Anonim

Os smartphones podem ser ferramentas revolucionárias, mas não são perfeitas. Como qualquer computador, os smartphones, como o Samsung Galaxy J3, costumam encontrar bugs ou outros problemas que podem causar problemas no uso diário. Um dos problemas mais inconvenientes: falta de serviço do telefone para sua operadora. Sem serviço, você não poderá se conectar à Internet, enviar mensagens de texto, fazer chamadas telefônicas ou usar o telefone em sua extensão máxima. Por razões óbvias, isso é um problema - de que serve um telefone sem serviço?

A boa notícia: é muito fácil determinar a causa da falta de serviço no seu Galaxy J3, se você souber o que está procurando, e as soluções são fáceis de implementar e testar. Com o nosso guia, você terá seu telefone novamente em funcionamento. Portanto, sem mais delongas, vamos dar uma olhada em como corrigir seus problemas de conexão no seu Galaxy J3.

Remova o cartão SIM e reinicie o telefone

Links Rápidos

  • Remova o cartão SIM e reinicie o telefone
  • Verifique seu mapa de cobertura
  • Verifique suas configurações de rede
  • Verifique suas configurações de chamada WiFi
  • Redefinir suas configurações de rede
  • Limpar sua partição de cache
  • Redefinir o telefone de fábrica
  • Entre em contato com o seu provedor de serviços

É um clichê, mas o primeiro passo quando você está enfrentando problemas com o telefone deve sempre ser o mesmo: reinicie o dispositivo. Embora seja uma piada entre a comunidade de tecnologia - "Você tentou desligá-lo e ligá-lo novamente?" - reinicializar qualquer dispositivo com problemas ou interrupções no uso diário pode ajudar a corrigir vários problemas. Quando você reinicia o dispositivo, o cache da RAM é limpo e um aplicativo com comportamento inadequado pode retornar à sua função normal. Portanto, se o seu dispositivo tiver problemas com a usabilidade ou a conectividade, reiniciar o dispositivo é uma das correções mais simples e rápidas do seu dispositivo.

Embora você possa normalmente usar a função de reinicialização incluída no seu Galaxy J3, para ajudar a corrigir seus problemas de serviço, desligue totalmente o telefone. Depois que o telefone for desligado, use sua ferramenta SIM (ou um pequeno clipe de papel) para entrar no slot SIM do seu telefone. Depois de abrir o slot do SIM, remova o cartão SIM. Verifique se não há danos visíveis ou poeira no cartão SIM e reinsira o cartão corretamente. Feche a bandeja do SIM e ligue novamente o telefone. Em alguns casos, pode ser tudo o que é necessário para reconectar o telefone à sua operadora. Obviamente, se você ainda estiver com interrupções no serviço, siga o guia abaixo.

Verifique seu mapa de cobertura

Mais uma etapa rápida: se você estiver em uma área desconhecida ou se mudou recentemente para um novo endereço ou prédio de apartamentos, verifique o mapa de cobertura da sua operadora no site deles ou pesquisando o nome da sua operadora e o termo “cobertura mapa ”. Verifique se você não está em uma área mal ou não coberta pela sua operadora. O mapa da sua operadora deve mostrar várias zonas diferentes, incluindo o serviço 4G (ou LTE), 3G (GSM ou CDMA, dependendo da operadora) ou até mesmo as áreas de cobertura 2G (às vezes denominada 1X, na Verizon). Além disso, se você se mudou para um prédio, alguns layouts ou paredes podem causar problemas de recepção em alguns telefones, incluindo o Galaxy J3. Se você está tendo apenas problemas de recepção dentro de seu apartamento, verifique com sua operadora para ver se eles oferecem amplificadores de sinal para seu prédio.

Verifique também se sua operadora está passando por uma interrupção no serviço em sua área. Embora raros, eles acontecem de tempos em tempos. Embora um pequeno número de relatórios de interrupções seja comum, se centenas de relatórios de interrupções ocorrerem na sua área, sua rede poderá estar offline por enquanto. Você pode verificar as interrupções das operadoras para cada uma das quatro grandes operadoras aqui:

  • Interrupções da Verizon
  • Interrupções da AT&T
  • Interrupções da T-Mobile
  • Interrupções de sprint

Verifique suas configurações de rede

Ok, com algumas etapas pré-requisitos fora do caminho, vamos mergulhar no menu de configurações do seu J3. Começaremos verificando algumas das suas configurações de rede, apenas para garantir que tudo esteja correto. Como na maioria das etapas deste guia, as configurações corretas para o seu dispositivo dependerão da sua operadora; portanto, se você não tiver certeza das configurações adequadas para o serviço da sua rede, uma rápida pesquisa no Google deve esclarecer tudo.

