A Microsoft está fornecendo uma nova interface em todo o Windows 10. Mas com o sistema operacional ainda em versão beta, alguns desses ajustes de interface ainda não são visíveis nas versões da Visualização Técnica. Um desses ajustes é o relógio e o calendário da barra de tarefas - o pop-up que você vê ao clicar na hora na barra de tarefas da área de trabalho - que ainda se parece exatamente com o Windows 7 e Windows 8, e entra em conflito com outras alterações de design que a Microsoft está implementando. É claro que a Microsoft continuará fazendo alterações à medida que a Visualização Técnica do Windows 10 continuar, mas você pode dar uma olhada no novo relógio da barra de tarefas e no design do calendário com uma simples modificação do registro.
Com o Windows 10 Technical Preview 2 ou posterior, abra o Editor do Registro do Windows procurando por regedit no menu Iniciar. Em seguida, navegue para o seguinte local:
HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionImmersiveShell
Lá, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no lado direito da janela e selecione Novo> Valor DWORD (32 bits) . Nomeie este DWORD UseWin32TrayClockExperience e atribua a ele um valor 0.
Não há necessidade de reiniciar ou fazer logoff; assim que essa modificação do registro estiver concluída, clique no relógio da área de trabalho para ver o novo design da janela do calendário e da hora.
O novo design é surpreendentemente incompleto: você ainda não pode adicionar relógios adicionais (clicar em "Relógios Adicionais" abre o aplicativo Alarme, mas qualquer alteração não é efetivada na janela do relógio da barra de tarefas) e parece não haver implementação atual com o aplicativo de calendário padrão do usuário ao navegar pela parte do calendário. Mas o design geral se encaixa muito mais apropriadamente com o restante do Windows 10, e os usuários avançados que atualmente testam o sistema operacional devem estar dispostos a aceitar a funcionalidade perdida por enquanto.
Se você não gostar do novo design ou se precisar dos recursos ausentes, como relógios adicionais, volte ao local do registro mencionado acima e exclua o DWORD criado. Assim que acabar, o relógio padrão da barra de tarefas no estilo Windows 8 retornará.