo
    • ***

Como na maioria dos sistemas operacionais e aplicativos modernos, o Android usa um sistema de cache para manter seu telefone funcionando rápido e sem problemas. Tanto o dispositivo quanto os aplicativos instalados contêm suas próprias alocações de cache, às quais seus aplicativos acessam para manter determinados dados e armazenamento prontos, reduzindo os tempos de carregamento e a gagueira. Infelizmente, o uso do cache não tem seus próprios problemas. Vimos vários problemas em que os dados armazenados em cache podem causar problemas com aplicativos no Android, e a Google Play Store não é estranha a essas falhas. Não importa a sua mensagem de erro - seja df-dla-15 ou qualquer outro código de erro - o método mais confiável para corrigir o problema é acessar o menu de configurações e limpar o cache do aplicativo. Vamos dar uma olhada.

Abra o menu de configurações do telefone, usando o ícone na gaveta do aplicativo ou pressionando o atalho sobre as configurações rápidas. Quando estiver dentro das configurações, role para baixo até encontrar o menu Aplicativos dentro de suas preferências. A ordem e a organização do menu de configurações serão muito importantes com base na versão do Android que você está usando (sem mencionar a aparência do fabricante no Android. A maioria dos menus de configurações do Android tem aplicativos na categoria "Pessoal". sua experiência pode variar - por exemplo, os telefones da Samsung mantêm o menu Aplicativos em "Telefone". Se solicitado, toque no menu "Gerenciador de aplicativos" - mais uma vez, nem todos os telefones Android têm isso. aplicativos, role a lista para encontrar a listagem da Google Play Store. Toque na Play Store para visualizar as configurações do aplicativo.

Depois de abrir as informações do aplicativo para a Play Store, toque em "Armazenamento" nas configurações do aplicativo. As versões anteriores do Android podem exibir o botão Limpar cache exatamente nesta tela, mas o Android 6.0 Marshmallow e acima mostram uma exibição básica de "Informações de uso", na qual você terá que clicar para ver suas informações de armazenamento e cache.

Dentro do menu Armazenamento, você verá duas opções separadas: Limpar dados e Limpar cache. Limpar dados atualizará o aplicativo inteiro, levando você a fazer login novamente em sua conta, enquanto a opção Limpar cache simplesmente atualizará os dados em cache do aplicativo. Toque em Limpar cache e você verá o número de dados do cache armazenado cair para zero bytes. Não há nenhum prompt ou link, porque limpar o cache de um aplicativo não é tão arriscado quanto limpar os dados de um aplicativo; portanto, não se preocupe em perder aplicativos ou informações dessa maneira.

Depois de limpar os dados do seu aplicativo, volte para a Play Store e tente baixar o aplicativo ou a atualização do aplicativo que forneceu a mensagem de erro. Como você acabou de limpar o cache do aplicativo, e não os dados, não será necessário fazer login novamente no Google Play com seu e-mail. Basta usar a função de pesquisa ou atualização para encontrar o aplicativo que você estava tentando instalar anteriormente. Para a maioria dos usuários, isso deve resolver o problema imediatamente. Se você ainda estiver recebendo o mesmo código de erro, volte para as configurações e, desta vez, limpe o cache e os dados do seu aplicativo. Você precisará fazer login novamente no Google Play quando o prompt aparecer, mas, caso contrário, você não perderá nenhum dado do seu telefone. Por fim, reinicie o telefone e teste novamente o Google Play para ver se uma nova mensagem de erro aparece.

Desinstalar atualizações da Google Play Store

Se você ainda estiver com dificuldades no Google Play após limpar o cache e os dados do aplicativo, ainda não está sem opções. É possível que o dispositivo não tenha sido causado por um erro nos dados em cache do seu aplicativo, mas por um problema com uma atualização recente. Se você conhece a Play Store atualizada recentemente no seu telefone e está com esse erro desde então, convém desinstalar a atualização do aplicativo. Ao contrário de outros sistemas operacionais, o Android facilita a reversão de atualizações problemáticas no seu dispositivo, diretamente no menu de configurações. Vamos dar uma olhada.