Comece abrindo seu menu de configurações. Na visualização de configurações padrão, selecione "Redes móveis" em "Redes sem fio e redes". Se você estiver usando a visualização simplificada, selecione "Conexões", seguida de "Redes móveis". Quando estiver no menu "Redes móveis", toque na sua configuração "Modo de rede". Isso exibirá uma lista dos diferentes modos de rede em que seu telefone pode ser configurado. As opções disponíveis dependerão amplamente da sua rede, mas tentei o máximo possível para reunir as seguintes opções para as quatro principais operadoras americanas abaixo:

  • Verizon: Global (preferencial), LTE / CDMA (alternativo), LTE / GSM / UMTS (backup)
  • T-Mobile: LTE / 3G / 2G (preferencial), 3G / 2G (alternativo), somente 3G, apenas 2G
  • Sprint: Automático (preferencial), LTE / CDMA (alternativo), GSM / UMTS (backup)
  • AT&T: (opção desabilitada por padrão)

Portanto, sim, se o seu telefone estiver na AT&T e não for um modelo desbloqueado do J3, você não poderá alterar as configurações de rede. Para a Verizon e a Sprint, convém deixar a configuração em Global ou Automática, mas vale a pena conferir os outros dois modos para ver se é possível obter um sinal em uma banda separada. As configurações de GSM desses telefones podem causar cobranças de roaming. Por fim, para a T-Mobile, você deseja deixar a configuração em LTE / 3G / 2G por padrão, mas, novamente, vale a pena tentar todas as quatro opções para ver se é possível obter uma variante para funcionar no seu dispositivo.

Há mais uma opção que você deve consultar no menu de configurações "Redes móveis": Nomes dos pontos de acesso. Suas configurações de APN devem ser predefinidas por sua operadora, mas se você estiver na T-Mobile ou AT&T e tiver trazido seu Galaxy J3 de outra operadora ou se estiver usando um modelo desbloqueado, verifique se você pode inserir as configurações corretas de APN no seu dispositivo; Você pode encontrar essas configurações no site de suporte da sua operadora. A Verizon e a Sprint não permitem que seus dispositivos editem o APN; portanto, você precisará pular esta etapa se o telefone estiver nessas operadoras.

Verifique suas configurações de chamada WiFi

Aqui está uma solução importante que você pode querer verificar, especialmente se você estiver no T-Mobile. Telefones mais novos, como o J3, permitem que os usuários façam chamadas por redes Wi-Fi em vez de por suas operadoras. Isso pode ajudar quando sua rede sofre uma desaceleração ou está sobrecarregada ou, como escrevemos acima, você mora em um prédio de apartamentos com baixa recepção. Infelizmente, alguns Galaxy J3s sofreram uma perda de serviço quando as chamadas por WiFi estão ativadas.

Então, volte ao seu menu de configurações. Infelizmente, encontrar suas configurações de chamada Wi-Fi dependerá de onde sua operadora ocultou o menu. Em alguns dispositivos, a configuração é encontrada em "Chamadas avançadas", na categoria "Redes sem fio e redes". Para uma operadora como a T-Mobile - na qual a maioria dos usuários relatou problemas de serviço relacionados a chamadas por WiFi - você encontrará a configuração em "Conexões", seguida de "Mais configurações de conexão". Se estiver com dificuldades para encontrar as chamadas por WiFi configuração, consulte o site de suporte da sua operadora ou use a função de pesquisa de Configurações para encontrar "Chamadas WiFi".

