O Dynamic Host Configuration Protocol, ou DHCP, para abreviar, é um protocolo de rede IP (Internet Protocol) que atribui automaticamente endereços IP e DNS (Domain Name Service) a todos os dispositivos em uma rede, economizando o trabalho de inseri-los manualmente. É uma opção ativada por padrão na maioria dos computadores com Windows, mas e se esse não for o caso do seu PC?
Consulte também o nosso artigo Como usar IPs estáticos e DHCP ao mesmo tempo com o roteador
O DHCP não é nada difícil de configurar; portanto, continue lendo e você será feito rapidamente.
Habilitando o DHCP no Windows 8 / 8.1 e Windows 10
- Diferentemente das versões anteriores do Windows, o Windows 10 não possui um “Painel de Controle” clássico. Em vez disso, você deve clicar com o botão direito do mouse no botão Windows e escolher “Conexões de Rede”. Outra maneira de abrir o mesmo menu é pressionar “Windows” e Botões "X" juntos no teclado.
- Role para baixo para encontrar o “Centro de Rede e Compartilhamento” na categoria “Alterar suas configurações de rede”.
- No "Centro de Rede e Compartilhamento", clique em "Alterar configurações do adaptador", localizado no canto superior esquerdo. Isso o levará à janela "Conexões de rede".
- Aqui, clique com o botão direito do mouse em Ethernet ou Wi-Fi, dependendo do método de conexão que você está usando. No menu suspenso, selecione "Propriedades".
- Isso abrirá as propriedades de Wi-Fi / Ethernet. O que você está procurando é a lista de itens que sua conexão usa. Clique com o botão esquerdo do mouse em “Internet Protocol Version 4 (TCP / IPv4)” e clique no botão “Properties” que está fora da lista.
- Na janela "Propriedades do IPv4", verifique se os botões "Obter um endereço IP automaticamente" e "Obter endereço do servidor DNS automaticamente" estão selecionados. Se estiverem, seu DHCP deve estar ativado.
- Se houver alterações, clique no botão "OK" para salvá-las.
Habilitando o DHCP no Windows Vista e Windows 7
O processo nessas duas versões do Windows não é o mesmo do Windows 8, 8.1 e 10:
- Clique no botão "Iniciar".
- No "menu Iniciar", selecione "Painel de Controle".
- Dentro do "Painel de Controle", vá para a categoria "Rede e Internet".
- Digite o "Centro de Rede e Compartilhamento".
- Na barra lateral à esquerda, clique em "Alterar configurações do adaptador".
- Encontre sua conexão de trabalho, clique com o botão direito do mouse e escolha "Propriedades".
- Enquanto estiver na guia "Rede", clique em "Internet Protocol Version 4 (TCP / IPv4)".
- Enquanto estiver selecionado, clique no botão "Propriedades", mas verifique se a caixa de seleção ainda está marcada.
- Seu DHCP deve estar funcionando se "Obter um endereço IP automaticamente" e "Obter um endereço de servidor DNS automaticamente" estiverem selecionados.
- Clique em "OK" para salvar as alterações.
Habilitando o DHCP no Windows XP (e versões anteriores do Windows)
- Clique no botão "Iniciar".
- No "menu Iniciar", selecione "Painel de Controle".
- Se você estiver usando a "Visualização de categoria" do Windows XP no "Painel de controle", clique em "Conexões de rede e Internet". Se não estiver usando, encontre o ícone "Conexões de rede" e clique duas vezes nele.
- Encontre sua conexão de trabalho, clique com o botão direito do mouse e selecione "Propriedades".
- A janela de propriedades da conexão será exibida. Parece semelhante à janela de propriedades das versões mais recentes do Windows, mas desta vez você está procurando por “Protocolo da Internet (TCP / IP)”. Selecione-o na lista sem desmarcar a caixa de seleção e clique em "Propriedades".
- Se eles ainda não estiverem selecionados, selecione as opções "Obter um endereço IP automaticamente" e "Obter o endereço do servidor DNS automaticamente".
- Clique no botão "OK" se as alterações foram feitas.
Configure seu roteador
Se esse método não resolver o problema, tente ativar o DHCP nas configurações do seu roteador. Antes de continuar, primeiro você precisará encontrar o IP do gateway padrão. Veja como fazer isso no Windows 8, 8.1 e 10:
- Para começar, abra as "Conexões de Rede".
- Encontre a opção "Ver propriedades da sua rede".
- Role para baixo até encontrar o "Gateway padrão". É perto da parte inferior da janela.
No Windows Vista e Windows 7:
- Vá para o "Centro de Rede e Compartilhamento". Siga as etapas do método anterior para encontrá-lo.
- Clique em "Alterar configurações do adaptador".
- Na lista de conexões à Internet, encontre a que você está usando no momento e clique duas vezes nela.
- A janela "Status do Wi-Fi" (ou "Status da Ethernet") será exibida. Clique no botão "Detalhes …" e procure "Gateway padrão IPv4".
Tendo encontrado o Gateway Padrão, você pode finalmente ativar seu DHCP:
- Abra o seu navegador da web e insira o Gateway padrão na "Barra de endereços". Pressione "Enter" quando terminar. Isso levará você à sua página de roteador.
- A maioria dos roteadores exige que você digite seu nome de usuário e senha por motivos de segurança imediatamente. Se você não souber seu nome de usuário e senha porque não foi quem os definiu, procure na Internet os valores padrão do seu roteador. Como alternativa, tente verificar o manual que acompanha o seu roteador. Se você os configurou, mas os esqueceu, considere redefinir seu roteador ou ligue para o seu provedor de rede para obter ajuda.
- Encontre a seção “Configuração” ou similar e siga com “Configurações de rede” ou opção semelhante que contém as configurações do seu roteador.
- A partir daqui, você precisa encontrar "Configurações DHCP" (ou "Configurações do servidor DHCP").
- Procure por “Servidor DHCP” ou opção similar. A configuração que você está procurando provavelmente terá apenas as opções "Ativado" e "Desativado". Verifique se o primeiro está selecionado.
- Clique no botão "Aplicar" ou "Salvar configurações" para salvar as alterações. Esse botão geralmente fica na parte inferior da página em que você está.
Manutenção da conexão
Normalmente, o DHCP é ativado por padrão, mas devido a problemas na rede - ou devido a software defeituoso ou drivers desatualizados - pode não ser o seu caso. Outro motivo possível para desativá-lo é uma infecção por malware; portanto, se nenhum desses métodos ajudou, considere atualizar os drivers do roteador e modem, verificar o sistema em busca de malware ou simplesmente ligar para o seu provedor de Internet para obter ajuda.
Você conseguiu resolver este problema? Você conseguiu descobrir o que causou seus problemas de DHCP? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.