Comece indo para o menu de configurações, conforme descrito anteriormente, usando a gaveta de aplicativos ou o atalho acima das configurações rápidas. Volte para o mesmo menu de aplicativos que mencionamos anteriormente e toque em Application Manager, se solicitado. Uma vez dentro do menu de aplicativos, encontre o Google Play Store mais uma vez e abra o menu de informações do aplicativo que visitamos na etapa anterior. Dessa vez, em vez de abrir a tela Armazenamento para limpar o cache e os dados do aplicativo, toque no botão de menu com três pontos no canto superior direito da tela. Na maioria dos telefones, isso deve exibir apenas uma opção: Desinstalar atualizações, permitindo que você retorne à versão da Play Store que foi fornecida inicialmente no software do telefone.

Toque nesta opção e clique em “Desinstalar” em qualquer um dos seguintes avisos que aparecerem no seu telefone. Isso retornará a Play Store para um estado anterior. A partir daqui, recomendamos reiniciar o telefone, apenas para garantir que você esteja abrindo a Play Store com o máximo de estado em branco possível. Depois que o telefone for reiniciado, abra a Play Store e ignore todos os avisos para atualizar o aplicativo, se houver algum. Volte para o aplicativo que você estava originalmente tentando atualizar ou instalar e testar o aplicativo. Se ele for instalado no seu dispositivo sem problemas, recomendamos manter sua Play Store na versão atual até que uma correção para o aplicativo seja lançada em uma atualização futura. Para desativar as atualizações automáticas da Play Store, entre no menu de configurações da Google Play Store e altere “Atualizar aplicativos automaticamente apenas por Wi-Fi” para “Não atualizar aplicativos automaticamente”. Eventualmente, o Google Play pode forçar a Loja atualizar; a essa altura, no entanto, uma atualização para a própria Play Store já deveria ter corrigido sua mensagem de erro.

Redefinir sua conta do Google

Se você tentou desinstalar atualizações da Play Store e ainda está com dificuldades para instalar ou atualizar aplicativos no seu dispositivo Android, ainda temos alguns truques na manga para tentar. Esteja você recebendo uma mensagem de erro df-dla-15 ou algum outro erro genérico, a remoção da sua conta do Google do seu dispositivo Android pode ajudar a restaurar problemas no Google Play. Embora não seja tão seguro quanto o que vimos em algumas das etapas acima, redefinir sua conta do Google no dispositivo pode ajudar a corrigir vários problemas diferentes, relacionados e não relacionados ao Google Play, incluindo a solução de erros de sincronização que podem estar causando problemas no seu dispositivo.

Para fazer isso, comece abrindo o menu de configurações no seu dispositivo Android, conforme descrito acima. Dessa vez, em vez de tocar no menu Aplicativos, localize a guia "Contas" abaixo da categoria "Pessoal". Isso carregará uma lista de todas as contas sincronizadas com o seu telefone. Dependendo de quantos aplicativos e contas você carregou no seu dispositivo, essa lista pode ser extensa ou curta com base no uso do seu próprio dispositivo. De qualquer forma, a lista é classificada por ordem alfabética. Encontre o Google e toque na opção Na próxima exibição, você verá todas as contas do Google sincronizadas com o seu dispositivo. Para a maioria dos usuários, você encontrará apenas uma conta, a que você usa com o dispositivo Android para sincronizar contatos, compromissos da agenda e aplicativos. Outros usuários podem ter contas secundárias no trabalho ou na escola. De qualquer forma, toque na conta associada aos seus aplicativos Android (normalmente a conta principal do Google) e toque nesse nome. Isso carregará uma lista de tudo o que seu telefone sincroniza com sua conta do Google.

No canto superior direito da tela, toque no botão de menu com três pontos para abrir o menu da sua conta. Toque na opção "Remover conta". Isso removerá a conta totalmente do seu dispositivo, deixando você sem uma Conta do Google sincronizada ou apenas com suas contas alternativas. Depois disso, entre no menu Aplicativos, nas configurações, localize a página de informações do aplicativo da Google Play Store e force a interrupção do aplicativo. Limpe o cache e os dados do aplicativo e volte para sua lista de aplicativos. Abra a página de informações do aplicativo Google Services Framework, limpe o cache e os dados e reinicie o telefone ou tablet.

