Anonim

O novo modo escuro no macOS Mojave é uma partida impressionante da aparência de longa data do sistema operacional Mac. E enquanto muitos aplicativos ficam ótimos no modo escuro, alguns usuários não gostam da aparência mais escura em todos os aplicativos. No entanto, usando as opções de interface padrão nas Preferências do Sistema, não há como excluir aplicativos individuais do modo escuro. Em outras palavras, desde que um aplicativo suporte o recurso, é "tudo ou nada" quando se trata do modo escuro.
Felizmente, há um comando do Terminal para o resgate. Da mesma forma que você pode ativar a antiga barra de menus escura e a aparência da estação , você também pode excluir seletivamente aplicativos individuais do modo escuro. Observe, no entanto, que esse tipo de configuração foi excluído da interface principal do usuário pela Apple por um motivo. Portanto, embora funcione na data da publicação deste artigo, ele pode parar de funcionar ou o processo pode mudar em futuras atualizações do macOS.


Dito isso, veja como excluir um aplicativo do modo escuro no macOS Mojave, bem como um link para um aplicativo que pode fazer isso por você sem a necessidade de comandos do Terminal. Usaremos o aplicativo Notes como exemplo.

Excluir aplicativo do modo escuro via terminal

  1. Para excluir um aplicativo do modo escuro no macOS Mojave, primeiro precisamos conhecer o Identificador de pacote do aplicativo. Para encontrá-lo, abra o Terminal e digite o seguinte comando. Observe que "Nome do aplicativo" é o nome exato do aplicativo menos sua extensão. No exemplo de aplicativo do Notes, o nome do aplicativo é simplesmente "Notes":

    osascript -e 'ID do aplicativo " Nome do aplicativo "'

  2. O comando acima exibirá o identificador de pacote do aplicativo na próxima linha. No nosso exemplo de aplicativo do Notes, o resultado é com.apple.Notes . Agora, use esse identificador no seguinte comando. Continuando o nosso exemplo, usaríamos os padrões write com.apple.Notes NSRequiresAquaSystemAppearance -bool yes .

    gravação de padrões Identificador de pacote NSRequiresAquaSystemAppearance -bool yes

  3. Por fim, feche e reinicie o aplicativo. Se tudo funcionou, ele deve usar o tema claro, mesmo que o restante do macOS ainda esteja configurado para o modo escuro.
  4. Redefinir o tema de um aplicativo

    Se você aplicou os comandos acima a um aplicativo específico e depois deseja restaurar a configuração padrão do tema e reativar o modo escuro, use o seguinte comando:

    defaults delete Identificador de pacote NSRequiresAquaSystemAppearance

    Novamente, você precisará sair e reiniciar o aplicativo para que a alteração entre em vigor. No caso de alguns aplicativos, pode ser necessário reiniciar.

    Controlar o modo escuro com um aplicativo

    Se você não quiser se preocupar com os comandos do Terminal, consulte o utilitário gratuito LightsOff .


    Este aplicativo não apenas fornece acesso a controles do modo escuro específicos do aplicativo, mas também permite alternar entre o modo claro e escuro com apenas um clique. Você pode até agendar alterações de tema com base no horário, para que o modo escuro seja ativado automaticamente à noite e volte ao modo claro pela manhã.
    Observe, no entanto, que em um nível fundamental, o LightsOff está usando os mesmos métodos de terminal descritos anteriormente para modificar as configurações do aplicativo. Isso facilita muito, mas também significa que sua funcionalidade está sujeita às alterações técnicas da Apple no macOS. Portanto, assim como os comandos do Terminal acima, este aplicativo pode não funcionar com versões futuras do macOS, dependendo de como a Apple continua a modificar a maneira como o modo escuro funciona.

Como excluir um aplicativo do modo escuro no macos mojave