Anonim

A mágica dos monitores "Retina" da Apple é que o macOS (formalmente chamado de Mac OS X) renderiza a interface do usuário com quatro vezes mais pixels (duas vezes a resolução vertical e duas vezes a horizontal) do que em uma tela tradicional de baixa resolução, oferecendo aos usuários os benefícios de texto e gráficos ultra nítidos sem tornar a interface muito pequena para ser vista.

Isso funciona muito bem em monitores de alta resolução, como monitores 4K e o novo iMac 5K, mas e se você pudesse ter o benefício da nitidez do tipo Retina em um monitor que não seja Retina? Bem, graças a algo chamado modo HiDPI no macOS / OS X, você pode, embora haja uma ressalva bastante grande.

O modo HiDPI estava inicialmente disponível como uma opção no utilitário Quartz Debug do Xcode, mas desde que o Mavericks foi acessível por meio de um comando Terminal. Se você estiver executando o Mountain Lion ou mais antigo, consulte este artigo no OS X Daily para obter instruções sobre como ativar o modo HiDPI no OS XI

Se você estiver usando o macOS Mavericks ou superior, continue com as etapas abaixo:

Primeiro, inicie uma nova janela do Terminal e copie e cole o seguinte comando:
$ sudo defaults write /Library/Preferences/com.apple.windowserver.plist DisplayResolutionEnabled -bool true

Em seguida, pressione Retornar para executar o comando e, como se trata de um comando “sudo”, digite sua senha de administrador quando solicitado.

Em seguida, reinicie o seu Mac e, ao fazer login novamente, vá para Preferências do Sistema e clique em Monitores .


Aqui, você verá a janela de preferências familiares, onde poderá definir sua resolução e taxa de atualização.

A maioria dos usuários provavelmente terá a opção "Padrão para exibição" marcada, que normalmente é a resolução nativa da tela. Clique em Dimensionado para revelar resoluções adicionais e você verá uma ou mais opções na parte inferior da lista com "(HiDPI)" anexado às suas resoluções. Clique em um dos modos HiDPI para habilitá-lo na tela desejada.

Nota: Se você não estiver vendo as resoluções HiDPI listadas nas Preferências do Sistema, depois de usar o comando Terminal acima, tente clicar no botão de opção "Escalado" enquanto mantém pressionada a tecla Alt / Option no teclado. Este truque revela resoluções adicionais para todos os monitores e deve listar as resoluções HiDPI, se ainda não estiverem visíveis.

Você verá instantaneamente tudo parecer muito mais nítido, mas aqui vem a ressalva: sua resolução efetiva é muito menor. Isso funciona em telas Retina de alta resolução porque o macOS possui milhões de pixels adicionais para trabalhar.

Se você deseja “qualidade de retina” em uma tela de resolução padrão, terá uma resolução efetiva muito menor. Por exemplo, eis a aparência de uma resolução nativa de 1920 × 1200 em um iMac de 20 polegadas:

E eis a aparência do modo HiDPI com uma resolução efetiva de 960 × 600:

Embora seja difícil discernir em seu próprio monitor (você pode clicar em cada imagem para ampliá-las), o modo HiDPI torna o macOS e os aplicativos muito mais nítidos, mas reduz significativamente a resolução de trabalho do sistema.

Portanto, é provável que você não queira trabalhar no modo HiDPI o tempo todo, mas depois de habilitá-lo com o comando Terminal, você poderá alterná-lo facilmente quando quiser exibir um aplicativo ou documento específico com qualidade semelhante à Retina, ou se você desejar temporariamente facilitar a visualização da interface do usuário à distância, sem a redução da qualidade que acompanha o uso de uma resolução mais baixa "normal", como ao exibir o OS X em uma HDTV na sala.

Quando você quiser voltar à resolução nativa padrão, volte para Preferências do Sistema> Monitores e escolha "Padrão para exibição" ou sua resolução preferida na lista "Escalonada". Não faz mal deixar o modo HiDPI ativado como uma opção no OS X quando você não estiver usando, mas se você deseja remover as resoluções do modo HiDPI da sua lista de resoluções "Escaladas", basta executar o seguinte comando no Terminal:
$ sudo defaults delete /Library/Preferences/com.apple.windowserver.plist DisplayResolutionEnabled
Assim como quando você ativou o modo HiDPI no macOS, precisará digitar sua senha de administrador e reiniciar o Mac para que as alterações entrem em vigor.

Aplicativos de terceiros

Se você preferir não brincar com os comandos do Terminal, existem aplicativos e utilitários de terceiros que podem ativar o modo HiDPI para você, além de outras funcionalidades relacionadas à exibição.

Aqui estão alguns exemplos de software de terceiros que podem habilitar o HiDPI no macOS:

  • ResolutionTab (US $ 1, 99, Mac App Store) ResolutionTab é um "aplicativo de barra de menus para alternar rapidamente entre os modos de exibição Padrão e HiDPI".
  • SwitchResX (US $ 15, shareware). O SwitchResX, em particular, oferece inúmeras funcionalidades adicionais para configurar resoluções personalizadas e taxas de atualização, mas esses dois aplicativos podem entrar e sair do modo HiDPI com apenas um clique.

O modo HiDPI certamente não substitui uma verdadeira tela Retina de alta resolução, mas serve como função útil para quem ocasionalmente precisa do macOS / OS X para ter uma aparência mais nítida, como ao tirar capturas de tela de alta qualidade ou para usuários que desejam uma interface maior e mais fácil de ler, sem o embaçamento de uma resolução mais baixa padrão.

Se você achou este artigo útil, consulte outros artigos do TechJunkie Mac, incluindo Como usar apenas uma barra de menus e uma doca escuras no macOS Mojave e Como editar o arquivo hosts no macOS (Mac OS X).

Você tem dicas ou truques para ativar o modo HiDPI no seu Mac? Você conhece algum bom aplicativo de terceiros além dos dois listados acima? Em caso afirmativo, conte-nos nos comentários abaixo!

Como ativar o modo hidpi no macos