Quando o dispositivo terminar de reiniciar, volte para as configurações e abra Contas. ”A partir daqui, toque no botão“ Adicionar novo ”na parte inferior de Contas. Isso carregará uma lista de contas que você pode adicionar; selecione Google na lista e insira suas credenciais do Google. Depois disso, abra a Play Store e permita que o aplicativo seja atualizado, se necessário. Após alguns minutos, tente baixar ou atualizar o aplicativo anteriormente, fornecendo uma mensagem de erro e verifique se a mensagem de erro persiste. Se isso acontecer, continue neste guia até a próxima dica de solução de problemas.

Cartão SD e opção de pagamento

Se o seu dispositivo tiver um slot para cartão microSD, alguns usuários relataram que desmontar e remontar o cartão SD no dispositivo ajudou a resolver a mensagem de erro df-dla-15. No entanto, isso só funcionará em dispositivos com slot para cartão SD. Portanto, se você estiver usando um telefone como o Pixel do Google ou o Samsung Galaxy Note 5, pule para a parte inferior deste guia para aprender sobre como corrigir sua forma de pagamento com o Google Play para corrigir a mensagem de erro da Play Store do seu dispositivo.

Comece abrindo o menu de configurações no seu dispositivo e localizando a opção “Armazenamento” ou “Armazenamento e USB” dentro do seu menu. No menu padrão do Google, isso é encontrado em "Sistema", enquanto no sistema de menus da Samsung, você encontra em "Telefone". Aqui você pode ver o armazenamento no seu telefone, tanto para o armazenamento interno quanto para o cartão SD instalado dentro seu dispositivo. Em "Armazenamento portátil", você verá seu cartão microSD abaixo do menu. Ao lado da tela de armazenamento do seu cartão SD está um botão de ejeção. Toque neste ícone para desmontar o cartão SD do telefone, permitindo remover o cartão com segurança da parte interna do dispositivo.

Depois de ejetar o cartão SD, entre nas configurações do aplicativo e limpe o cache e os dados da Google Play Store. Depois de concluir a limpeza do dispositivo, você pode remontar o seu cartão SD no mesmo menu Armazenamento acima. Basta voltar ao menu e permitir que seu dispositivo use o cartão SD novamente. Se o seu cartão SD não estiver mais listado no armazenamento, remova e reinsira fisicamente o cartão SD no seu dispositivo para reativá-lo.

O outro método que alguns usuários relataram trabalhar é adicionar informações de pagamento à Google Play Store. Se você já tem um método de pagamento salvo dentro da Play Store, remover e ler essas informações para verificar se estão corretas também pode ajudar a "descolar" essa mensagem de erro de seus aplicativos. Comece abrindo a Play Store e tocando no botão de menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela. Encontre o botão de menu "Conta" e abra-o para visualizar as informações da sua conta na Play Store. No topo da lista, você verá "Formas de pagamento" listadas, além de uma opção para adicionar uma nova forma de pagamento. Clique nesta opção para abrir sua lista de métodos de pagamento, incluindo todos os cartões de débito e crédito, seu saldo do Google Play e qualquer conta do PayPal vinculada à loja do Google.

Ignore essas opções e adicione um novo cartão à sua conta. Há duas maneiras de fazer isso: primeiro, você pode tocar em "Adicionar cartão de crédito ou débito" na parte inferior da tela, o que abrirá um prompt para você inserir as novas informações da sua conta. A outra opção é selecionar "Mais formas de pagamento" na parte inferior desta tela, que carregará as informações da sua conta do Google no navegador padrão do seu dispositivo. Basta inserir novamente as informações do cartão de débito ou crédito e salvá-las como sua forma de pagamento padrão. Normalmente, isso resolverá os problemas restantes com as mensagens de erro associadas à sua conta.

Medidas extremas

Se você seguiu as etapas detalhadas acima e ainda está tendo dificuldades para usar a Google Play Store para baixar ou atualizar seus aplicativos, não está com sorte. Depois de garantir que todas as outras fontes externas - conexões de rede, etc. - é hora de começar o que gostamos de chamar de "medidas extremas". Essas duas dicas ajudarão a resolver a maioria dos problemas técnicos do telefone e são geralmente consideradas os últimos recursos ao tentar solucione uma mensagem de erro no seu dispositivo. Basicamente, faremos duas coisas: limpar a partição de cache do seu dispositivo, o que envolve inicializar o telefone no modo de recuperação e limpar o telefone. Limpar o cache do dispositivo não resulta em perda de dados e, geralmente, é uma boa ideia se você estiver enfrentando lentidão aleatória e mensagens de erro no dispositivo. Limpar o telefone, é claro, exige que você retorne à configuração padrão de fábrica, o que significa que você deseja salvar esta etapa como último recurso para o seu dispositivo. Vamos dar uma olhada em como fazer os dois procedimentos.

