O ActiveX é uma estrutura que permite que diferentes softwares se comuniquem e compartilhem funcionalidades e informações. Essa tecnologia melhorou significativamente o software, à medida que novas possibilidades surgiram com ela. Mas como funciona e por que é tão importante?
Consulte também o nosso artigo Como excluir todos os favoritos no Chrome
A melhor maneira de explicar sua funcionalidade é através de um exemplo. Usaremos aplicativos com recursos de verificação ortográfica. O primeiro aplicativo que vem à mente é o Microsoft Word. Mas aplicativos como o Outlook Express também usam verificadores ortográficos.
Como há a necessidade das mesmas funções em ambos os casos, os programadores criaram esse conceito que lhes permite usar o mesmo código para os dois aplicativos. Não é necessário criar um verificador ortográfico para os dois aplicativos a partir do zero.
Portanto, nesse caso, um objeto de corretor ortográfico foi criado e foi facilmente implementado em ambos os aplicativos. O mesmo vale para outros aplicativos que exigem verificação ortográfica. Por que escrever a mesma coisa repetidamente?
Como ativar o ActiveX no Google Chrome
Considerando que o ActiveX é obviamente muito útil, por que ele já não está ativado em todos os navegadores? A resposta está no fato de que essa tecnologia foi criada pela Microsoft. Por padrão, o ActiveX funciona apenas em aplicativos que também foram criados pela Microsoft - incluindo Internet Explorer, PowerPoint, Excel, Word, etc.
No entanto, agora você pode ativar o ActiveX no Google Chrome e no Mozilla Firefox, mesmo que isso não fosse possível inicialmente. Vamos dar uma olhada no que você precisa fazer.
Habilitando o ActiveX no Chrome
Existem dois métodos que você pode usar para isso. Passe pelos dois e escolha o método mais fácil de seguir.
Método 1
- Abra o seu navegador Google Chrome.
- Clique na opção Menu do Google Chrome (três linhas / pontos horizontais ou verticais, dependendo da versão que você instalou).
- Clique em configurações.
- Role até a parte inferior da página e selecione Avançado.
- Navegue para a seção Sistema.
- Selecione Abrir configurações de proxy e uma nova janela pop-up será exibida.
- Clique na guia Segurança e selecione Nível personalizado (localizado na seção Nível de segurança desta zona).
A partir daí, você poderá ver todas as configurações de segurança que podem ser alteradas. Role para baixo e selecione a opção Solicitar nas seções “Download de controles ActiveX assinados” e “Download de controles ActiveX não assinados”. Além disso, verifique se Habilitar foi marcado na seção "Executar controle e plug-ins ActiveX".
Clique em OK e reinicie o navegador para que as alterações sejam salvas.
Método 2
No segundo método, habilitaremos o ActiveX adicionando-o como uma extensão do Chrome. Primeiro, você precisará baixar e instalar o plug-in externamente.
- Faça o download do arquivo aqui.
- Clique no menu do Google Chrome (três linhas / pontos horizontais ou verticais).
- Selecione mais ferramentas.
- Clique em extensões.
- Vá para a pasta em que você baixou o plug-in.
- Arraste o plug-in na página Extensões.
- Uma lista de permissões aparecerá, então clique em Adicionar.
Depois de concluir a última etapa, reinicie o navegador e você estará pronto.
Habilitando o ActiveX no Mozilla Firefox
Quando se trata do Mozilla Firefox, esse processo é semelhante.
- Faça o download do plug-in ActiveX para Mozilla aqui.
- Instale o plug-in depois de baixá-lo, clicando no ícone e seguindo as instruções.
- Abra o Mozilla e vá em Ferramentas para verificar se o plug-in foi instalado com sucesso.
- Escolha adicionais.
- Selecione a guia Plugins.
Agora você deve conseguir ver o ActiveX listado como um plug-in.
Comente suas idéias
É tudo o que você precisa fazer para ativar o ActiveX no Google Chrome e Mozilla Firefox. Esses métodos o ajudaram? Sinta-se livre para compartilhar seus pensamentos na seção de comentários abaixo.