Anonim

Há muitas razões pelas quais você pode precisar ampliar uma foto. Talvez você precise de uma foto maior para o seu calendário ou sua camiseta. Às vezes, você pode precisar de uma versão maior de uma foto padrão para analisar detalhes específicos que não são visíveis na resolução padrão.

Seja qual for o caso, quase qualquer aplicativo de visualização de imagem permite redimensionar fotos. No entanto, se você também pode ou não manter a qualidade da imagem depende de alguns fatores. O algoritmo de redimensionamento é muito importante e geralmente difere de um aplicativo para outro.

Aqui estão duas opções populares de redimensionamento que os fotógrafos profissionais e as pessoas comuns usam diariamente.

Como o mapeamento de pixels funciona

Cada foto é composta de milhares de pixels, dependendo da resolução. Quando são feitas alterações na imagem, ampliada ou reduzida, os pixels são redimensionados. Como isso afeta a qualidade da imagem?

Quando a imagem é redimensionada em uma imagem menor, os pixels se tornam menos visíveis porque se tornam menores. Portanto, não há perda de qualidade visual.

Agora, ampliar uma imagem também significa ampliar os pixels. A perda de qualidade fica bastante evidente após um certo nível de zoom. Esse efeito geralmente se traduz em uma foto borrada ou pixelizada.

No entanto, isso não significa que não há como ampliar uma foto sem perder a qualidade. A solução envolve compensar todos os pixels ampliados para que correspondam às propriedades dos pixels vizinhos.

Isso é conhecido como interpolação fractal e é o método usado por muitos programas de edição de imagens.

Adobe Photoshop e redimensionamento perfeito

O Perfect Resize é um software independente que pode ser usado como um plug-in no Adobe Photoshop. Não é a solução mais barata do mercado, mas trabalha com qualidade premium. Você pode não encontrar uma alternativa melhor se precisar redimensionar fotos com frequência e não apenas como hobby.

O Perfect Resize usa a interpolação fractal em seu potencial máximo, e é por isso que o software é a escolha ideal para a maioria dos editores de fotos freelancers, bem como para vários estúdios sofisticados.

Após a instalação do software, você pode adicioná-lo à sua lista de plug-ins do Photoshop. Depois disso, o Perfect Resize aparece como uma opção no Photoshop. Você pode clicar no botão Arquivo na barra de ferramentas superior, role para baixo até Automatizar e, em seguida, poderá escolher Redimensionar perfeito na lista.

Isso abrirá a imagem no aplicativo Perfect Resize. No lado esquerdo, você encontrará o menu predefinido, que permite escolher uma seleção pré-configurada. Você também pode inserir o tamanho por conta própria na opção Tamanho do documento.

Quando terminar de ajustar as configurações, você pode ir para Arquivo e clicar em Aplicar para salvar as alterações. Depois disso, você pode exportar o arquivo para qualquer local que desejar. O redimensionamento perfeito cuidará de todos os cálculos usando interpolação fractal e renderizará uma foto ampliada com pouco ou nenhum desfoque.

Gimp

Outro bom software usado para redimensionar fotos é o Gimp. Embora a qualidade oferecida não corresponda perfeitamente ao Perfect Resize, o Gimp é totalmente gratuito, fácil de usar e também não precisa do Adobe Photoshop instalado. Talvez seja o melhor aplicativo simples projetado para redimensionar.

Para redimensionar uma foto, primeiro você deve abri-la no Gimp. Em seguida, vá para o menu Imagem na barra de ferramentas superior e selecione a opção Dimensionar imagem. Isso abrirá um menu de dimensões básicas. Digite as novas dimensões e selecione também o algoritmo de Interpolação preferido encontrado na seção Qualidade.

Clique em Escala para aplicar as alterações. Lembre-se de que o método principal usado no Gimp é o Sinc (Lanczos3), que não é realmente parecido com o que o Perfect Resize pode fazer. Depois de dimensionar a imagem, você pode exportá-la para a web.

A qualidade é praticamente igual à do redimensionamento padrão do Adobe Photoshop. Isso ocorre porque o Photoshop usa reamostragem bicúbica, que não é um protocolo de redimensionamento muito avançado e certamente não é superior à interpolação Sinc empregada pelo Gimp. Do ponto de vista financeiro, se tudo o que você precisa é redimensionamento de imagens e não edição avançada, o Gimp é uma escolha melhor do que o Adobe Photoshop.

Pensamento final

Embora não haja maneira de manter a qualidade da foto, se ela não foi tirada com uma câmera decente, existem várias maneiras de fazer isso. No entanto, não espere obter resultados surpreendentes se não quiser gastar alguns dólares em um bom software.

Além disso, você não pode esperar ver o mesmo nível de qualidade que alguns personagens populares e conhecedores de tecnologia em filmes e programas de TV conseguem. Embora isso possa se tornar possível no futuro, nada no mercado hoje é tão avançado.

Como ampliar uma foto e manter a qualidade