Embora os smartphones pareçam estar aumentando a cada geração, perder ou extraviar um telefone ainda é uma ocorrência bastante comum. Os batedores de carteira também estão prosperando em áreas urbanas de alta densidade, por isso é mais do que concebível que ser assaltado seja sempre uma possibilidade.
Depois que o telefone se esgotar, pode haver maneiras de diminuir sua localização e recuperá-lo. Obviamente, se o telefone permanecer conectado à Internet, isso deve ser fácil. Mas e quando o telefone está desligado ou não tem bateria? Aqui estão algumas soluções.
Usando a linha do tempo
Se o seu dispositivo estiver conectado à sua conta do Google, você poderá usar o recurso Linha do tempo para rastrear o último local conhecido do seu telefone. Esse recurso é semelhante à ferramenta Localizar seu dispositivo, mas utiliza o Google Maps para exibir locais precisos.
Então, o que exatamente esse recurso mostra? Ele pode usar o histórico de localização para mapear rotas de viagem. Obviamente, depois que seu dispositivo estiver perdido e desligado ou sem bateria, você poderá visualizar apenas o último local conhecido e tentar refazer suas etapas a partir daí.
O importante é sempre manter sua conexão com a Internet. O recurso Linha do tempo não funciona com o recurso GPS. Você também precisa habilitar o Relatório de Localização e o Histórico de Localização para que a Linha do Tempo mantenha esses registros.
A linha do tempo também usa os IDs das torres de celular em combinação com as informações de Wi-Fi para registrar os dados necessários. A precisão varia de tempos em tempos, dependendo desses fatores. No entanto, ainda é um recurso que oferece muitas informações de rota com representações visuais.
Embora possa não ser possível identificar a localização do telefone quando desligado, o conhecimento de destinos e rotas de viagem anteriores ainda oferece uma boa vantagem. Você pode descobrir os pontos mais prováveis em que alguém poderia ter roubado seu telefone ou o ponto mais provável em que você poderia ter esquecido o telefone.
Esse recurso também é frequentemente usado pelo pessoal da aplicação da lei para rastrear gadgets perdidos, como telefones, tablets, iPads etc.
Google Fotos
A ativação desse recurso permite fazer upload de todas as fotos que você tira com seu smartphone para sua conta do Google Fotos. Então, como isso ajuda? Cada foto que você envia é marcada com o local de onde foi enviada. Obviamente, isso só ajuda se você fizer o upload assim que tirar a foto, exatamente o que acontece quando você ativa o aplicativo.
Isso tem certas vantagens, mesmo se o telefone estiver desligado. Digamos que alguém pegue o telefone e teste a câmera sem sair da sua conta do Google Fotos. Isso fará o upload automático da foto para sua conta e marcará o local. Você pode acessar as informações de um laptop ou tablet. Você também pode compartilhar essas informações com a polícia para ajudá-los a rastrear seu telefone.
Para acessar essas informações, primeiro você precisa fazer login na sua conta do Google Fotos em photos.google.com. Verifique as últimas fotos enviadas. Depois de clicar em uma imagem, um ícone de informações também deve aparecer no canto superior direito. Clique nele para exibir uma barra lateral contendo as informações da imagem, como tamanho, localização e o dispositivo usado para tirar a foto.
As ferramentas de terceiros funcionam?
Muitos fabricantes de telefones criam seus próprios aplicativos de rastreador de localização. Eles exigem que você tenha uma conta e habilite vários recursos de acesso remoto e coleta de dados para obter as informações necessárias.
No entanto, se você estiver usando um aplicativo de fabricante ou de terceiros, nenhum deles funcionará corretamente sem uma conexão Wi-Fi. Se você está procurando informações em tempo real sobre o paradeiro do seu telefone enquanto ele está desligado, está sem sorte.
A maioria dos aplicativos pode fornecer apenas um último endereço ou local conhecido, e nem todos os aplicativos permitem acessar as informações se você não estiver ao telefone. É por isso que usar a Linha do tempo do Google Maps ou o Google Fotos oferece uma chance maior de encontrar seu telefone.
E o rastreamento por GPS?
Há muita especulação sobre os novos chips GPS usados em smartphones. Muitas pessoas sugerem que isso faz com que os telefones sejam rastreáveis mesmo quando não estão conectados à Internet e mesmo quando a bateria acaba.
No entanto, vale lembrar que o rastreador GPS não pode enviar dados se não houver energia. Ele poderá enviar um sinal se o telefone estiver apenas desligado e a bateria ainda tiver bastante suco. Nesse caso, conversar com um representante do fabricante ou da polícia deve permitir que você use o rastreamento por GPS para encontrar seu telefone.
Pensamento final
Hoje em dia, não é tão difícil encontrar o seu telefone perdido como costumava ser. A menos que a bateria do telefone se esgote ou seja removida, o rastreador GPS deve permitir que você localize sua localização exata. No entanto, mesmo que isso não seja possível, você ainda pode fazer palpites informados sobre onde pode ter perdido, o que certamente é melhor do que nada.