No início deste ano, a Microsoft anunciou que estava mudando o curso em seu navegador Edge. Inicialmente lançado com o Windows 10 em meados de 2015, o Edge nunca decolou. Apesar das repetidas tentativas da Microsoft de promover o navegador, seu uso principal continuou sendo um meio para os usuários com novas instalações do Windows baixarem e instalarem o Chrome ou Firefox.
Portanto, apesar de ter sido incluído em todas as instalações do Windows 10, o Edge nunca conseguiu ganhar mais de 4 ou 5% do mercado, ficando significativamente atrás do Chrome e permanecendo no mesmo território que o Opera e o Safari (o último, é claro, está disponível apenas para Macs).
Abandonando essa estratégia falha, a Microsoft optou por adotar o Chromium, o mecanismo de navegador de código aberto que forma a base do Google Chrome e de vários outros navegadores menores. A mudança para o Chromium permitiria à Microsoft resolver imediatamente quaisquer problemas de compatibilidade encontrados pelo EdgeHTML, além de abrir seu navegador para oferecer suporte a extensões baseadas no Chrome, além de ter a capacidade de projetar a aparência do navegador em seu próprio estilo.
Outro benefício da adoção do Chromium é o suporte a várias plataformas. A versão original do Edge estava limitada não apenas ao Windows, mas especificamente ao Windows 10. Um Edge baseado no Chromium poderia, teoricamente, rodar tão bem no ainda popular Windows 7, Windows 8 ou até no macOS. E esse é exatamente o caminho que a Microsoft escolheu, anunciando o suporte para cada um desses sistemas operacionais.
O novo Edge foi lançado no modo de visualização no mês passado, mas apenas para o Windows 10, com versões do Windows 7, 8 e macOS prometidas para mais tarde. Agora, mesmo que a Microsoft ainda não tenha feito um anúncio oficial, o Edge for Mac chegou graças ao usuário do Twitter e ao frequente WalkingCat que lida com a Microsoft. Para aqueles que desejam uma experiência de navegação baseada no Chromium que não esteja vinculada ao Google, veja aqui como instalar o Edge for Mac.
Download Edge para Mac
Assim como o Windows 10, o Edge para macOS está disponível em duas versões: Dev e Canary . A versão Dev recebe atualizações cerca de uma vez por semana e recebe algum grau de teste com cada compilação. A versão Canary, por outro lado, é atualizada com a mesma frequência de uma vez por dia e representa a ponta do desenvolvimento do navegador. É importante reiterar, no entanto, que ambas as versões são realmente pré-lançamento . Eles são destinados a testes e sua estabilidade e integridade não são garantidas. Portanto, embora você possa instalar um dos canais do Edge Insider ao lado dos navegadores estáveis, também não deve confiar em trabalhos críticos.
Para instalar o Edge for Mac, escolha o Insider Channel, o Dev ou o Canary desejado e faça o download da versão correspondente abaixo.
- Edge para Mac Dev
- Edge para Mac Canary
Após o download do instalador, basta executá-lo e seguir as instruções de instalação como qualquer outro aplicativo do macOS. Quando a instalação estiver concluída, o navegador será iniciado e você terá a oportunidade de importar favoritos, senhas ou configurações dos navegadores instalados, como Chrome, Safari ou Firefox.
Você também pode entrar na sua conta da Microsoft e sincronizar essas informações nos navegadores Edge Insider no seu PC com Windows, se disponível. No entanto, é importante notar que, embora você possa importar favoritos e outros dados inicialmente, atualmente não é possível sincronizar nenhuma alteração nesses dados entre a construção do Edge Insider e o Edge original ou outro navegador no seu Mac.