Limpando sua partição de cache

Primeiro, vamos inicializar no modo de recuperação do Android para limpar a partição de cache. Este é um procedimento bastante técnico, portanto, se você nunca fez isso, continue com cuidado. Isso não é necessariamente uma operação perigosa, mas limpar a partição de cache do telefone exige um pouco de paciência. Como mencionado acima, limpar o cache do seu telefone não limpará nenhum dado ou aplicativo do seu dispositivo, como faria uma redefinição de fábrica; em vez disso, a partição de cache contém todos e quaisquer dados temporários salvos pelos aplicativos e software do sistema no seu telefone. Isso permite que o telefone carregue os dados do aplicativo mais rapidamente, mas também pode ocasionalmente ficar um pouco esquisito e exigir uma limpeza completa para corrigir possíveis problemas com o telefone. Pense nisso como uma descarga maciça do cache de aplicativos sobre o qual estávamos falando anteriormente.

Comece desligando completamente o telefone ou tablet. Depois que o dispositivo desligar, convém usar uma combinação de botões para inicializar o dispositivo no modo de recuperação. Infelizmente, não há uma configuração padrão para o que esses botões devem ser, e alguns telefones usam combinações diferentes. Aqui estão alguns telefones populares e suas combinações específicas de teclas para inicializar no modo de recuperação:

  • Dispositivos Nexus e Pixel: mantenha pressionada a tecla Liga / Desliga e Diminuir volume até ver um ícone do Android com o corpo aberto. Pressione a tecla Diminuir volume duas vezes até que o ícone vermelho do Modo de recuperação seja exibido na parte superior da tela e use a tecla Liga / Desliga para selecionar esse ícone. Sua tela mostrará um ícone branco do Android com "No Command" escrito abaixo. Agora, mantenha pressionada a tecla Ligar e aumentar volume por três segundos e solte apenas a tecla Aumentar volume. Continue segurando a tecla Liga / Desliga. Após alguns instantes, seu dispositivo deve carregar na recuperação.
  • Dispositivos Samsung anteriores ao S8 e S8 +: isso inclui dispositivos como o Galaxy S6, S7 e seus respectivos spin-offs, bem como qualquer outro dispositivo Samsung que mantenha sua chave física física na parte inferior da tela. Pressione e mantenha pressionadas as teclas Ligar, Aumentar volume e Página inicial. Quando o logotipo da Samsung aparecer na tela, junto com “Inicialização de recuperação”, solte esses botões. Um scree azul exibirá “Instalando a atualização do sistema” por até trinta segundos e alertará você de que a atualização falhou. Aguarde alguns segundos e a recuperação será carregada.
  • LG G6 e outros dispositivos LG: Pressione e mantenha pressionadas as teclas Liga / Desliga e Diminuir volume. Quando o logotipo da LG aparecer, solte a tecla Liga / Desliga e pressione-a novamente, enquanto continua pressionando a tecla Diminuir volume.
  • Outros dispositivos: convém usar o mecanismo de pesquisa de sua preferência para pesquisar "inicializar na recuperação" e seguir as etapas listadas lá. Existem muitos telefones Android para listar todas as opções no mercado.

Quando você alcançar o modo de recuperação (visto na foto acima), use as teclas de volume para mover o seletor para cima e para baixo, mova para baixo até “Limpar partição de cache” no menu. Na figura acima, está abaixo da linha azul destacada - não selecione essa opção, a menos que queira limpar todo o telefone. Depois de destacar “Limpar partição de cache”, pressione a tecla Liga / Desliga para selecionar a opção e use as teclas Volume para destacar “Sim” e a tecla Liga / Desliga novamente para confirmar. Seu telefone começará a limpar a partição de cache, o que levará alguns instantes. Segure firme enquanto o processo continua. Quando terminar, selecione “Reiniciar o dispositivo agora” se ainda não estiver selecionado e pressione a tecla Liga / Desliga para confirmar. Depois de reiniciar o dispositivo, volte para a Play Store e tente baixar ou atualizar os aplicativos que falharam. Se você ainda estiver tendo problemas com seus aplicativos após seguir todas as etapas listadas acima, há uma última etapa que podemos usar - infelizmente, é necessário redefinir o dispositivo de fábrica.

