Anonim

Não é segredo que muitas das grandes empresas da Internet estão coletando grandes quantidades de dados sobre você. De fato, o Google chega a gravar suas pesquisas por voz (e algumas conversas por voz) e salvá-las em um banco de dados. Obviamente, você pode acessar esse banco de dados, mas a quantidade de coleta de dados ainda é um pouco desconcertante, especialmente se você é um fã de privacidade.

Hoje, mostraremos como acessar os dados que o Google, o Facebook e a Microsoft coletam sobre você, por que eles fazem isso e até mostrar se é possível se livrar deles para recuperar um pouco da sua privacidade.

Por que as empresas coletam dados

Links Rápidos

  • Por que as empresas coletam dados
  • Quais dados essas empresas estão coletando?
  • Você consegue ver esses dados?
  • Você pode se livrar desses dados?
    • Facebook
    • Google
    • Microsoft
  • O que posso fazer sobre isso daqui para frente?
  • Ideias para substituir a Internet
  • Encerramento

As empresas coletam dados por vários motivos, mas há dois motivos principais - para melhorar seus serviços e direcionar anúncios para você e sua demografia. A coleta de diferentes tipos de dados (por exemplo, quando você faz login em um serviço, como usa um serviço, insere sua experiência no uso de um serviço etc.) permite que as empresas otimizem melhor seus produtos para obter a melhor experiência possível ao usuário. Sem esse tipo de coleta de dados, as empresas teriam que confiar em pesquisas e relatórios de erros enviados para melhorar seu serviço, o que não é tão preciso nem costuma haver dados suficientes desses relatórios para identificar um problema adequadamente.

A outra razão pela qual as empresas coletam dados é para anúncios. Muitos dos serviços que você usa online são gratuitos - Facebook, Twitter e até alguns produtos da Microsoft, apenas para citar alguns. Infelizmente, como diz o velho ditado, "não existe almoço grátis". As empresas precisam ganhar dinheiro. De fato, custa muito dinheiro para manter os serviços gratuitos em operação, especialmente quando você precisa escalar algo em todo o mundo, como o Facebook ou o Twitter.

É aí que os anúncios entram em cena. No entanto, qualquer anúncio antigo não funciona. As empresas coletam dados para você, para que possam exibir anúncios relevantes (geralmente por meio do método de cookies), aumentando a probabilidade de você clicar nesse anúncio e comprar algo em vez de um anúncio que foi veiculado aleatoriamente.

Quais dados essas empresas estão coletando?

Felizmente, algumas dessas empresas são bastante transparentes. Isso é benéfico, pois você, no mínimo, pode saber que tipo de empresas de dados, como Google e Facebook, estão usando seus serviços.

Estes são os dados que o Facebook está coletando sobre você, diretamente de sua Política de Privacidade:

O Facebook coleta ainda mais do que isso, no entanto. Eles também coletam informações do dispositivo, o que outras pessoas compartilham e sabem sobre você, informações sobre compras, redes das quais você faz parte e muito mais. Recomendamos que você verifique tudo isso na página de Política de Privacidade, conforme vinculado acima.

É isso que dados a Microsoft está coletando de seus usuários:

A Microsoft também obtém dados de terceiros, assim como o Google. Você pode encontrar todas essas informações e o que elas fazem com as informações em sua Política de Privacidade.

Eu diria que a Microsoft coleta muito mais do que Google e Facebook, principalmente porque a empresa com sede em Redmond está embutida nos limites do seu computador com o sistema operacional Windows. Portanto, eles não apenas têm seu próprio mecanismo de pesquisa - o Bing - como também podem coletar dados sobre algumas das interações mais simples que você faz diariamente com o seu PC.

E, finalmente, esses são os dados que o Google está reunindo de seus usuários:

O Google captura muitos dos mesmos dados que o Facebook - nomes, endereços de email, fotos, números de telefone, informações de dispositivos, consultas de pesquisa e informações de pagamento, se você os inserir. Eles também coletam informações acionáveis, como a maneira como você interage com sites que possuem o Google AdWords e outras tecnologias do Google integradas. Além disso, eles coletam informações sobre como você usa seus próprios serviços (se isso já não era um dado) - Gmail, Google Drive, Google+ e assim por diante.

Uma coisa interessante a se observar ao observar a Política de Privacidade do Google é que essa política abrange o Android - o sistema operacional móvel do Google -, mas o que ele coleta especificamente em smartphones é ambíguo.

Você consegue ver esses dados?

Para empresas mais transparentes, você pode ver totalmente todos os dados que eles coletaram sobre você!, estamos descrevendo três grandes empresas especificamente - Google, Microsoft e Facebook. O Facebook permite que você baixe seus dados, mas a Microsoft, infelizmente, não. A Microsoft fornece um pequeno pico nos dados que eles têm sobre você, mas descreveremos isso em um minuto.

O maior que permite ver uma quantidade extensa de dados é o Google. Eles mostram literalmente quase tudo com a ferramenta Minhas atividades.

Para acessar essa ferramenta, acesse www.myactivity.google.com/myactivity. Quando estiver lá, se você ainda não estiver conectado, precisará fazer login na sua Conta do Google.

A partir daqui, a ferramenta Minha atividade mostrará tudo o que eles têm sobre você, divididos em uma programação diária. Os dados que eles coletaram no dia de hoje podem não aparecer imediatamente, mas se você voltar no dia seguinte, todos deverão estar lá.

