Ultimamente, minha cópia do Chrome está ficando mais do que um pouco lenta. Embora as páginas e similares ainda carreguem relativamente rapidamente (e sem incidentes), notei em várias ocasiões que, quando estou digitando algo, o cursor tende a ficar um pouco mais lento. Não é nada terrivelmente flagrante; apenas um soluço ocasional na entrada de texto. Geralmente, isso nem interfere muito na minha digitação (embora, às vezes, tenha ficado ruim o suficiente para eu não ter conseguido trabalhar). É mais um aborrecimento, realmente.
Também ocorreu aparentemente ao acaso. Não parecia ter nenhuma conexão com o número de guias que eu tinha aberto, nem parecia ter um vínculo específico com o que eu estava fazendo na época. Isso meio que … aconteceu, às vezes.
Dado que nem a memória baixa nem a conexão ruim eram a raiz do problema (eu tenho 12 GB de RAM e um processador quad-core com Internet de alta velocidade), fiquei um pouco perdido. Eu tinha algumas telas azuis no passado, mas a reinstalação do Windows parecia corrigir o problema. O hardware (e os problemas no registro) estavam obviamente fora a causa, então. Eu examino regularmente vírus e também pratico uma navegação segura, para que a causa não possa ser spyware, adware ou malware.
Eu estava perdido. Fiquei intrigado por algum tempo sobre como resolver o problema.
É certo que eu estava ficando um pouco agitado. Meu computador deveria ter sido capaz de lidar com qualquer coisa que eu joguei nele! Por que algo tão insignificante como o Google Chrome estava causando tantos problemas? Talvez o problema possa estar no próprio Chrome? O navegador finalmente ficou tão inchado que começou a sofrer desaceleração?
Por fim, fiz o que todo ser humano eventualmente faz quando confrontado com um problema que não tem certeza de como resolver: virei-me para o Google. Após uma rápida pesquisa no Google, verificou-se que eu não era o único com esse problema. Aparentemente, foi bastante difundido, impactando os usuários do Chrome e do Chromium (uma variante de código aberto do Google Chrome).
Acontece que há duas coisas que causam essa pequena e irritante falha. Um deles está vinculado ao próprio Google Chrome, o outro é uma configuração no Windows 7 (suponho que seja o SO que você está usando). Para resolver o problema, tive que resolver os dois. Vou orientá-lo através do processo. Começaremos com o Chrome, pois você já o abriu.
Abra o menu Configurações (clique no ícone no canto superior direito que se parece com três barras horizontais e selecione 'configurações' no menu suspenso. Quando estiver lá, clique em "Mostrar configurações avançadas" na parte inferior da página. Nesse ponto, você verá uma longa lista de opções. Uma dessas opções é intitulada "prever ações da rede para melhorar o desempenho do carregamento da página". Esse é um recurso conhecido como Pré-busca de DNS. Embora certamente melhore o Ao carregar o tempo das páginas, também é conhecido por causar um pouco de atraso de entrada intermitente de vez em quando, além de enviar a pegada de memória do Chrome diretamente pelo telhado.
Em seguida, você deseja abrir as Opções da Internet no Painel de controle. A partir daí, vá para conexões e clique em configurações da LAN. Uma das opções é "detectar automaticamente as configurações". Por algum motivo, essa opção tende a causar alguns fios cruzados no Chrome como navegador padrão. Se a caixa estiver marcada, desmarque-a. Com alguma sorte, esse deve ser apenas o bilhete para consertar as coisas.
Ah, mas uma coisa - se você tiver menos de 4 GB de RAM, provavelmente terá alguns problemas.