Todos conhecemos o Google Chrome. É um dos navegadores mais populares da Internet e facilmente um dos melhores (além de algumas pequenas reclamações). Dependendo de quanto tempo você usa o Chrome, provavelmente o conhece como a palma da sua mão. No entanto, há uma coisa com a qual você talvez não esteja familiarizado, pois não é necessariamente "fácil" de acessar - os recursos experimentais integrados do Chrome.
O Google realmente integrou uma tonelada de recursos experimentais ao Chrome, que trazem, bem, alguns recursos experimentais para o primeiro plano que você pode usar. Eles podem tornar o Chrome mais eficiente, adicionar novos recursos e assim por diante. Siga abaixo e mostraremos como configurar as coisas.
Você deve usar os recursos experimentais do Chrome?
Links Rápidos
- Você deve usar os recursos experimentais do Chrome?
-
- E os backups do navegador?
- Algumas outras informações gerais
-
- Como habilitar recursos experimentais no Chrome
- Quais recursos experimentais usar
-
- # ignore-gpu-blacklist
- # enable-scroll-prediction
- # rolagem suave
- # ash-enable-night-light
- # impressão digital de desbloqueio rápido
- # print-pdf-as-image
- # enable-tablet-splitview
-
- E o canal beta?
- Encerramento
Então, a pergunta é: você realmente deve usar os recursos experimentais encontrados no Google Chrome? Realmente não há nenhum dano nele - seu PC sempre estará bem, mas você poderá perder seus dados. Novamente, eles são recursos "experimentais", o que significa que podem causar bugs ou desacelerar o navegador e, possivelmente, excluir tudo o que você tem - contas, favoritos, histórico, plugins, pastas, etc.). Esse nem sempre é o caso - muitas vezes um recurso experimental de buggy pode ser facilmente corrigido. Se as coisas começam a parecer arrastadas, é (na maioria das vezes) tão fácil quanto voltar para a seção de recursos experimentais e desativar o recurso que está causando o problema. Portanto, desde que você esteja disposto a mexer nos recursos e possa correr o risco de perder os dados em seu navegador, não há muito mal em ativar os recursos experimentais.
E os backups do navegador?
Se você deseja experimentar os recursos experimentais, mas não quer correr o risco de perder dados, isso pode ser facilmente resolvido com o backup dos dados nos servidores do Google. É tão fácil quanto fazer login no Chrome com sua conta do Google (geralmente encontrada em Configurações) e ativar "Sincronizar tudo". Isso sincronizará todos os seus dados do Google Chrome (e o Chrome OS) com os servidores do Google. Dessa forma, é facilmente recuperável, permitindo restaurar facilmente o navegador às configurações originais.
Você pode encontrar "Sincronizar tudo" em Configurações> Configurações de sincronização, como mostrado acima. Verifique se o controle deslizante "Sync Everything" está ativado. Ele ficará azul se estiver ativado ou cinza se estiver desativado.
Para restaurar as configurações originais, é tão fácil quanto fazer login no Chrome novamente. Portanto, se você ativar um recurso experimental, ele interrompe o Chrome e é necessário reinstalá-lo. É tão fácil quanto voltar às Configurações e fazer login na sua Conta do Google. Isso restaurará seu backup do Chrome.
Algumas outras informações gerais
Uma coisa a lembrar antes de começar a usar os recursos experimentais é que eles podem ser removidos em um piscar de olhos - esses são os recursos que o Google está testando para uso do consumidor no Chrome e no Chrome OS. Se o Google decidir que um recurso simplesmente não está funcionando da maneira que queria, você poderá vê-lo desaparecer da lista de recursos experimentais disponíveis. Da mesma forma, você também verá periodicamente novos recursos experimentais disponíveis nessa lista para tentar.
Também é importante notar que muitos desses recursos experimentais são de back-end, o que significa que eles trabalham para tornar a experiência geral do usuário mais rápida e eficiente. Portanto, você nem sempre verá os recursos que você pode usar fisicamente, mas poderá ativar para obter uma experiência mais completa do Chrome.
Com tudo isso fora do caminho, vamos começar!
Como habilitar recursos experimentais no Chrome
Os recursos experimentais do Google são fáceis de acessar. Esteja você executando o Chrome OS ou o Google Chrome, é tão fácil quanto abrir o navegador e inserir chrome: // sinalizadores na barra de endereços e pressionar “Enter”. Você deve chegar a uma página semelhante à mostrada acima.
Não há um botão específico que você precise pressionar - é tão simples quanto percorrer a lista de recursos experimentais, ler o que eles fazem e pressionar o botão "Ativar" ou "Desativar", dependendo do que você deseja fazer com esse recurso específico.
Quais recursos experimentais usar
Há vários recursos experimentais que você pode dar uma volta, embora algumas das descrições possam parecer um pouco confusas sobre o que elas fazem. Dividimos uma pequena amostra dos recursos abaixo para mostrar o que eles fazem, dando uma idéia melhor do que você está mexendo.
