Anonim

Os usuários do Windows 10 enfrentaram um grande problema ultimamente: aumento de malware e ataques de dia zero. Softwares mal-intencionados como WannaCry e Petya são desastrosos para os computadores, tentando roubo de identidade, roubando arquivos e até destruindo arquivos tanto que não são recuperáveis. Desde então, a Microsoft aumentou as defesas do Windows 10 contra ataques como esses, mas como uma camada extra de segurança, convém considerar o uso do Windows Defender Application Guard (WDAG).

O Application Guard já existe há algum tempo, mas apenas recentemente ele se tornou disponível para usuários do Windows 10 Pro. Originalmente, era exclusivo das versões Enterprise do Windows, mas com a Spring Creators Update deste ano, os usuários do Windows 10 Pro podem adicionar essa camada extra de defesa à sua navegação na Web. Veja como você pode configurá-lo.

Como o Windows Defender Guard funciona?

Existem alguns requisitos para você ativar o Application Guard. Primeiro, você precisa do Windows 10 Pro. Em segundo lugar, você precisa de um processador que suporte a virtualização, suportado por muitas CPUs modernas. Portanto, é possível que você possa usar o Windows Defender Guard sem problemas.

O funcionamento do Windows Defender Guard é colocar um aplicativo essencialmente em uma caixa de areia. É permitido que os vírus entrem na caixa de areia e podem fazer com que o programa na caixa de areia se torne instável, mas o software mal-intencionado não pode alcançar fora da caixa de areia. Depois que a sandbox é destruída (ou seja, quando você fecha o Microsoft Edge), tudo nessa sandbox desaparece e o computador permanece intacto. Você pode reabrir um aplicativo, que reiniciará a sandbox, mas a reinicia com uma barreira limpa, o que significa que você não terá esse vírus quando reabrir o programa. Esses são os termos dos leigos sobre o que são a virtualização e o Application Guard e como eles funcionam. Então, você pode ver como isso o manteria protegido de outro ataque de dia zero como o WannaCry e o Petya.

Como habilitar o Application Guard no Microsoft Edge

Como você pode ver, o Application Guard é quase necessário para ter ativado no seu computador. Felizmente, é realmente fácil de configurar.

Primeiro, na barra de pesquisa da barra de tarefas do Windows, procure pelo painel de controle . Abra o aplicativo.

Em seguida, selecione Programas e, em Programas e Recursos, clique no link Ativar ou desativar recursos do Windows .

Agora marque a caixa da opção Windows Defender Application Guard . Pressione OK . Se o Windows não permitir que você marque a caixa, é provável que o seu hardware não suporte a virtualização.

Com as alterações feitas, é melhor reiniciar o computador antes de continuar. É sempre uma boa prática reiniciar quando você mexe com qualquer coisa que tenha a ver com virtualização e coisas do gênero.

Depois de reiniciado, o Application Guard é super simples de usar nos aplicativos suportados. Abra o Microsoft Edge.

Clique no botão do menu de três pontos e selecione Nova janela do Application Guard . Depois de clicar nessa opção, uma nova janela do Microsoft Edge é aberta em um ambiente virtualizado (ou seja, isolado) fora do seu computador. É sobre esse sandbox que falamos, o que significa que você deve poder navegar livremente na web, sem vírus, malware ou software de dia zero que afetem o seu PC. E, se você tiver algum problema em que encontra um vírus na sua caixa de areia, é tão simples quanto fechar a janela e iniciar uma nova.

Uma coisa interessante que o Application Guard permite que você faça é que, por estar em uma área restrita ou em um ambiente virtualizado, você pode navegar livremente em sites não confiáveis, sem arruinar seu PC ou colocar seus dados em risco.

Encerramento

Como você pode ver, é realmente fácil ativar o Application Guard para começar a adicionar uma camada extra de proteção ao seu PC enquanto navega na Internet. Você não precisa usar a janela do Application Guard o tempo todo no Microsoft Edge, mas é recomendável fazê-lo quando estiver navegando em um site não confiável ou em um site que possa ser questionável.

Como ativar o Windows Defender Guard para Microsoft Edge