Você conhece pescaria? Simplificando, os predadores online capturam suas fotos, geralmente de perfis de mídia social, e usam-na para enganar outras pessoas. Seu objetivo é obter ganho financeiro ou atrair uma pessoa para um relacionamento online.
Embora isso não seja o mesmo que roubar sua identidade, ainda faz você parecer responsável por uma fraude com a qual você não tem nada a ver, o que pode causar muitos problemas. Além disso, alguns blogueiros ou proprietários de sites podem simplesmente roubar sua imagem e publicá-la em seu site sem nenhum crédito ou permissão.
De uma forma ou de outra, você deve verificar se suas fotos estão sendo usadas em outros lugares, mesmo que não haja motivo para suspeitas.
Pesquisa de imagem reversa
Links Rápidos
- Pesquisa de imagem reversa
- Google
- Em um computador
- Em um dispositivo móvel
- TinEye
- Google
- O que fazer se sua foto for roubada?
- 1. Relatório para a plataforma de mídia social
- 2. Entre em contato com o site
- 3. Diga à polícia
- Melhor prevenir do que remediar
A pesquisa reversa de imagens é a primeira linha de defesa contra predadores e ladrões de imagens on-line. Existem duas maneiras de fazer uma pesquisa reversa - você pode usar o Google ou o TinEye, um mecanismo de busca de imagens do Canadá.
O melhor da Pesquisa de imagens do Google é o suporte a várias plataformas - você pode usá-lo no seu computador e no seu dispositivo móvel. As seções a seguir descrevem as etapas necessárias para cada opção.
Em um computador
Abra o Google Chrome ou faça login na sua conta em qualquer outro navegador. Selecione Imagens do Google e clique no ícone da câmera pequena na barra de pesquisa.
Aqui você pode colar o URL da imagem ou simplesmente arrastar e soltar uma imagem do seu computador. O Google fornece uma lista de imagens semelhantes e sites relacionados.
Para garantir que sua imagem não esteja sendo usada em outro lugar, clique em imagens visualmente semelhantes e navegue na lista. Caso sua imagem apareça nos resultados da pesquisa, é fácil determinar onde ela acabou clicando em Visitar quando você seleciona a imagem.
Em um dispositivo móvel
A pesquisa de imagens do Google (upload ou URL) ainda não está disponível em dispositivos móveis. Mas há uma maneira de contornar isso e realizar uma pesquisa de imagem reversa. Use a pesquisa regular para encontrar a imagem que deseja pesquisar e pressione nela.
Clique em 'Pesquisar no Google por esta imagem' e obterá os mesmos resultados que no seu computador.
Ainda assim, você pode se perguntar como procurar imagens pessoais que estão no seu telefone. Bem, é fácil. Carregue sua foto em um site como o Imgur, pressione e faça a pesquisa.
TinEye
Usar o TinEye para pesquisa reversa de imagens não é tão diferente de usar o Google. Inicie o site, carregue uma imagem ou cole um URL, e você estará pronto.
Uma das principais vantagens do TinEye sobre o Google é que eles não salvam suas pesquisas de imagens. Toda a plataforma é totalmente privada e gratuita. Além disso, você pode mantê-lo à mão instalando a extensão do navegador TinEye.
O que fazer se sua foto for roubada?
Felizmente, a pesquisa reversa de imagens não produzirá resultados alarmantes. Mas se isso acontecer, você precisa agir imediatamente. É importante persistir até que a imagem seja removida. Aqui estão algumas coisas que você deve fazer:
1
Se uma imagem aparecer em uma conta de mídia social que não seja a sua, você precisa prosseguir e denunciá-la imediatamente. Chegar ao ladrão pode não funcionar, por isso é melhor evitar desperdiçar seu tempo.
Existe uma maneira de denunciar uma publicação ou publicação em todas as principais plataformas, seja Instagram, Facebook ou Twitter. Você pode usar a opção para denunciar uma violação de propriedade intelectual ou roubo de identidade.
Por exemplo, selecione o menu Mais (três pontos) ao lado de uma publicação no Facebook e escolha "Enviar comentários sobre esta publicação". Clique ou toque na opção que descreve a violação em questão e você estará pronto. O Facebook pode solicitar que você envie um relatório com base nos seus comentários.
2)
Alguns sites inadvertidamente usam imagens privadas. Ao contrário dos predadores, os proprietários de sites não têm necessariamente más intenções quando publicam sua imagem, mas isso não significa que você não deva ao menos ser creditado pela imagem.
Acesse o site ou blog em questão e encontre uma maneira de entrar em contato com o administrador. Mesmo que você esteja frustrado, tente ser educado e peça a eles para remover a imagem ou dar crédito a você adequadamente.
Se for necessário, você sempre pode denunciar o site ao Google.
3)
Relatar a situação à polícia é o último recurso, e você provavelmente não precisará fazer isso. Mas se o predador online executar uma operação fraudulenta usando suas imagens, especialmente se seu rosto estiver nessas imagens, você deve ir diretamente à polícia.
Melhor prevenir do que remediar
Proteger seus dados e identidade online está se tornando cada vez mais difícil. Você pode manter seus perfis de mídia social bloqueados para uma proteção extra e também ajuda a adicionar uma marca d'água reconhecível a todas as fotografias que você publica online. Mesmo com todas as precauções, você ainda deve fazer uma pesquisa reversa de imagens de vez em quando para garantir que suas fotos não sejam abusadas.