Depois de encontrar a opção, sua próxima etapa depende da sua operadora. Algumas operadoras, como a Verizon, mantêm suas configurações ativadas ou desativadas e usam o Wi-Fi apenas para chamadas quando uma rede móvel não está disponível. Algumas operadoras - especificamente a T-Mobile - têm várias configurações para chamadas via Wi-Fi. Se você estiver usando o T-Mobile ou tiver várias configurações para suas chamadas por Wi-Fi, verifique se não ativou "Nunca usar redes celulares" para suas chamadas. Se você tiver, poderá ter falhas no celular quando não estiver conectado ao Wi-Fi. Você deseja selecionar "Rede celular preferida" ou "WiFi preferencial".

Se você não tiver essas opções, mas tiver as chamadas Wi-Fi ativadas, tente desativar totalmente a funcionalidade do telefone para ver se o serviço móvel retorna.

Redefinir suas configurações de rede

Depois de experimentar as opções acima, é hora de redefinir e limpar as configurações e funções do seu dispositivo. A primeira redefinição é fácil: abra o menu de configurações e encontre a opção "Backup e redefinição" na parte inferior da sua lista de configurações. Se estiver visualizando suas configurações no modo simplificado, você encontrará essa opção selecionando “Gerenciamento geral”, seguido de “Redefinir”. Você encontrará três opções de redefinição neste menu: “Redefinir configurações”, “Redefinir configurações de rede, ”E“ Redefinição de dados de fábrica ”. Você provavelmente já adivinhou, mas usaremos a segunda opção:“ Redefinir configurações de rede ”. Isso redefinirá suas conexões de dados móveis, Wi-Fi, Bluetooth e Wi-Fi de volta aos padrões ativados pela operadora. Se suas configurações de rede foram alteradas, por erro do usuário ou por um aplicativo não autorizado, essa opção redefinirá os recursos de rede do seu telefone para o estoque. Observe que suas configurações e dispositivos Wi-Fi e Bluetooth serão perdidos; portanto, você precisará redigitar suas senhas e reparar seus dispositivos novamente no telefone assim que a redefinição for concluída.

Após a conclusão da redefinição, verifique se o seu dispositivo recuperou uma conexão com a sua rede móvel. Caso contrário, continue na nossa lista de redefinições abaixo.

Limpar sua partição de cache

A seguir, em nossa lista de redefinições: limpando a partição de cache do J3. Em suma, este é um procedimento bastante técnico. Se você nunca limpou a partição de cache do seu telefone, continue com cuidado e siga este guia atentamente. Limpar a partição de cache do seu J3 não limpará nenhum dado ou aplicativo do usuário do seu dispositivo. Em vez disso, sua partição de cache mantém todos os dados temporários salvos pelos aplicativos e software do telefone, permitindo que o telefone carregue os dados do aplicativo mais rapidamente. Infelizmente, essas informações às vezes podem levar a problemas ou problemas no seu telefone, se algo der errado com seu cache. A limpeza da partição de cache deve corrigir pequenos problemas com a usabilidade ou a conexão do seu dispositivo.

Comece desligando completamente o telefone. Quando o dispositivo estiver desligado, pressione e mantenha pressionada a tecla Início, a tecla Liga / Desliga e a tecla Aumentar volume. Quando as palavras "Inicialização de recuperação" aparecerem na parte superior da tela, você poderá soltar esses botões. Uma tela azul indicando “Instalando a atualização do sistema” por até trinta segundos; a tela alertará você que a atualização do sistema falhou. Isso é normal, então não se estresse. Deixe o telefone descansar por mais alguns segundos e o visor mudará para um fundo preto com texto amarelo, azul e branco. Na parte superior da tela, as palavras "Recuperação do Android" serão exibidas; você inicializou com sucesso no modo de recuperação no Android. Usando as teclas de volume para mover o seletor para cima e para baixo, mova para baixo até “Limpar partição de cache” no menu.

Na foto acima (tirada em um Galaxy S7), está abaixo da linha azul destacada - não selecione essa opção a menos que queira limpar todo o telefone. Depois de destacar “Limpar partição de cache”, pressione a tecla Liga / Desliga para selecionar a opção e use as teclas Volume para destacar “Sim” e a tecla Liga / Desliga novamente para confirmar. Seu telefone começará a limpar a partição de cache, o que levará alguns instantes. Segure firme enquanto o processo continua. Quando terminar, selecione “Reiniciar o dispositivo agora” se ainda não estiver selecionado e pressione a tecla Liga / Desliga para confirmar. Depois que o telefone reiniciar, verifique seu dispositivo para ver se você restabeleceu uma conexão com sua rede móvel. Caso contrário, é hora de seguir para o passo final mais drástico.

