A placa-mãe é o núcleo de qualquer computador. Ele conecta a maioria do hardware interno essencial. Você precisa saber qual modelo de placa-mãe possui antes de fazer alterações.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Não é recomendável substituir nenhum hardware se você não estiver familiarizado com a placa-mãe, pois isso pode causar incompatibilidades e mau funcionamento. A identificação do modelo da placa-mãe fornece informações sobre a marca, chipset e fabricante.
Existem diferentes maneiras de verificar o tipo da sua placa-mãe.
Prompt de comando
A maneira mais simples de ver o modelo da placa-mãe é através do prompt de comando. Todo computador com Windows possui e você pode acessá-lo de diferentes maneiras.
- Clique no ícone 'Pesquisar' (lupa) no canto inferior esquerdo.
- Digite 'Prompt de Comando'.
- Abra o prompt de comando.
Ou:
- Clique com o botão direito do mouse no menu Windows.
- Clique em executar. (Como alternativa, você pode pressionar a tecla Windows e R.)
- Digite cmd.
- Pressione Enter.
Depois de abrir o prompt de comando, digite o seguinte código:
wmic baseboard get product, Manufacturer, version, serialnumber
Deve ser o mesmo, sem espaços após vírgulas, caso contrário, não funcionará.
Pressione Enter para confirmar e você obterá todas as informações básicas sobre o seu quadro.
Informação do sistema
Assim como o prompt de comando, você precisa abrir a janela Informações do sistema.
Aqui está como fazer isso:
- Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e depois em Executar. (Tecla Windows + R)
- Digite msinfo32 e pressione Enter ou clique em OK. Isso abrirá a janela Informações do sistema.
- Clique no resumo do sistema.
- Aqui você obterá uma lista de todos os componentes de hardware do seu computador.
- Encontre um item na lista que diga 'MotherBoard' ou 'Baseboard'.
- Deve haver três itens - Modelo da BaseBoard, Fabricante da BaseBoard e Nome da placa de base.
- Aqui você pode ver todas as informações básicas sobre sua placa, exceto o número de série.
Informações do sistema também é um bom lugar para verificar todas as outras informações essenciais sobre o seu sistema e hardware.
Ferramenta de diagnóstico DirectX
Muitas pessoas não usam a ferramenta de diagnóstico DirectX, pois requer muita pesquisa manual quando você encontra suas informações básicas. No entanto, se nenhum dos outros métodos der frutos, tente usar isso.
- Abra 'Executar' (tecla Windows + R).
- Digite dxdiag.
- Pressione Enter.
- Quando a janela aparecer, verifique se está na guia Sistema.
- Encontre 'System Model' e copie ou reescreva-o.
- Cole isso no mecanismo de pesquisa de sua escolha para pesquisar os componentes da placa-mãe.
Utilitários de terceiros
Se você quiser obter mais informações ou uma maneira alternativa de acessá-las, faça o download de alguns dos muitos aplicativos de terceiros disponíveis. A maioria desses utilitários oferece uma visão geral detalhada de seus componentes de hardware e pode ser bastante útil.
CPU-Z
CPU-Z reúne todos os detalhes sobre os componentes essenciais do seu sistema. Ele analisa seu processador, rodapé, memória, núcleo interno e outros.
Clique em Configuração - Inglês para baixar e instalar o aplicativo. Ao abri-lo, você verá várias guias diferentes, incluindo CPU, Caches e Mainboard.
Clique na aba 'Mainboard' para visualizar os detalhes da sua placa-mãe. Aqui você pode ver tudo o que precisa rapidamente - do modelo à versão do BIOS que você instalou na placa-mãe.
Speccy
O Speccy também fornecerá muito mais informações do que o prompt de comando ou as informações do sistema. Tem um design moderno colorido com menus facilmente navegáveis.
Quando você abre o Speccy pela primeira vez, o painel à esquerda mostra uma lista de todo o hardware. No lado direito, você verá um resumo que contém informações sobre sua placa e outros componentes, além de suas temperaturas.
Quando você clica na guia Placa-mãe à esquerda, o Speccy lista ainda mais informações sobre sua placa-mãe. Isso inclui não apenas modelo e chipset, mas também informações sobre BIOS e tensão.
Como a CPU-Z, este utilitário mostra informações detalhadas sobre todos os outros componentes, por isso é um software muito conveniente para se ter no seu computador.
Identifique o modelo da placa-mãe sem usar o software
Se você precisar encontrar o modelo da sua placa-mãe e não puder ou não quiser usar utilitários e software, existem maneiras de verificá-lo manualmente.
A maioria das placas-mãe possui o modelo ou número de série gravado. Pode ser necessário abrir o computador e o laptop e olhar para ele. Geralmente é impresso em algum lugar próximo aos slots de memória. Às vezes, o nome completo do modelo é impresso, às vezes apenas o número de série. Você pode digitar o número de série on-line e pesquisar mais as informações.
Se você recebeu alguma documentação quando comprou seu dispositivo, provavelmente todas as informações sobre sua placa-mãe estão nele, portanto verifique-as.
Você conhece outra maneira de identificar o modelo da sua placa-mãe com ou sem o uso de software? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo.