Como seu antecessor, o Windows 10 inclui uma opção de personalização para tornar a barra de tarefas da área de trabalho transparente, permitindo que o papel de parede da área de trabalho do usuário fique visível atrás da barra de tarefas. A barra de tarefas é uma parte tão pequena da área de trabalho geral, que essa opção dificilmente é perceptível para a maioria dos usuários no Windows 8. Com a adição do Action Center no Windows 10, no entanto, a opção de transparência foi estendida da barra de tarefas para o Menu Iniciar e o Centro de ação e oferece um resultado muito mais visual (se você preferir a opção de transparência) ou mais perturbador (se você não gostar da opção de transparência). Veja como desativar ou ativar a transparência da barra de tarefas, do menu Iniciar e do Action Center no Windows 10.
Nota: Como seu concorrente Apple, a Microsoft usa a palavra "transparência" para descrever o efeito visual discutido. No entanto, o termo mais preciso é "translucidez", pois o papel de parede da área de trabalho, embora visível, é claramente ofuscado pelos elementos de primeiro plano da barra de tarefas, menu Iniciar e Centro de Ação. Apesar dessa diferença, manteremos a palavra "transparência" para manter a consistência com as convenções de nomenclatura da Microsoft.
Para desativar ou ativar a transparência da barra de tarefas, do Menu Iniciar e do Action Center no Windows 10, vá para Iniciar> Configurações> Personalização> Cores .
Role para baixo até ver a opção Tornar transparente, barra de tarefas e centro de ação transparente . Como o nome descreve, ativar essa opção tornará os elementos da área de trabalho transparentes e o papel de parede da área de trabalho ficará visível atrás deles de uma maneira semelhante, embora muito menos intensa, aos efeitos visuais do Aero introduzidos no Windows Vista.
Por outro lado, desativar essa opção resultará no uso de uma cor sólida de fundo na barra de tarefas, no Menu Iniciar e no Centro de Ação, que cobrirá completamente as respectivas áreas do papel de parede da área de trabalho. A cor usada para os planos de fundo sólido e transparente variará com base nas suas opções nas seções mais acima no menu Configurações de cores e será automaticamente definida pelo Windows com base no seu papel de parede atual ou manualmente pelo usuário a um dos seguintes 48 opções de cores.
Independentemente de você estar ativando ou desativando os efeitos de transparência no Windows 10, a alteração que você fizer entrará em vigor assim que você clicar no botão Ativar / Desativar em Configurações, sem precisar reiniciar ou fazer logoff sempre que alterar a opção.
Uma palavra de cautela para aqueles que executam o Windows 10 em PCs mais antigos com placas gráficas desatualizadas: embora não seja muito para os padrões atuais, o efeito de transparência no Windows 10 exige certa potência da GPU. Portanto, se você estiver executando um PC ou placa gráfica mais antiga e perceber alguma lentidão na área de trabalho do Windows 10, tente desativar a transparência (e também as animações do Windows 10, enquanto estiver fazendo isso) para obter um aumento potencial de desempenho.