Há poucas coisas mais frustrantes do que querer verificar as pontuações de futebol ou a mais recente crítica de filme e ver ERR_NAME_NOT_RESOLVED no seu navegador. As chances são de que você esteja usando o Chrome se estiver vendo essas palavras, pois Edge e Firefox dizem coisas diferentes. Independentemente da sintaxe, a frustração é a mesma.
O erro ERR_NAME_NOT_RESOLVED refere-se a uma falha na configuração de DNS do seu computador ou um erro de digitação na maneira como você digitou o URL. O último é simples de remediar, mas o primeiro exige um pouco mais de trabalho. Não muito mais que você terá prazer em saber.
Corrija erros do ERR_NAME_NOT_RESOLVED
Como em qualquer erro de rede, os primeiros passos são diretos. Verifique sua conexão com a Internet, verifique um site diferente, use um navegador diferente, reinicie o computador e o roteador e teste novamente. Se isso não corrigir o erro, uma dessas etapas o corrigirá.
Primeiro vamos liberar as configurações de DNS no seu computador.
- Abra um prompt de comando como administrador.
- Digite 'ipconfig / flushdns' e pressione Enter.
- Digite 'ipconfig / renew' e pressione Enter.
- Digite 'ipconfig / registerdns' e pressione Enter.
- Teste novamente usando o mesmo navegador e URL.
Isso liberará o cache do DNS, forçando o Windows e seu navegador a recarregar o DNS novamente. Isso solucionará a maioria dos erros de ERR_NAME_NOT_RESOLVED. Se você ainda estiver vendo o erro, tente configurar manualmente seus servidores DNS:
- Abra o Painel de Controle e navegue até Rede e Internet.
- Navegue até o Centro de rede e compartilhamento e selecione 'Alterar configurações do adaptador' no painel esquerdo.
- Clique com o botão direito do mouse no seu adaptador de rede e selecione Propriedades.
- Destaque Internet Protocol Version 4 e clique no botão Propriedades na janela.
- Selecione 'Usar o seguinte DNS…' e adicione 8.8.8.8 e 8.8.4.4 nos espaços. Clique OK. Esses dois servidores são servidores DNS do Google e são muito, muito rápidos e precisos.
- Teste novamente usando o mesmo navegador e URL.
Se você usa um roteador, também pode ser necessário alterar as configurações do servidor DNS. Algumas empresas de cabo especificam o servidor DNS usado na configuração do roteador que pode substituir as configurações do Windows. Se nada mudar depois de fazer essas modificações, pode valer a pena verificar seu roteador.
Por fim, se nenhuma das etapas anteriores funcionar, tente desativar o serviço de pré-busca de DNS do Google, conhecido por interferir no DNS.
- Abra o Chrome e clique nas três linhas de menu no canto superior direito.
- Selecione Configurações e Mostrar configurações avançadas.
- Desmarque as caixas ao lado de 'Usar um serviço de previsão para ajudar a concluir …' e 'Usar um serviço de previsão para carregar páginas mais rapidamente'.
- Reinicie o Chrome e teste novamente.
Uma dessas etapas é a correção dos erros do ERR_NAME_NOT_RESOLVED. Na maioria dos casos, basta liberar o DNS no prompt de comando e forçar o recarregamento da configuração é suficiente para corrigi-lo. Caso contrário, os outros dois passos definitivamente o farão.
Se você conhece outros truques para corrigir erros do ERR_NAME_NOT_RESOLVED, informe-nos abaixo.