Por padrão, o Windows 10 possui mais de uma centena de fontes incorporadas. O Mac OS tem muitos, mas apenas parece usar quatro, Myriad, Lucida Grande, Helvetica Neue e Avenir. Quanto ao Linux, as fontes utilizadas dependem inteiramente da distribuição. Um conjunto de fontes que pode ser usado em todos os sistemas operacionais é do Google e existem centenas, senão milhares deles. Aqui está como baixar e instalar o Google Fonts.
Se você estiver escrevendo um ensaio, criando um novo documento ou desenvolvendo um site, sua escolha de fonte vai muito além da aparência. As fontes fazem parte da tipografia, que é parte da arte e parte da ciência. A tipografia pode influenciar o tempo na página, a facilidade de leitura de um documento e até a maneira como seu conteúdo será recebido. Se você deseja exercer um pouco mais de controle sobre como se deparar em um documento, considere sua fonte com cuidado.
O site do Google Fonts é um repositório enorme de fontes quase universais que podem ser usadas em mídias e sistemas. Não é a única coleção de fontes online, mas precisa ser uma das mais abrangentes. As fontes do Google destinam-se principalmente ao design de sites, mas você também pode usá-las no computador, se quiser.
Como baixar fontes do Google
Antes de instalarmos o Google Fonts em computadores diferentes, primeiro precisamos encontrar uma fonte e fazer o download. Há um método específico que você precisa usar no site do Google Fonts para fazer download de fontes localmente. Como as fontes são projetadas principalmente para uso on-line, os downloads locais não são os mais intuitivos.
- Navegue até o site do Google Fonts.
- Selecione uma fonte que você deseja baixar.
- Selecione o '+' vermelho no canto superior direito da caixa da fonte. Uma caixa aparecerá no canto inferior direito, informando '1 família selecionada'.
- Abra a caixa deslizante que aparece no canto inferior direito da tela.
- Selecione o ícone vermelho de download no canto superior direito da caixa.
- Selecione Download.
Se você deseja instalar várias fontes, use a Etapa 3 para adicionar lotes à sua seleção e fazer o download de todas de uma só vez. Lembre-se de não baixar e instalar muitos de uma só vez, a menos que você esteja usando um gerenciador de fontes, pois isso pode tornar o computador mais lento!
Como instalar o Google Fonts no Windows 10
Instalar o Google Fonts no Windows 10 é muito fácil. Tudo que você precisa fazer é baixar, descompactar e instalar. Tenha cuidado ao baixar fontes, pois a instalação de muitas pode fazer com que o computador funcione lentamente. Se seus aplicativos começarem a gaguejar ou se as páginas da Web demorarem para carregar, considere remover alguns dos que você instalou, mas é improvável que sejam usados.
Para instalar o Google Fonts no Windows 10:
- Baixe um arquivo de fonte para o seu computador.
- Descompacte o arquivo em qualquer lugar que desejar.
- Localize o arquivo, clique com o botão direito do mouse e selecione Instalar.
Existem três tipos de arquivo de fonte que você pode usar com Windows, TrueType (.ttf), OpenType (.otf) e PostScript (.ps). Clique com o botão direito do mouse no arquivo correspondente para instalá-lo.
Como instalar o Google Fonts no Mac OS
O Mac OS tende a aderir a algumas fontes, mas pode usar vários tipos de fontes, assim como o Windows. O processo também é semelhante. O Mac suporta arquivos TrueType '.ttf' e arquivos OpenType '.otf'.
- Baixe um arquivo de fonte no seu Mac.
- Descompacte o arquivo da fonte em algum lugar.
- Clique duas vezes em um arquivo .ttf ou .otf para abrir o Catálogo de fontes.
- Visualize a fonte para garantir que ela apareça como você deseja.
- Selecione Instalar no catálogo de fontes.
Font Book é um novo aplicativo que permite gerenciar todas as fontes no seu Mac. Você pode remover e adicionar, assim que terminar sua nova fonte ou não gostar dela, você pode removê-la do Catálogo de Fontes.
Como instalar o Google Fonts no Linux
Eu uso o Ubuntu Linux, então isso descreverá como instalar o Google Fonts com o Ubuntu. Faça as adaptações necessárias como achar melhor. Eu uso o aplicativo Type Catcher, pois ele é altamente recomendado.
Abra um terminal e depois:
- Digite 'sudo apt-get install typecatcher' para baixar a versão mais recente do Type Catcher.
- Inicie o Tipo Catcher.
- Navegue no Google Fonts no painel esquerdo e encontre o que deseja usar. Ele será visualizado no painel central para que você possa vê-lo em mais detalhes. Altere o tamanho do tipo na parte superior, se necessário.
- Selecione Instalar na parte superior do Type Catcher para instalar sua fonte de escolha.
O Type Catcher também pode desinstalar fontes se você quiser manter um sistema operacional organizado. Basta carregá-lo, selecionar a fonte que você deseja remover e pressionar Desinstalar.
Use um gerenciador de fontes para facilitar a vida
Os gerenciadores de fontes são aplicativos projetados para manter as bibliotecas de fontes organizadas e permitir que você selecione fontes em tempo real. Originalmente usado para design gráfico e desenvolvimento web, eles logo encontraram graça em muitos usuários de computador. Carregue-o, selecione uma fonte e pronto. Quando você quiser mudar, selecione uma fonte diferente e você estará dourado.
Eu uso o FontBase como meu gerenciador de fontes. Existem outros por aí que são tão bons quanto eu, mas eu tentei este e gostei, por isso fiquei com ele. Também funciona no Windows, Mac e Linux.
Os gerenciadores de fontes tiram muito do trabalho da tipografia. Eles baixam as fontes mais recentes, mantêm-se atualizados e podem ativar fontes para você em tempo real. Você pode experimentar qualquer número de fontes sem precisar se preocupar com vários downloads e instalações. Também funciona com o Google Fonts e é por isso que mencionei aqui.
A tipografia é um assunto imenso e importante para quem produz conteúdo para consumo on-line ou off-line. A seleção de fontes é parte integrante da tipografia, razão pela qual a devida diligência deve ser aplicada a essa seleção. As fontes do Google podem ser principalmente para trabalho on-line, mas você também pode usá-las em conteúdo off-line. Agora você sabe como instalá-los e utilizá-los, independentemente do sistema operacional usado.
Tem uma fonte favorita? Use algo diferente do Google Fonts? Conte-nos sobre isso abaixo, se você o fizer!