Desde que os soviéticos iniciaram a corrida espacial propriamente dita em 1957, a humanidade está lançando satélites na órbita de nosso planeta natal em números cada vez maiores.
Veja também o nosso artigo Os 25 melhores filmes para toda a família Streaming na Netflix
Dos mais de 8.000 satélites lançados desde o Sputnik, quase 2.000 ainda estão funcionando. Há uma enorme variedade de usos para as imagens da Terra tiradas por esses satélites. Os usos vão do mundano, como o uso de dados para gerenciamento de tráfego, para o pessoal, como ver exatamente quando eles derrubaram sua antiga casa, para os mais esotéricos, como a chamada arqueologia espacial.
Até recentemente, era muito complicado encontrar uma biblioteca organizada de imagens de satélite passadas, mas nos últimos anos o número de opções disponíveis começou a crescer. Listamos aqui algumas das opções mais fáceis de usar para que você possa começar sua jornada no passado.
Google Earth Pro
Primeiro, verifique se você baixou a versão mais recente do Google Earth Pro. Esta versão do Google Earth está disponível apenas em computadores desktop e pode ser executada em PC, Mac ou Linux.
Como alternativa, você pode fazer o download do Google Earth em um telefone com iOS ou Android. Atualmente, a versão do navegador não fornece nada além da imagem disponível mais recente.
Depois de seguir esse link, clique em 'Google Earth Pro na área de trabalho' e a página rolará para baixo automaticamente. Clique em 'Download Earth Pro na área de trabalho' e execute o instalador assim que terminar o download.
Abra o Google Earth Pro e encontre o local em que você está interessado no mapa. Você pode digitá-lo na barra de pesquisa no canto superior esquerdo ou girar o globo sobre você até encontrar o que está procurando.
Agora que você tem a localização, clique em 'Exibir' na barra de menus superior e, em seguida, clique em 'Imagens históricas'. Como alternativa, você pode clicar no botão com um relógio e uma seta verde indo no sentido anti-horário.
Agora você deve ver uma barra no canto superior esquerdo da imagem do mapa, que é uma linha do tempo de todas as imagens de satélite disponíveis para o local selecionado. As linhas verticais na linha do tempo são as diferentes datas para as quais eles têm fotos. Por padrão, o controle deslizante estará totalmente à direita, que é o mais recente deles.
Você pode clicar nos botões de zoom na linha do tempo para reduzir o período coberto pela barra, o que pode ser útil se houver muitas imagens disponíveis para o período que você estiver visualizando. Além disso, alterar o nível de zoom no próprio mapa fornecerá uma variedade diferente de opções para você escolher.
Aqui podemos ver três imagens de três datas diferentes, tiradas acima da cidade de Irvine, Califórnia. A primeira foto é de 1994.
O próximo é de 2005
E, finalmente, a mais recente, a partir de 2018.
Como você pode ver na barra da linha do tempo, geralmente há mais fotos disponíveis quanto mais você se aproxima dos dias atuais, pois há muito mais satélites que capturam imagens da Terra com muito mais resolução hoje do que há 20 ou 30 anos atrás. Quanto mais você voltar, mais difícil será encontrar imagens decentes.
Atlas de Vidas de Wayback da Esri
Apesar de remontar apenas a 2014, este é um arquivo digital de todas as imagens do mundo que a empresa de software de mapeamento Esri compilou até agora. Ele tem um bom número de imagens que cobrem os últimos cinco anos; portanto, se o que você procura é relativamente recente, há uma boa chance de eles tirarem uma foto para você. Ele também fornece informações disponíveis sobre dados demográficos, tráfego e clima, e é constantemente adicionado à medida que novas imagens são disponibilizadas.
Depois de navegar para o local em que está interessado, você pode usar a lista à esquerda da tela para selecionar as atualizações de imagem que incluem a área em que você está olhando. Também mostra uma visualização das alterações entre a imagem que você está visualizando e qualquer uma das outras na lista.
Landviewer
Este visualizador de imagens de satélite baseado em nuvem tem uma grande variedade de fontes disponíveis, desde satélites gratuitos como o Landsat a comerciais como o SpaceView. Ele fornece vários filtros e opções, como mostrar apenas imagens sem cobertura de nuvens ou usar um filtro infravermelho para destacar a vegetação. Os filtros são encontrados à direita da tela e oferecem um calendário para você, que informa em quais dias eles têm imagens.
O Landviewer permite que apenas 10 cenas sejam visualizadas antes que você comece a pagar pelo serviço, e as imagens de alta resolução também ficam bloqueadas atrás de uma parede de pagamento, mas a variedade de opções ainda a torna uma escolha sólida.
No topo do mundo
Estas são algumas opções fáceis de usar que encontramos. Se você encontrou um serviço de sua preferência, informe-nos nos comentários abaixo. Além disso, não deixe de nos dizer o que você usará nas imagens históricas de satélite, agora que você sabe como encontrá-las.