Redefinir o telefone de fábrica

Como na maioria dos problemas, a etapa final para consertar o dispositivo geralmente envolve uma redefinição completa dos dados de fábrica do telefone. Embora esse não seja um processo divertido, é também um método comum para corrigir problemas baseados em software com o Galaxy J3.

Antes de redefinir completamente o dispositivo, no entanto, convém fazer backup do telefone na nuvem, usando um serviço de backup de sua escolha. Algumas recomendações: Samsung Cloud e Google Drive funcionam melhor com seu dispositivo. Você também pode usar aplicativos como Backup e restauração de SMS e Google Fotos para fazer backup de suas mensagens SMS, registro de chamadas e fotos na nuvem. Você também pode transferir arquivos ou informações importantes para um cartão SD instalado no seu dispositivo; redefinições de fábrica não limpe seus cartões SD, a menos que você verifique uma configuração específica.

Depois de fazer o backup dos arquivos, abra o menu de configurações e selecione "Backup e redefinição", localizado na categoria "Pessoal" no menu de configurações padrão e em "Gerenciamento geral" no layout simplificado. Dessa vez, selecione a terceira opção de redefinição, “Redefinição de dados de fábrica”. Isso abrirá um menu que mostra todas as contas em que você fez login no telefone, além de um aviso de que tudo no seu dispositivo será apagado. Como mencionado acima, seu cartão SD não será redefinido, a menos que você escolha a opção "Formatar cartão SD" na parte inferior do menu; se você deseja fazer isso é com você, mas não é necessário para esse processo. Antes de selecionar “Redefinir telefone” na parte inferior deste menu, verifique se o telefone está conectado ou totalmente carregado. Uma redefinição de fábrica pode usar uma grande quantidade de energia e pode levar mais de meia hora, para que você não queira que o telefone morra durante o processo.

Depois de confirmar que o dispositivo está sendo carregado ou carregado, selecione "Redefinir telefone" na parte inferior do seu scree e digite seu PIN ou senha para verificação de segurança. Depois disso, seu telefone começará a redefinir. Deixe o dispositivo descansar e concluir o processo; não mexa com seu J3 durante esse período. Quando a redefinição estiver concluída - o que, novamente, pode demorar trinta minutos ou mais -, você será inicializado na tela de configuração do Android. Se a redefinição de fábrica tiver restaurado uma conexão entre o telefone e a operadora, você verá uma conexão de dados na barra de status na parte superior do visor.

Entre em contato com o seu provedor de serviços

Se você já tentou de tudo nesta lista e ainda está enfrentando problemas de conexão com a sua rede, entre em contato com sua respectiva operadora, através dos centros de suporte ou, de preferência, com uma reunião pessoalmente em uma local de varejo perto de você. Você pode precisar de um novo cartão SIM ou de um dispositivo de substituição inteiro (supondo que o seu J3 ainda esteja na garantia). Também pode haver algo errado com sua conta específica por meio de sua operadora. Portanto, entre em contato com as linhas de suporte para garantir que sua conta esteja em boas condições e não tenha sido retida no dispositivo. Como você testou todas as soluções possíveis do seu lado, há uma boa chance de que o problema esteja nas mãos deles, não nas suas.

***

Os telefones não são perfeitos, mas são ferramentas importantes no seu dia a dia. Obviamente, perder uma conexão de celular entre o dispositivo e a rede é inconveniente ou até perigoso, mas, felizmente, esses problemas geralmente são corrigidos através do menu de configurações ou com simples paciência. Normalmente, um problema de conexão de rede surge no final da sua operadora, não no seu telefone, portanto, verifique o status e as linhas de suporte da sua operadora se você estiver com problemas para fazer chamadas ou usar seus dados. Mesmo que o problema seja baseado em hardware, sua rede geralmente pode reparar ou substituir seu dispositivo - ou o cartão SIM - e voltar a funcionar rapidamente.

Como corrigir nenhum serviço no Samsung Galaxy J3