# ignore-gpu-blacklist
Este é um recurso de renderização de software que visa habilitar a aceleração da GPU em configurações não suportadas. Portanto, ele substituirá a lista de renderização de software interna do Chrome e, em vez disso, usará seu hardware para fornecer uma experiência mais abrangente. Obviamente, esse é um recurso de back-end, tentando aumentar o desempenho geral do Chrome; No entanto, no momento, parece que houve uma falha ou uma falha com a aceleração do hardware indisponível em muitos casos.
# enable-scroll-prediction
Esse é outro recurso interessante de renderização para tornar sua experiência no Chrome um pouco mais perfeita. Basicamente, ele prevê onde seu dedo será o próximo, para que possa renderizar a parte da página antes de você realmente chegar lá - assim, quando você estiver pronto para visualizar essa parte do conteúdo, deve haver pouco a saber esperando para algo carregar ou "renderizar".
# rolagem suave
A rolagem suave, até agora, é provavelmente o recurso mais interessante. Isso ajuda o usuário a rolar suavemente da parte superior para a parte inferior de uma página da Web no Chrome, mesmo quando o sistema estiver atolado ou com dificuldades para liberar recursos (por exemplo, no caso de um disco rígido cheio ou falta de memória).
# ash-enable-night-light
Já falamos sobre programas que ajudarão você a trabalhar no escuro, fazendo a tela emitir uma luz "mais quente" à noite para facilitar as coisas para os olhos. Um dos recursos que o Google está trabalhando no Chrome (para todos os sistemas operacionais de suporte) é o chamado Night Light, que opera de maneira semelhante a programas como o f.lux. Com ele ativado, você poderá controlar a temperatura da tela no Chrome.
# impressão digital de desbloqueio rápido
Se você possui um Chromebook, esse é um recurso interessante. Isso permitirá que você desbloqueie seu Chromebook com uma impressão digital na tela de bloqueio. Como alternativa, há outro recurso experimental que usa um PIN para desbloqueá-lo.
# print-pdf-as-image
Este é outro recurso experimental super útil que, com sorte, será uma atualização completa. Faz exatamente o que diz, permitindo imprimir um PDF como uma imagem na Visualização de impressão. Isso é útil, pois às vezes é mais fácil imprimir um PDF como imagem, e algumas impressoras não permitem imprimir PDFs, mas permitem imprimir imagens. Isso facilita um pouco esse processo de conversão. Esse recurso experimental está disponível no navegador Chrome para todos os sistemas operacionais e para o Chrome OS.
# enable-tablet-splitview
Finalmente, o último recurso que destacaremos é a exibição dividida. Isso é específico do Chrome OS, permitindo que você jogue ou mexa usando dois aplicativos ao mesmo tempo em uma exibição dividida. Novamente, é experimental - um pouco problemático em nossos testes - mas pode ser um recurso interessante para uma atualização final para aumentar os recursos de multitarefa.
Há muitos outros recursos experimentais disponíveis no Chrome. Como lembrete, digite Chrome: // sinalizadores na barra de endereço para verificá-los por si mesmo.
E o canal beta?
Talvez você não queira mexer nos recursos experimentais, arriscando todos os dados do navegador. Ou talvez você não queira lidar com um possível cliente Chrome corrompido, tendo que desinstalar e reinstalar novamente. Mas você ainda deseja mexer com todos os novos presentes. Felizmente, você ainda pode fazer isso sem arriscar a integridade do seu cliente principal - em vez disso, pode fazer o download do canal beta.
O Google Chrome Beta é um cliente separado, permitindo que você aproveite todos os recursos mais recentes do Chrome para um test drive. Você também poderá fornecer feedback direto ao Google sobre esses recursos. É honestamente a melhor maneira de testar os novos recursos do Chrome, em vez de colocar seu navegador diário em risco.
Você pode baixá-lo gratuitamente no Google em www.google.com/chrome/browser/beta.
Encerramento
E é só isso! Se você gosta de mexer com o novo software, os recursos experimentais do Chrome são um ótimo lugar para começar. Há pouco risco de "perder todos os seus dados", se você tiver feito o backup e sincronizado com sua conta do Google. E mesmo que você não queira mexer com esses recursos no cliente principal do Chrome, sempre pode fazer o download do Canal Beta do Chrome como um cliente separado, permitindo ainda mexer nos novos recursos e aprimoramentos que estão por vir.
E lembre-se: o Chrome não é o único navegador com o qual você pode mexer, muitos outros navegadores tradicionais com recursos beta com os quais você também pode mexer - Firefox, Opera, Vivaldi etc.
Se você tiver algum comentário ou precisar de ajuda para obter um recurso experimental, deixe um comentário na seção de comentários abaixo!