Vale ressaltar que o Google também possui uma ferramenta de verificação de privacidade. Essa ferramenta orienta você em várias etapas para garantir que você esteja compartilhando dados e informações pessoais que deseja compartilhar. Como parte dessa ferramenta, o Google ajudará você a desativar itens com os quais não se sente confortável.

Você pode se livrar desses dados?

Facebook

Com o Facebook, você pode baixar seus dados gratuitamente; no entanto, você não pode se livrar dele. Você tem a opção de excluir sua conta, mas o Facebook ainda preserva essas informações. Algumas pessoas disseram que o Facebook excluirá todas as suas informações dos servidores depois que sua conta for excluída por um período específico, mas isso é apenas um boato e ainda não foi confirmado pelo Facebook.

Google

Com o Google, também não há como livrar-se dos dados dos servidores deles. O Google oferece bastante liberdade para a coleta de dados - você pode desativar o compartilhamento de local (mas perderá algumas funcionalidades dos aplicativos em troca), alterar suas preferências e assim por diante. No entanto, você não pode se livrar das informações atuais ou passadas que o Google coletou. Não há como se livrar disso completamente. Você pode, assim como o Facebook, fazer o download do conjunto de dados que o Google coletou para seus registros.

Você pode alterar várias preferências para interromper certos aspectos do rastreamento na página "Minha conta", mas isso não interrompe toda a coleta de dados. O Google ainda coleta diferentes tipos de dados sobre você apenas pelo uso dos serviços "gratuitos".

Microsoft

É praticamente a mesma coisa em relação à Microsoft, embora a Microsoft afirme que eles oferecem mais opções. Por exemplo, a Microsoft perguntará se eles podem coletar dados pessoais de um serviço (geralmente na forma de um contrato de Termos de Serviço), mas você pode recusar. No entanto, se você recusar fornecer esses dados a um serviço que os exija, não poderá usá-lo. Essa é apenas a troca. Você pode remover dados, impedir a coleta de dados e ver quais dados a Microsoft possui. No entanto, mais uma vez, você não poderá excluir completamente nenhuma informação passada ou presente que a Microsoft tenha de seus servidores.

O que posso fazer sobre isso daqui para frente?

Realmente não há nada que você possa fazer sobre a coleta de dados. Depois de se inscrever em um serviço como o Facebook e concordar com os termos, você estará dizendo a eles que eles podem coletar certos aspectos de informações pessoais.

A única maneira de evitar a coleta de dados é evitar a compra de um smartphone, evitar a inscrição em serviços on-line e, finalmente, navegar na web anonimamente.

Claro, tudo isso não é muito difícil, dependendo de quantos confortos você deseja ou precisa em sua vida. Alguém que não depende muito da tecnologia pode evitar a coleta de dados com muita facilidade (se ainda não se inscreveu em contas da Internet como o Facebook). Mas isso pode ser muito mais difícil para alguém que depende de tecnologia e mídia social para seu emprego.

Ideias para substituir a Internet

Se você está extremamente preocupado com a coleta de dados e decidiu desistir (ou nem se inscreveu) em mídias sociais, smartphones e similares, abaixo estão algumas dicas para substituir certos aspectos.

Cartas

Um dos grandes aspectos das mídias sociais são as conexões pessoais - reconectar-se com pessoas que você não vê há muito tempo. Se você se livrar das mídias sociais, poderá perder essas conexões novamente. No entanto, você ainda pode manter contato por meios tradicionais, como cartas. As cartas são legais porque são muito mais pessoais e até especiais, já que as pessoas raramente a recebem hoje em dia. Escreva mais cartas no lugar das mídias sociais - você pode não apenas surpreender alguém, mas também é uma ótima maneira de manter contato com um amigo ou ente querido.

Telefonemas

As chamadas telefônicas são outra ótima maneira de manter contato com as pessoas - mesmo que seja com o telefone flip tradicional ou o telefone "burro". É também uma maneira mais pessoal de manter contato com as pessoas sobre o discurso de texto, que parece ter se tornado nosso meio padrão de conversação.

Bibliotecas e livrarias

Outra coisa que você perde quando começa a tentar evitar a coleta de dados é o acesso rápido às informações por meio de um mecanismo de pesquisa. Bibliotecas são uma ótima alternativa. Geralmente, é gratuito inscrever-se em um cartão da biblioteca para alugar livros e encontrar as informações que você procura. Há também a opção de livrarias, embora os livros custem dinheiro, enquanto o aluguel de um livro da biblioteca é gratuito.

Conversa pessoal

Outra ótima maneira de encontrar informações é através de uma conversa pessoal - perguntando a outra pessoa que você está curioso sobre o assunto. Você não apenas faz mais conexões dessa maneira, como também pode se envolver em uma discussão muito ponderada.

Encerramento

Embora isso não poupe necessariamente tempo ou dinheiro, ele fornece algo que muitos hoje em dia pode considerar ainda mais valioso: privacidade. Hoje em dia, ficamos extremamente preocupados com nossa privacidade, por isso vale a pena saber que as empresas de dados estão coletando os serviços que mais usamos.

Esperamos que isso ajude você a ficar mais ciente dos dados que estão sendo coletados de você agora, bem como dos dados futuros que podem ser coletados como resultado de mais serviços que você se inscreve e usa.

Como descobrir quais dados o google, facebook e microsoft estão coletando sobre você