Anonim

A Internet Corporation para nomes e números atribuídos (ICANN, abreviado) exige que todos os proprietários de um nome de domínio registrado forneçam suas informações pessoais, como nome, email, número de telefone, endereço etc. Esta informação é aberta ao público em um enorme banco de dados chamado "WhoIs".

Consulte também o nosso artigo Como saber quem possui um domínio usando WHOIS

Todos podem acessar esse protocolo usando este link e descobrir mais informações sobre o domínio em que estão interessados. Isso inclui a data de criação de qualquer domínio, que pode ser útil em muitos cenários, se você está curioso ou está se aprofundando nos domínios. detalhes de marca registrada e direitos autorais.

O WhoIs mostra duas datas adicionais, a data atualizada e a data de validade de um domínio, o que também pode ser muito útil. Continue lendo para descobrir mais detalhes sobre este protocolo e seus recursos.

Começando

Antes de chegar à data de criação do WhoIs, você deve conhecer alguns conceitos básicos sobre domínios. Os nomes de domínio são usados ​​para identificar um site. Eles usam uma sequência de letras para uma melhor compreensão humana, ao contrário dos endereços IP, que geralmente são sequências de números (o IPv6 também contém letras alfabéticas).

Um nome de domínio fica assim: https://www.whois.com/, enquanto um endereço IP fica assim: 69.63.191.255.

Talvez você entenda melhor como o WhoIs funciona se você vir uma pesquisa real com explicações de todas as seções. Aqui está um exemplo de imagem:

O nome do domínio é o primeiro da lista em Informações do domínio e é bastante auto-explicativo. Registrar é o segundo item da lista e representa a empresa que registrou o domínio em questão em nome do registrante.

Agora, o registrante é o proprietário do domínio registrado, enquanto o registro é a empresa encarregada de atualizar o banco de dados de nomes de domínio. Nesse caso, o registro é whois.com, o maior banco de dados de nomes de domínio do mundo. O registrador é, portanto, o mediador entre um registrante e o registro.

Datas WhoIs

Após as informações do registrador, você pode ver três datas diferentes. O primeiro, registrado em, foi nomeado anteriormente a data de criação. Ainda é se você estiver usando algumas ferramentas de pesquisa WhoIs em vez do site oficial. Algumas dessas ferramentas serão nomeadas mais tarde, mas, por enquanto, vamos nos concentrar nessas datas.

A data de criação mostra a hora exata em que um domínio específico foi registrado pela primeira vez. Isso pode ajudá-lo a ver por quanto tempo o site está online e em execução, e é realmente muito importante.

As páginas da web mais antigas são confirmadas para obter mais tráfego do que as mais recentes, são mais fáceis de encontrar e definitivamente possuem mais valor, tanto em termos de conteúdo quanto em termos de público-alvo, caso os proprietários decidam vendê-las. Novas páginas da web no mesmo nicho são garantidas para atrair menos tráfego, independentemente da qualidade do seu conteúdo.

A data de validade, ou seja, Expira em, mostra exatamente quando o domínio está definido para expirar. Este também é muito importante porque mostra quanto tempo um domínio está planejado para operar. Registrar domínios por períodos mais longos é melhor do que renová-lo anualmente. Se você não tiver certeza se a data de validade do WhoIs está correta, verifique o campo Status.

Updated On mostra a última vez que os detalhes de um domínio foram atualizados no banco de dados WhoIs.

Status WhoIs

Esse também é um campo muito importante para o qual você deve prestar atenção especial ao procurar um domínio no WhoIs. É o status do registrador do domínio. Se não houver restrições, significa que um domínio pode ser transferido para outro registrador. Se o status estiver em Resgate ou Em espera, significa que o domínio expirou.

Servidores de nomes mostra uma lista de todos os servidores de nomes que um domínio específico usou desde que se tornou ativo. Este campo mostra o local em que os registros DNS de um determinado domínio são mantidos. Na maioria dos casos, isso também pode mostrar a empresa de hospedagem do domínio, porque as pessoas gostam de associar registros de hospedagem e registros DNS.

Contato do Registrante

Como o nome sugere, esta seção abrange todos os detalhes cruciais sobre o registrante, ou seja, a empresa proprietária do domínio. Os campos incluem Nome, Organização, Rua, Cidade, Estado, Código Postal, País, Telefone, Fax e Email.

Contato administrativo e contato técnico

Na figura abaixo, você pode ver que as informações de contato administrativo correspondem às informações de contato do registrante. O registrante nomeia o contato administrativo e é por isso que é o mesmo. O contato técnico também é autorizado pelo registrante, mas apenas para problemas técnicos com o domínio. Avisos administrativos, como avisos de renovação, são enviados para esses contatos.

Quem é esse?

Existem alguns domínios registrados por mais de duas décadas, enquanto muitos ainda são muito recentes. A diferença entre eles é a quantidade de tráfego que atraem e a reputação que construíram ao longo dos anos.

Lembre-se de observar as datas de validade dos domínios, pois eles podem ser reivindicados por terceiros se você se esquecer de renová-los.

Como encontrar a data de criação whois