Anonim

Se você se deparar com erros de aplicativo ou comando 'não é reconhecido como um comando interno ou externo' ao tentar fazer algo na linha de comando, atualizar um aplicativo ou instalar algo novo, você não está sozinho. Isso acontece quando as variáveis ​​de ambiente do Windows são alteradas, impedindo a execução do comando.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Você poderia literalmente tentar fazer qualquer coisa, mesmo executando um comando CMD básico ou atualizando seu antivírus. Se a variável tiver sido alterada, o Windows não poderá executar esse comando. Se isso estiver acontecendo com você, existem algumas maneiras de lidar com isso.

Existem duas versões deste erro. Um para programas gerais e outro para se você estiver tentando usar um comando CMD. Eu vou te mostrar como consertar os dois.

Corrigir erros 'comando não reconhecido'

A sintaxe do erro geralmente será algo como 'Program.exe não é reconhecido como um comando interno ou externo'. A sintaxe depende do que você está fazendo no momento, o que é importante, pois precisamos verificar o arquivo de instalação antes de fazer qualquer outra coisa.

  1. Navegue até o arquivo de instalação do programa que você está tentando usar e verifique se o executável está presente.
  2. Navegue para Painel de controle, Sistema e segurança e Configurações avançadas do sistema.
  3. Selecione o botão Variáveis ​​ambientais.
  4. Selecione Caminho no painel Variáveis ​​do sistema na parte inferior da nova janela.
  5. Selecione Editar e uma nova janela aparecerá.
  6. Verifique se '% SystemRoot% \ System32' e 'C: \ Windows \ System32' estão presentes.
  7. Copie um valor para o bloco de notas.
  8. Altere a entrada na janela Variável ambiental para outra coisa e clique em OK.
  9. Substitua o valor que você acabou de alterar pelo original do Bloco de notas e clique em OK.
  10. Faça o mesmo para o outro valor.

Se você conhece o Windows, saberá que, às vezes, tudo o que precisa fazer é inserir novamente um valor para que ele seja recuperado novamente. Presumo que isso seja vinculá-lo ao banco de dados interno do Windows mais uma vez, mas quem sabe.

A colagem dos valores no Bloco de notas economiza tempo e preserva a sintaxe correta, caso você seja perturbado durante a execução desta tarefa ou caso esqueça a aparência. Apenas recorte e cole cada um individualmente e altere o valor nas variáveis ​​ambientais para qualquer coisa. Em seguida, cole o valor original novamente e confirme. Isso deve ser suficiente para o comando original que você estava tentando trabalhar novamente.

A águia de olho entre você pode perceber que '% SystemRoot% \ System32' e 'C: \ Windows \ System32' apontam para o mesmo local. Esta é uma entrada herdada para aqueles que usam sistemas mais antigos. Provavelmente você não precisa dos dois, mas o Windows ainda parece referenciá-los separadamente. A raiz do sistema era principalmente para sistemas que usavam as pastas WINNT e Windows, o que não é mais verdade. No entanto, ambos precisam estar presentes, mesmo no Windows 10.

Corrigir erros 'Comando CMD não reconhecido'

Se você está tentando executar um comando CMD e vê 'CMD não é reconhecido como um comando interno ou externo', isso pode ser algo diferente. Tentar a correção acima pode funcionar, mas o problema pode estar sendo causado por algumas entradas do Registro que estão interrompendo a cadeia normal de comandos.

De alguma forma, se você tiver o AutoRun definido no registro, determinados comandos do CMD, como ping ou nslookup, nem sempre funcionarão. Eles retornam o erro acima. O .exe está presente e tudo pode parecer correto, mas essas duas pequenas entradas estão arruinando o seu dia.

Essas entradas do registro são:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ Microsoft \ Command Processor \ AutoRun

HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Command Processor \ AutoRun

Esse problema tem pelo menos uma década. Eu tenho um marcador para uma entrada de blog do MSDN de 2007 que salvei ilustrando exatamente isso.

  1. Navegue para C: \ Windows \ System32 e verifique se o executável do CMD está presente.
  2. Execute a verificação de variáveis ​​ambientais como acima. Se isso não resolver, siga em frente.
  3. Execute o comando 'cmd / d' que aparentemente interrompe a execução automática. Se a mensagem for a mesma, siga em frente.
  4. Encontre essas duas entradas de registro listadas acima e exclua-as.

Essa correção é antiga, mas dourada. Eu costumava usar isso quando trabalhava com IT Admin em uma empresa de cabo conhecida. É por isso que ainda o tenho como marcador. O erro 'comando não é reconhecido como um comando interno ou externo' existe há tanto tempo e, até onde eu sei, a correção ainda é a mesma, mesmo cinco gerações do Windows depois. No entanto, se você encontrar o erro, pelo menos agora você sabe o que fazer.

Quando foi a última vez que você viu o erro 'não é reconhecido como um comando interno ou externo' no Windows? Você usou uma dessas soluções ou outra coisa?

Como corrigir erros 'não é reconhecido como um comando interno ou externo'