Reinicialização de fábrica do dispositivo

Sim, como na maioria dos problemas da tecnologia moderna, a redefinição de fábrica do dispositivo geralmente é a solução final para corrigir erros relacionados ao software. Obviamente, ninguém gosta de fazer isso, mas, ocasionalmente, pode ser a única solução para a solução de mensagens de erro no seu dispositivo. Se você já tentou de tudo nesta lista e ainda está com um erro de servidor na Play Store - e determinou que é o seu dispositivo, não a sua conexão à Internet ou o seu roteador -, deve avançar com a redefinição do dispositivo .

Comece fazendo o backup do seu telefone no serviço de nuvem de sua escolha, seja com Google Drive, Samsung Cloud ou outro serviço de terceiros. Você pode usar outros aplicativos, como Backup e restauração de SMS ou Google Fotos, para fazer backup de mensagens de texto, registros de chamadas telefônicas e fotos, respectivamente. Depois de fazer o backup do telefone (ou você mover seus arquivos importantes para um cartão SD ou computador separado), você poderá iniciar o processo de redefinição de fábrica.

Entre no menu de configurações e encontre o menu “Backup and Reset” dentro de suas preferências. Normalmente, isso é encontrado na parte inferior do menu de configurações, embora isso dependa do software que o seu telefone está executando. Nossas capturas de tela aqui são de uma borda do Galaxy S7, mas os usuários de Pixel ou Nexus podem ver uma tela um pouco diferente. Abra o menu de configurações e selecione “Backup and Reset”, encontrado em “Pessoal” no menu de configurações padrão e em “Gerenciamento geral” no visor simplificado. Selecione a terceira opção de redefinição, “Redefinição de dados de fábrica”. Isso abrirá um menu que mostra todas as contas em que você fez login no telefone, além de um aviso de que tudo no seu dispositivo será apagado. O seu cartão SD não será redefinido, a menos que você escolha a opção "Formatar cartão SD" na parte inferior do seu menu; se você deseja fazer isso é com você, mas não é necessário para esse processo. Antes de selecionar “Redefinir telefone” na parte inferior deste menu, verifique se o telefone está conectado ou totalmente carregado. Uma redefinição de fábrica pode usar uma quantidade decente de energia e pode levar mais de meia hora, para que você não queira que o telefone morra durante o processo.

Depois de garantir que o dispositivo esteja sendo carregado ou carregado, clique em "Redefinir telefone" e digite seu PIN ou senha para verificação de segurança. Depois de fazer isso, seu telefone começará a redefinir. Deixe o dispositivo descansar e conclua o processo. Quando a redefinição estiver concluída - o que, novamente, pode demorar trinta minutos ou mais - você será solicitado a configurar o telefone. Durante esse processo, você precisará se reconectar à sua rede Wi-Fi e renunciar à sua conta do Google. Depois de concluir a instalação, tente fazer o download de um aplicativo do Google Play (se ele ainda não estiver baixando de um backup). Se ainda estiver com dificuldades para fazer o download de aplicativos para o telefone, entre em contato com o fabricante da operadora ou do telefone para obter mais assistência ou um dispositivo de substituição usando uma reivindicação de garantia.

***

O Android não é um sistema operacional perfeito e, embora mensagens de erro e problemas no uso do dispositivo sejam raros, pode ser problemático quando erros do servidor e outros problemas atingem o dispositivo. Felizmente, existem várias correções para resolver problemas com o Google Play para o seu dispositivo, e as opções acima abrangem quase tudo o que ouvimos para resolver e corrigir o erro "df-dla-15" associado à Google Play Store. Uma dessas correções deve funcionar para você, caso você encontre esse erro conhecido, mas corrigível. Boa sorte. Informe-nos se algo não listado aqui funcionou para você!

Como corrigir o erro da loja de aplicativos df-dla-15